11ª Expo InfraFM
 

O que é mais importante na relação entre cliente e contratante?

Construtora referência no setor de healthcare comenta como consegue manter clientes por décadas.

Por Mateus Murozaki

O que é mais importante na relação cliente e contratante?

Foto: Divulgação

Consistência e confiança começam com as mesmas letras porque, de certa forma, a segunda leva à primeira. Não importa o quão eficiente seja uma equipe de operação e uma empresa, sem laços estreitos com os próprios colaboradores e com clientes e fornecedores, não há como manter uma qualidade de entrega alta sempre. O contrário também é verdade: uma boa relação de trabalho depende de uma boa execução por ambas as partes. Conforme as expectativas são atendidas, ou até mesmo superadas, a relação se fortalece e pode durar infinitamente.

A PKT Engenharia é um bom exemplo disso, visto que, de acordo com a gerente de contratos Amarilis Leme, esse é o mote que os guia. Alguns dos fornecedores estão com eles desde o início, há mais de 20 anos, de acordo com o profissional. Descritos por ela como "uma empresa que entra dentro dos clientes e faz mais do que uma obra só", a PKT tem parcerias com alguns dos maiores nomes do mercado de healthcare, como a Beneficência Portuguesa, Dasa, A.C. Camargo, entre vários outros.

Apesar de também fazerem obras nos ramos residencial e empresarial, 90% dos trabalhos da construtora são hospitalares. "Normalmente os profissionais continuam nessa área, então eles saem de um hospital e vão para outro. Por conta desse nosso lema de criar a confiança, consequentemente esses parceiros nossos foram levando a gente e hoje a demanda acabou sendo muito grande na área", explica a gerente.

Além disso, outra vantagem descrita por Leme é a constância nas atualizações de tecnologias dentro da área. Isso faz com que os clientes estejam sempre buscando renovar seus prédios, criando assim um ritmo constante e estável de trabalho para a construtora.

Compromisso de cima para baixo

Uma gestão firme e sempre em prol do cliente é uma das razões pelas quais a empresa conseguiu se destacar e construir um modelo de negócios baseado na proximidade com os clientes. Sobre isso, a gerente comenta: "Como topo, nós temos dois sócios, que são o Marcelo Silvestrini e o Jose Roberto Ary. Eles são pessoas muito presentes na obra, esse é um grande diferencial. A gente até brinca que, se quiser encontrar os donos, não marque no escritório porque é onde eles não ficam. Tem essa presença muito atuante, muito junto do cliente, para sentir a necessidade, a expectativa estar sendo atendida".

Ela menciona também a prioridade nas obras, que é entregar o que foi pedido, independentemente de custos ou pequenos sacrifícios que devem ser feitos ao longo do caminho. De acordo com a profissional, caso ocorram erros, eles assumem o prejuízo, mas vão até o final, pois estão sempre pensando no resultado final: um cliente satisfeito que se sinta confortável em contratar a construtora novamente, e não no linha a linha.

Leme ainda menciona um caso interessante em que a gestão fez toda a diferença: um cliente havia contratado outra empresa para uma obra, mas, devido a problemas, decidiram encerrar o contrato. A PKT deu continuidade ao projeto e conseguiu concluí-lo com o mesmo orçamento e fornecedores já definidos anteriormente. "Nesse momento ficou muito claro a diferença de uma boa gestão, já que as ferramentas eram as mesmas. Foi uma obra que talvez não tenha sido um destaque de complexidade, mas mostra como nós temos um grande diferencial", afirma.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP