Participe do InfraFM Hospitais
 

ESG é "mais um tema da moda"? Vagas relacionadas à sustentabilidade crescem no Brasil

Confira a estimativa de novas oportunidades, segundo estudo da Future of Jobs, e insights sobre o mercado.

ESG é mais um tema da moda? Vagas relacionadas à sustentabilidade crescem no Brasil

Foto: Canva.com/ Wanan Yossingkum


As práticas de ESG determinam as boas condutas a serem seguidas. Além da preservação do meio ambiente, ao analisar o todo, essa abordagem "garante o direito dos trabalhadores e valoriza o bem-estar do time, além de passar uma imagem mais positiva para clientes e até investidores", afirma Dione Manetti, CEO da Pragma Soluções. Para Manetti, apesar de grandes marcas já valorizarem os pilares do ESG no Brasil, ainda há um longo caminho a ser trilhado em comparação com iniciativas globais.

"A agenda de ESG no Brasil está se desenvolvendo, mas ainda é pouco conhecida. Temos que ter o cuidado de não permitir que se torne 'mais um tema da moda'. Por isso, é fundamental incorporar o ESG como algo que agrega valor e contribui nas instâncias de decisão da empresa,  melhora seu posicionamento frente ao público em geral e transforma decisões em ações que impactam a sociedade. As ações podem e, ouso dizer, devem ser incorporadas com calma e realizando as adaptações necessárias. Por isso, a contratação de um especialista é de suma importância, pois saberá os primeiros caminhos a seguir rumo ao resultado esperado", analisa Manetti.

Devido as práticas ambientais, sociais e de governança serem, atualmente, compreendidas como uma tendência macroeconômica capaz de impulsionar a transformação de negócios, o número de vagas relacionadas a ESG está em crescimento. Conforme estudo da Future of Jobs, em parceria com o Fórum Econômico Mundial e Fundação Dom Cabral, as oportunidades para profissionais especialistas em ESG crescerão 33% até 2027 no Brasil, o que deve abrir cerca de um milhão de novas ofertas de trabalho.

O mesmo relatório, contudo, apontou que, embora a demanda por profissionais com habilidades de ESG seja expressiva, a capacitação ainda não está no ritmo necessário para atingir alguns marcos - entre eles, as metas climáticas. "Já existem cursos para aprender mais sobre essa área importante no meio corporativo. E diante das oportunidades que aparecerão nos próximos quatro anos, profissionais devem desenvolver competências para atuar de forma ainda mais efetiva dentro das organizações", diz Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.

Além disso, para Prado é necessário um amadurecimento maior do mercado, pois em 2023 o número de ofertas disponíveis para profissionais ainda é baixa. No último mês, os anúncios disponibilizados no Infojobs, site de empregos, foram pouco expressivos se comparado a outras áreas - sendo 77% das vagas para grandes capitais. Segundo a executiva, ainda falta entendimento das empresas de que, apesar da complexidade envolvida, a aplicação dos pilares do ESG não pode ficar em segundo plano. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Tendências de ESG em Hospitais

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP