Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como enfrentar barreiras de gênero no mercado de trabalho?

Além de networking, grupo pretende fomentar oportunidades para mulheres em Facility Management.

Além de networking, grupo pretende fomentar oportunidades para mulheres em Facility Management

Foto: Divulgação


​Apesar do avanço no mercado de trabalho em relação a equidade de gênero, alguns desafios permanecem. Nas áreas tradicionalmente masculinas, segundo o grupo Mulheres em Facilities, iniciar a carreira e encontrar uma posição é quase uma batalha. Com o intuito de acolher e capacitar, assim como, fomentar oportunidades para mulheres, o grupo é uma plataforma para compartilhamento de conhecimentos e experiências.

"Eu cursei técnico em mecânica em 1988 e vi meninas desistindo por conta do preconceito. Nestes últimos anos, vejo muitas mudanças, mas ainda temos um longo caminho para trilhar", diz Daniella Barbosa, cofundadora do Mulheres em Facilities e fundadora da Camprotech, empresa especializada em instalação e manutenção de segurança eletrônica. Em 2013, Barbosa apaixonou-se pela área de Facilities, quando teve a oportunidade de assumir o marketing da Gocil.

Daniella conheceu as demais fundadoras do grupo, Adriana Pan, Ana d'Avila e Uafa Smaili, em grupos de networking, onde se aproximaram e compartilharam das mesmas dores do mercado. Com mentorias realizadas por especialistas no mercado, elas pretendem trazer um conteúdo atualizado para iniciantes com ou sem experiência, para ajudar outras mulheres a subirem mais um degrau nas respectivas carreiras.

"No início da minha carreira, adoraria ter ouvido sobre a importância de ter aliados indiretos, de ouvir outros feedbacks, de estar aberta a pedir conselhos de pessoas pouco prováveis, mas que admirava", comenta Ana d'Avila. Atualmente, Ana é diretora de Relacionamento e Novos Negócios na Temon Serviços, empresa referência em manutenção predial de alta complexidade.

Assim como d'Avila, Uafa Smaili, consultora sênior de inovação digital, sentiu a falta de orientação no início da carreira. "Quando eu era mais nova, sempre estive em espaços onde mulheres atuam mais, como atendimento ao cliente, onde tínhamos que fazer o 'papel feminino'. Eu sempre tentava estar em posições tidas como masculinas, e quebrar barreiras, mas não tinha noção do quanto era difícil. Um grupo de mulheres para orientar e ajudar seria de grande valia naquela época", afirma Smaili.

Para Adriana Pan, head comercial na Gimba, buscar apoio é crucial no início da carreira. Segundo ela, celebrar conquistas, mesmo pequenas, e persistir com determinação são essenciais para enfrentar as barreiras de gênero no mercado de trabalho e alcançar sucesso. Com o lançamento oficial este mês, o Mulheres em Facilities pretende ser além de uma rede de networking, uma verdadeira comunidade para fortalecer a diversidade e contribuir para um setor mais robusto e equitativo. 

Para mais informações sobre o grupo, entre em contato com a Daniella Barbosa: +55 11 99959-1794.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking