Black Friday - Congresso 2025
 

Como hospital estabilizou abastecimento após 16 dias sem água

CEO do Hospital Moinhos de Vento fala sobre desabastecimento de recurso devido as enchentes no Rio Grande do Sul.

Por Natalia Gonçalves

Instituição recebeu a acreditação da Joint Commission Internacional (JCI), pela oitava vez consecutiva, em 2023. Foto: Leonardo Lenskij


Localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Hospital Moinhos de Vento ficou 16 dias sem abastecimento de água regular no início de maio. Devido as enchentes que assolaram o estado, o hospital também correu risco de ficar sem energia elétrica e de não receber os insumos necessários.

“Foi um grande desafio, mas graças ao planejamento e a organização do Comitê de Crise, fizemos a gestão diária dos pontos de maior preocupação e conseguimos manter a operação, além de oferecer apoio e suporte as demais instituições de saúde e à sociedade gaúcha”, diz Mohamed Parrini, CEO do Hospital Moinhos de Vento.

Segundo Parrini, foi estruturada uma operação complexa para manter o funcionamento da instituição e o atendimento aos pacientes. Todos os colaboradores, como ressalta o CEO, foram afetados pela tragédia climática e, na mesma proporção, todos dedicaram-se 110% para cumprir o propósito de cuidar das pessoas.

Desde 3 de maio, quando o abastecimento regular de água parou, o hospital iniciou um processo de racionamento por meio do consumo consciente. Além disso, de acordo com Parrini, houve o suporte do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) com caminhões-pipa e doações.

“Com a crise, montamos uma estação própria de tratamento e filtragem da água, com o apoio e laudo técnico da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e, assim,  conseguimos estabilizar o nosso abastecimento”, destaca Parrini. Devido as medidas tomadas no início do desabastecimento, o Hospital Moinhos de Vento não chegou a ficar completamente sem água ou parar a operação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP