Condor
 

Como algoritmos de rastreamento podem transformar o mercado de energia solar

Salvador recebe fábrica de empresa chinesa para a produção de rastreadores solares, responsáveis pela otimização da geração de energia.

Foto: Divulgação

A indústria de energia solar brasileira vem avançando expressivamente nos últimos anos. De acordo com dados da ANEEL e da ABSOLAR, aproximadamente 15% da matriz elétrica brasileira hoje corresponde a energia de fonte solar, ficando atrás apenas da energia hídrica. Nos primeiros sete meses do ano, foram registradas entradas comerciais de 61 usinas, 36 a mais do que no mesmo período em 2022.

Por conta disso, o Brasil foi escolhido pela empresa de rastreadores solares TrinaTracker para ser o terceiro país dono de uma fábrica própria da empresa. A unidade será localizada em Salvador, e as expectativas são de que o início das operações aconteça no último trimestre de 2023.

A TrinaTracker é uma das subsidiárias da Trina Solar, referência no mercado fotovoltaico, especializada na produção e distribuição de rastreadores solares incorporados com um algoritmo de rastreamento inteligente responsável pela otimização na produção de energia em painéis solares. Além do Brasil, Espanha e China também contam com fábricas da empresa.

A empresa já foi aprovada como fornecedora credenciada pelo BNDES, fazendo com que seus produtos e equipamentos possam ser adquiridos através de linhas de crédito e programas do banco estatal, como o Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame).

Os trackers produzidos no Brasil são de última geração e incorporam um algoritmo de rastreamento inteligente que calcula ânglo e movimentação ideais para que a produção de energia solar seja maximizada. De acordo com a empresa, esse sistema permite um incremento de até 8% na geração de energia.

O vice-presidente para a América Latina da Trina Solar, Alvaro García-Maltrás, comenta sobre o crescimento do mercado, e como isso se liga com a instalação da fábrica no Brasil: "A instalação da fábrica da TrinaTracker no Brasil é mais uma demonstração da convicção da Trina Solar em torno do potencial de crescimento do mercado solar brasileiro. Investimos fortemente na produção local e qualificação cada vez maior de nossos técnicos com o objetivo de estar próximos de  nossos clientes para entender as suas necessidades e atendê-los de forma cada vez melhor. Acreditamos que, dessa maneira, contribuímos de forma efetiva para o desenvolvimento do setor fotovoltaico".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP