Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

McDonald´s transformou a visão sobre clientes internos do FM da Diageo

Há mais de uma década na área de FM, Hernani Rocha compartilha desafios da transição de carreira, experiência no McDonald's e uma solução para evitar retrabalhos na solicitação de serviços.

Por Natalia Gonçalves

McDonald´s transformou visão sobre clientes internos do analista de Facilities da Diageo


​O analista de Facilities da Diageo, Hernani Rocha, descreve a entrada para a área de Facility Management como “por acaso”. Antes de surgir a oportunidade de realizar a transição de carreira, ele trabalhava há seis anos na área de logística reversa e promocional.

Em 2012, um antigo colega de trabalho estava mudando de área na Diageo e telefonou para convidá-lo para participar do processo seletivo.“Eu fiquei um pouco inseguro, porque eu não sabia muito bem o que era Facilities, mas resolvi aceitar o desafio”, lembra Rocha. Este ano, ele completou 11 anos na empresa. 

Segundo Rocha, a experiência como supervisor de contas na Art-Services Logística Promocional, onde lidava com clientes externos, o preparou para a carreira em FM. “Aqui na Diageo o meu cliente é o funcionário, mas o objetivo é o mesmo: proporcionar uma experiência superpositiva para ele. Para isso, eu uso as habilidades que desenvolvi na Art Services, como organização, comunicação e solução de problemas, que são essenciais para Facilities”, diz.

Cuidado com o cliente é consequência da experiência no McDonalds

O primeiro emprego de Hernani foi no McDonald’s, onde não ficava apenas em uma função. Um dia, ele poderia estar na chapa e no outro no caixa. Para ele, essa experiência o tornou multifuncional e adaptável. “Eu priorizo as minhas demandas e entregas do dia, mas eu também me adapto bem às mudanças, porque no Méqui a gente tinha que estar pronto para mudar de acordo com o movimento da loja e se precisassem de mim em outra área, eu tinha que estar disponível”, comenta.

“Sem falar que eu busco sempre a excelência no atendimento ao meu cliente interno na Diageo, graças aos ensinamentos do Méqui, que sempre colocou o cliente em primeiro lugar”, completa. O departamento de Facilities da Diageo é responsável pela gestão do escritório em São Paulo, do centro de distribuição e da fábrica da Ypióca no Brasil, totalizando mais de 800 colaboradores. Para atendê-los da melhor maneira, o analista de Facilities prioriza a padronização de processos e a comunicação clara.

Uma solução encontrada para diminuir atrasos e retrabalhos das solicitações de serviços, por exemplo, foi a criação de um portal específico para a abertura de solicitações. Conforme Rocha, a ideia surgiu após a visita a um fornecedor: “com a ferramenta, nós conseguimos criar formulários personalizados para cada serviço, e ainda enviar atualizações sobre o status das solicitações para os clientes internos”.

Busca por formação, MBA e benchmarking

Em 2016, com quatro anos na Diageo, Hernani observou a necessidade em cursar a graduação de Processo Gerenciais. “A formação em processos gerenciais foi fundamental para eu desenvolver uma compreensão abrangente sobre aspectos como o mapeamento de processos. Assim, eu posso administrar os processos de forma integrada, seja na área de Facilities ou de frota”.

Desde 2022, Hernani é responsável pela gestão de frotas na Diageo. “Me deparei com um desafio que não tinha planejado, mas que aceitei com entusiasmo. Percebi que era preciso transformar a forma de atuação da área e que isso exigia mais do que boa vontade. Por isso, busquei me capacitar através de contatos com gestores de outras empresas, participação em feiras, congressos e, finalmente, através do MBA”, relembra. 

Para Rocha, essa foi uma das melhores decisões que tomou, pois conseguiu ampliar a visão sobre a área de frotas e, consequentemente, tomar decisões mais focadas na segurança do condutor, por exemplo.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking