Palestra Arquitetura
 

Loja imersiva da Adidas: quais os elementos que a tornam especial?

Case ainda é relevante para entender a importância do varejo em frente ao mundo digital.

Por Mateus Murozaki

Lojas conceito: qual o próximo passo para o varejo?

Foto: Divulgação/Marcelo Moreno

Qual o próximo passo para grandes lojas? A resposta da Adidas é simples: imersão. Em novembro de 2022, foi inaugurada a primeira flagship store da marca, um espaço cujo objetivo é oferecer uma experiência altamente customizável e única para cada visitante.

As famosas "lojas conceito" desempenham um papel maior hoje em dia do que no passado. Com o digital se expandindo e muitas pessoas abandonando as lojas físicas em prol dos preços mais amigáveis das compras online, o varejo necessita de uma renovação para atrair o consumidor novamente para seus espaços.

Nesse sentido, a flagship da Adidas é um ótimo exemplo. O espaço de 700 m² conta com serviços de personal shoppers, além de áreas de customização dos produtos e esteiras que simulam corridas na rua para testar tênis de corrida. Em outras palavras, oferece serviços que não poderiam ser adquiridos em nenhum outro lugar, incluindo o ambiente online.

Essa estratégia permite não só a criação de uma loja inovadora que chama atenção por si só, mas fortalece a marca ao promover esse mergulho em todos os aspectos que a fizeram um destaque no mundo esportivo. Mas como isso surgiu?

Da concepção à entrega

O projeto da loja ficou a cargo de Graziella Shen Moussalli e Luciane Chaskel da CH2 Arquitetura, que já haviam trabalhado com a Adidas em outras unidades anteriormente. Para além da ideia de uma loja conceito, a localização também chamava a atenção: estaria localizada na Avenida Paulista.

A grande dificuldade foi equilibrar o aspecto de imersão com o aspecto mercadológico. Para isso, decidiram transformar o próprio trânsito pela unidade em uma experiência própria, fazendo com que, ao andar na loja, o cliente já estivesse imerso.

Para isso, foram usados materiais da Ladytex como os baffles para o tato, que serviam a um propósito duplo de melhorar o conforto acústico na loja e também de fazer uma marcação visual da área, conectando a área interna com a fachada que dá para a Avenida Paulista. A empresa também foi responsável pelos tecidos usados nos acolchoados na sessão de calçados.

O projeto trouxe grande satisfação à marca e ainda garantiu alguns prêmios do Retail Design Institute Brasil, premiação voltada para os melhores designs de varejo, que reconheceu a flagship store nas categorias de Moda e Projeto do Ano.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP