Banner Expo 3 razões
 

Como enfrentar barreiras de gênero no mercado de trabalho?

Além de networking, grupo pretende fomentar oportunidades para mulheres em Facility Management.

Além de networking, grupo pretende fomentar oportunidades para mulheres em Facility Management

Foto: Divulgação


​Apesar do avanço no mercado de trabalho em relação a equidade de gênero, alguns desafios permanecem. Nas áreas tradicionalmente masculinas, segundo o grupo Mulheres em Facilities, iniciar a carreira e encontrar uma posição é quase uma batalha. Com o intuito de acolher e capacitar, assim como, fomentar oportunidades para mulheres, o grupo é uma plataforma para compartilhamento de conhecimentos e experiências.

"Eu cursei técnico em mecânica em 1988 e vi meninas desistindo por conta do preconceito. Nestes últimos anos, vejo muitas mudanças, mas ainda temos um longo caminho para trilhar", diz Daniella Barbosa, cofundadora do Mulheres em Facilities e fundadora da Camprotech, empresa especializada em instalação e manutenção de segurança eletrônica. Em 2013, Barbosa apaixonou-se pela área de Facilities, quando teve a oportunidade de assumir o marketing da Gocil.

Daniella conheceu as demais fundadoras do grupo, Adriana Pan, Ana d'Avila e Uafa Smaili, em grupos de networking, onde se aproximaram e compartilharam das mesmas dores do mercado. Com mentorias realizadas por especialistas no mercado, elas pretendem trazer um conteúdo atualizado para iniciantes com ou sem experiência, para ajudar outras mulheres a subirem mais um degrau nas respectivas carreiras.

"No início da minha carreira, adoraria ter ouvido sobre a importância de ter aliados indiretos, de ouvir outros feedbacks, de estar aberta a pedir conselhos de pessoas pouco prováveis, mas que admirava", comenta Ana d'Avila. Atualmente, Ana é diretora de Relacionamento e Novos Negócios na Temon Serviços, empresa referência em manutenção predial de alta complexidade.

Assim como d'Avila, Uafa Smaili, consultora sênior de inovação digital, sentiu a falta de orientação no início da carreira. "Quando eu era mais nova, sempre estive em espaços onde mulheres atuam mais, como atendimento ao cliente, onde tínhamos que fazer o 'papel feminino'. Eu sempre tentava estar em posições tidas como masculinas, e quebrar barreiras, mas não tinha noção do quanto era difícil. Um grupo de mulheres para orientar e ajudar seria de grande valia naquela época", afirma Smaili.

Para Adriana Pan, head comercial na Gimba, buscar apoio é crucial no início da carreira. Segundo ela, celebrar conquistas, mesmo pequenas, e persistir com determinação são essenciais para enfrentar as barreiras de gênero no mercado de trabalho e alcançar sucesso. Com o lançamento oficial este mês, o Mulheres em Facilities pretende ser além de uma rede de networking, uma verdadeira comunidade para fortalecer a diversidade e contribuir para um setor mais robusto e equitativo. 

Para mais informações sobre o grupo, entre em contato com a Daniella Barbosa: +55 11 99959-1794.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Nove ações do Hcor para manter ISO 14001 e reduzir impactos ambientais

Coordenadora de Meio Ambiente do hospital, Andréia Azevedo, fala sobre ações tomadas para manutenção da norma e resultados obtidos na operação.

Workplace

Precisamos rever o conceito de "escritório"?

Mesa Redonda da MIllerKnoll discutiu o impacto do ambiente de trabalho no psicológico dos colaboradores.

Mercado

Auri Faria Lima: desde compra dos terrenos até construção de quase 14 mil m² de área locável

Renato Auriemo compartilha jornada de 10 anos entre planejamento e finalização da obra, assim como a conquista das certificações LEED Gold e HBC do empreendimento inteligente.

Mercado

Novo diretor de operações da Cushman&Wakefield fala sobre atuação generalista

Rodrigo Costev compartilha perspectivas sobre o mercado de FM e lembra início da carreira.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Ajinomoto: inovação e sustentabilidade na gestão de FM

Leonardo Kazuo Sato, da Ajinomoto, revela algumas estratégias e compromissos de sua área que promovem inovação e sustentabilidade.

Revista InfraFM

Perspectivas de mercado para 2024

Resultados de 2023 e síntese das perspectivas do empresariado e economia, com ênfase na conscientização crescente sobre tecnologia e agenda ESG.

Revista InfraFM

Uma noite de celebração e reconhecimento

O impacto transformador do 9º Prêmio Indicados InfraFM 2023, que reconhece, molda os padrões e inspira a excelência em toda a comunidade de FM.

Revista InfraFM

Transformação Sustentável na DuPont

Daniela Galante nos mostra como as certificações LEED Gold e Well Platinum, na nova sede da companhia, refletem os valores da DuPont e impactam positivamente nos negócios.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP