Expo 2025 - Credenciamento
 

Santa Casa reduz risco de infecção em 65%

Confira case da unidade de Votuporanga, um marco na assistência.

Por RL Higiene

Como Santa Casa reduziu risco de infecção em 65%

Foto: Canva.com/ baona


Implantação de novos protocolos. Compra de equipamentos. Treinamento. Engajamento de equipe. Parceria de sucesso. Pilares que fazem a Santa Casa de Votuporanga ser referência para mais de 50 cidades da região Noroeste paulista.

Na busca por melhorias de processos para aumentar a efetividade da limpeza e a produtividade dos profissionais, a Instituição firmou parceria com a RL Higiene. Foram adquiridos kits de ferramentas com carrinhos, que garantem praticidade, qualidade, segurança para colaboradores e pacientes.

Com a dedicação de todos os colaboradores, em apenas seis meses a Santa Casa reduziu em 25% o risco de infecção relacionada à assistência à saúde. E em relação a infecções causadas por bactérias multirresistentes, a diminuição foi de 65%.

Esses índices são menores do que os de grandes instituições e inferiores até mesmo aos recomendados pelo Ministério da Saúde. Um marco na assistência.

A dra. Regina Silvia Chaves de Lima, médica infectologista da Santa Casa de Votuporanga, detalhou as ações. “É uma iniciativa bem completa, atuando em diversas frentes. Intensificamos a limpeza e a desinfecção de superfície pela equipe multidisciplinar e da limpeza, com a concretização do cumprimento do protocolo de limpeza concorrente e de terminal, com supervisão e validação para liberação de leito”, destacou.

Essas mudanças resultaram em um grande objetivo alcançado, que foi o aumento da velocidade de liberação dos leitos. O resultado é o aumento do potencial de receita da instituição. Mas muito mais estava por vir.

O Hospital também fez a troca de metodologia e saneante, além de aumentar a oferta de produtos de higiene para as mãos. “Essa nova tecnologia diminui ainda mais o risco de transmissão cruzada, elevando a segurança do paciente e dos profissionais”, disse Milena Basso Bolpato de Morais, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Daiane Nazzi, enfermeira coordenadora de Facilities da Santa Casa, ressaltou as conquistas, entre elas a preservação do patrimônio, a redução do tempo de limpeza terminal e o desperdício de água. O bem-estar dos colaboradores da limpeza também foi destaque. “Notamos o engajamento das equipes, com maior produtividade e queda em 38% no absenteísmo e 25% de atestados”, frisou.

“Eu achei uma inovação. São equipamentos novos, uma maneira inédita para dar higiene para os pacientes”, falou a auxiliar de limpeza Simone Aparecida Menezes.

Além disso, a Instituição alcançou 98% de aprovação dos clientes e pacientes em pesquisa de Ouvidoria sobre as instalações. “É uma soma de fatores que culminaram em um novo protocolo e em novos recordes. Agradecemos o envolvimento de todos, que fez a diferença em nossa assistência e garantiu tratamento melhor para milhares de pacientes. Estamos cada vez mais preparados para receber e atender o Sistema Único de Saúde (SUS) e os novos clientes da saúde complementar — convênios e particulares”, finalizou Daiane.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP