19º Congresso InfraFM
 

Redefinindo a gestão de espaços de trabalho: perspectivas disruptivas

Como alinhar os designs dos escritórios às necessidades da empresa e dos empregados?

Redefinindo a gestão de espaços de trabalho: perspectivas disruptivas

Foto: Canva.com/ pixelshot


No cenário atual, os gestores de instalações e locais de trabalho enfrentam o desafio de alinhar genuinamente os designs dos escritórios às necessidades da empresa e dos empregados, mantendo-se flexíveis em um ambiente em constante evolução.

Nesse contexto, a Neowrk promoveu um diálogo com arquitetos e especialistas para apresentar uma visão inovadora sobre a gestão dos ambientes corporativos. Nota-se uma subutilização de determinados espaços nos escritórios. Mas, por meio de tecnologias avançadas e de baixo custo que incorporam IoT e IA, é possível captar e analisar dados - como o uso efetivo de espaços, quantidade de pessoas, qualidade do ar, níveis de ruído, luminosidade e temperatura - para entender essa dinâmica.

Redefinindo a gestão de espaços de trabalho: perspectivas disruptivas

Foto: Divulgação


Flávio Pimentel, CEO da Neowrk, ressalta que muitas empresas carecem de compreensão sobre suas reais necessidades. Soluções rápidas e superficiais podem acarretar problemas futuros. As decisões precisam ser colaborativas e considerar tanto a visão executiva quanto a perspectiva de quem efetivamente ocupa os espaços.

Amanda Siqueira, líder em Arquitetura na MGE Engenharia e Com.Tato Arquitetura, lembra que a configuração antiga dos escritórios era mais rígida, e agora há um clamor por flexibilidade e eficiência. Há uma grande procura por dados que revelam como os espaços são realmente utilizados. Mas é vital que essa informação não se limite apenas a números, mas que ofereça uma compreensão profunda do uso.

Um estudo de caso apresentado por Pimentel mostrou como a análise de dados pode revelar tendências de uso dos espaços e auxiliar na tomada de decisões. Evitar grandes reformas e priorizar ajustes pontuais pode resultar em economia significativa. Amanda também enfatizou a relevância da flexibilidade no design de escritórios modernos e a centralidade dos dados nesse processo.

O estudo também evidenciou algumas inadequações no design de espaços. Por exemplo, certas salas de reuniões com layout aberto eram pouco utilizadas, enquanto outras perto da copa eram altamente valorizadas. Espaços destinados a propósitos específicos, como salas-foco, eram erroneamente usadas para reuniões. 

Em conclusão, a gestão eficaz dos espaços de trabalho requer uma abordagem contínua e colaborativa, fundamentada em dados e adaptada às necessidades reais da empresa e de seus funcionários.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP