Palestra 99
 

Transição para a economia de baixo carbono: por onde começar?

Confira as estratégias de sustentabilidade do Grupo CCR e garanta insights sobre a importância do conhecimento em ESG na carreira de Facility Manager.

Por Natalia Gonçalves

Transição para a economia de baixo carbono: por onde começar?

Foto: Divulgação/ Usina fotovoltaica da CCR ViaSul, na BR-290, no Rio Grande do Sul.


No Brasil, o Grupo CCR tem o compromisso de liderar a agenda ESG no setor de infraestrutura de mobilidade. Essa é uma afirmação de Renata Ruggiero, diretora de sustentabilidade, inovação e responsabilidade social da companhia. Recentemente, as ações sustentáveis do grupo foram reconhecidas em Mudanças Climáticas no ciclo 2023 do CDP, onde conseguiram a elevação da nota de B para -A.

“A evolução da nossa nota no CDP evidencia os nossos esforços em gerenciar, com responsabilidade socioambiental, as nossas concessões em rodovias, mobilidade urbana e aeroportos", afirma Ruggiero. O CDP é uma organização global, sem fins lucrativos, que incentiva investidores, empresas e cidades a adotarem ações sustentáveis, ao mensurar e compreender o impacto ambiental das operações.

Qual foi a estratégia sustentável do Grupo CCR?

Há mais de uma década, o grupo CCR avança nas iniciativas sustentáveis. Em outubro de 2023, pela Science Based Targets Iniative (SBTi), a organização conseguiu aprovar as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. Desta forma, foi a primeira empresa do setor de infraestrutura no país a firmar o compromisso. Além disso, no mesmo ano, ela recebeu o Selo Ouro pelo 10º ano consecutivo no Programa Brasileiro do GHG Protocol.

Com o lançamento da Taskforce CCR COP 30, a organização se preparou para a 30ª edição da Conferência das Partes (COP) sobre Mudanças Climáticas, da ONU. O objetivo da iniciativa é acelerar as ações voltadas à mitigação dos efeitos do aquecimento global, à preservação da biodiversidade, à transição para a economia de baixo carbono e ao engajamento dos parceiros do Grupo CCR nesta agenda.

Em 2024, a companhia ingressou, pelo 13º ano consecutivo, no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Assim, foi listada pela 13ª vez seguida no Índice Carbono Eficiente (ICO2).

Neste sentido, o Grupo CCR assumiu os seguintes compromissos para alcançar até 2025: 
- Abastecer 100% do consumo de energia elétrica nas operações com fontes renováveis; 
- Utilizar biocombustíveis em 100% de na frota leve de veículos; 
- Ter planos de resiliência climática para 100% dos ativos.

Transição para a economia de baixo carbono e FM

Atualmente, a economia de baixo carbono é um ponto importante para tornar as empresas mais competitivas, tanto no mercado nacional quanto internacional. Segundo o especialista em Facility Management, Ricardo Teixeira, para os profissionais da área de FM ganharem força estratégica dentro das empresas, é fundamental considerar as ações de sustentabilidade. Os acionistas, como ele destaca, querem ver a otimização de recursos ou a melhoria em desempenho.

Hoje em dia, para Teixeira, o critério ESG está ganhando força nas contratações como critério de seleção. "A sustentabilidade está em foco. Então, tudo o que tem em torno da parte de sustentabilidade, toda a parte de controle, toda a parte de ISO - que é necessário para a implementação de controle elétrico, assim como, tudo o que você puder fazer para reduzir o consumo de plástico, água e eletricidade, é importante”, destaca.

Desta forma, a estratégia para a implementação da economia de baixo carbono é baseada em transição energética, mercado de carbono, economia circular e conservação florestal. Com o aumento da valorização de ESG dentro das empresas, se manter atualizado sobre as novidades e tendências do mercado corporativo é fundamental, por isso o 19º Congresso InfraFM conta com um módulo específico para discutir o tema.

Com cases do Assai e da INEER, Thales Carvalho Russo Neves e Valdez Lopez abordarão a importância de desenvolver e implementar um programa de gestão de energia eficaz, desde a seleção de tecnologias verdes até a colaboração de stakeholders. Quer saber mais sobre o assunto? Confira a programação do evento aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SMACNA

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP