Expo 2025 - Credenciamento
 

Gerenciamento de Facilities: como criar padrões?

Cushman & Wakefield compartilha quatro pontos essenciais.

Por Cushman & Wakefield

Gerenciamento de Facilities: como criar padrões?

Foto: Divulgação

O Gerenciamento de Facilities tem como foco diário manter em condições ideais de operação grandes edificações, como complexos multiuso, shopping centers, condomínios, escolas, lojas, agências bancárias, lajes corporativas, parques/clubes de lazer etc.

Mas não é só o cuidado com a infraestrutura e o asseio desses ambientes que colabora para a boa experiência dos que utilizam o espaço. Existem diversos passos de planejamento e organização para que todos os serviços sejam executados e, principalmente, gerenciados.

A “padronização de processos” é muito importante dentro de nossas operações e na Cushman & Wakefield o tema é explorado ao máximo para que os serviços de gestão obtenham o melhor resultado para o contratante e, consequentemente, benefícios para o cliente final.

Além da metodologia de busca por aprendizado contínuo, apresentamos aqui alguns pontos importantes para que a operação de Facilities tenha um caminho simplificado e com controle adequado.

A padronização de processos, resumidamente, é uma forma de organizar, formalizar ações administrativas, otimizar as rotinas e demonstrar as atividades realizadas pelas equipes de maneira uniforme.

Diante dessa definição, como podemos, em pequenos passos, trabalhar padrões?

•    Organizar: inicialmente precisamos conhecer as necessidades da operação, elencando prioridades e focando em solução para os desafios levantados. Trabalhar com uma visão clara e priorização irá trazer para a mesa os principais pontos que necessitarão ter um padrão definido para sequenciamento.

O uso de ferramentas como: Excel, Planner, Asana ou até um “to do list” dividido com a equipe poderá ajudar e muito a operação a evoluir em organização.

•    Formalizar: quando recebemos algum documento, quase sempre observamos a montagem e qualidade do material, não é mesmo? Dessa forma, nossa dica é trabalhar com templates definidos, que levem a identidade da área ou empresa. A primeira impressão é a que fica, quando o material é bem feito, já sai na frente e chama a atenção de quem está avaliando.

Ao iniciar um trabalho com um novo cliente ou até internamente, geramos templates padronizados para os principais assuntos, por exemplo, se a operação terá muitas reuniões podemos trazer um modelo de ATA de reunião padronizada com principais pontos abordados na agenda e plano de ação, ou um cronograma com principais marcos de entregas para o período de implantação etc.

•    Otimizar: seguir com uma mentalidade de ganho e eficiência poderá ser um ponta-pé inicial bem valioso, então avalie ações repetitivas nas equipes, por exemplo: rondas e check-lists são atividades corriqueiras, vale estudar e direcionar melhor a lista dessas tarefas.

O uso de automação do processos com ferramentas de gestão pode ser uma ótima saída. Na Cushman & Wakefield, o Portal de Facilities reduziu o tempo com impressões. A lista de atividades rotineiras foi padronizada para dar mais mobilidade ao time executor.

•    Demonstrar: um trabalho bem executado deve ser apresentado com bons relatórios e indicadores adequados para cada operação. Com o uso de Power Point para apresentações adequadas a cada situação e ferramentas como BI – Business Inteligence, nossos times demonstram suas entregas e trabalham dashboards personalizados.

Apesar de os temas serem usuais e básicos, nem sempre são práticados da maneira correta. E, certamente, a ausência desses quatro pontos muito simples pode levar a operação/gestão a erros que poderiam ser evitados.

Outro impacto da falta de metodologia na gestão dos serviços de Facility Management é a impropriedade em defender necessidades reais da área, já que não há um registro adequado para demonstração aos stakeholders e alta liderança. Isso é gerado pela falta de organização, documentação e formalização dos processos e métodos básicos para área.

Metodologia Cushman & Wakefield

A Cushman & Wakefield está preparada para suportar as mais diversas soluções aplicadas ao mercado imobiliário. Conte com nossos experts para potencializar o seu negócio com uma proposta personalizada para sua operação.

Saiba mais.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP