TELELOK
 

Nove em cada dez empresas brasileiras adotam híbrido, aponta pesquisa

Estudo da JLL revela que modelo mais popular é de dois dias de trabalho no escritório e três dias remotos por semana.

Por Natalia Gonçalves

No Brasil, 60% das empresas adotam modelo híbrido

Foto: Canva.com/ CocoSan


A América Latina lidera a adoção do modelo híbrido de trabalho. Segundo estudo conduzido pela JLL, a implementação do modelo em países latino-americanos corresponde a 71%, o que supera os índices de outras regiões com uma margem ampla. A flexibilidade, conforme a pesquisa, pode ser observada como uma vantagem diante do transporte público e do trânsito nas grandes cidades da América Latina.

No Brasil, por exemplo, nove em cada dez empresas adotaram o modelo híbrido no pós-pandemia. Isto é, das 41 empresas brasilieras que responderam o estudo, 37 trabalham no híbrido. Com o título “Futuro do trabalho: os modelos para o local de trabalho na América Latina”, o relatório coletou respostas em 13 países da América Latina, sendo realizado no final do ano passado. Neste sentido, a JLL entrevistou 289 gerentes de RH e financeiros, sendo 43% de empresas globais, 33% de locais e 34% de multilatinas.

Conforme o estudo, o regime de trabalho mais popular, utilizado por 29% das empresas, é de dois dias de trabalho no escritório aliados a três dias remotos por semana. Aliás, o modelo é mais popular entre empresas com mais de 750 funcionários, multinacionais e empresas dos setores financeiro e de seguros e de tecnologia e telecomunicações.

Antes da pandemia, ainda segundo o relatório, “funcionários de duas em cada três empresas compareciam ao escritório cinco dias por semana, enquanto o trabalho remoto era utilizado por apenas 8% das companhias”. Hoje em dia, apenas uma em cada cinco empresas na América Latina exige a presença dos colaboradores cinco vezes na semana.

Apesar da popularidade do modelo híbrido na América Latina, a adoção do remoto é tímida em comparação com outras regiões. O uso do modelo remoto nos países latino-americanos é de 10%, na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) é de 29%, na APAC (Ásia-Pacífico) de 25% e na América do Norte de 24%.
 
Devido as incertezas em relação a prevalência do modelo híbrido, o estudo observa que desenvolvedores e investidores nos principais mercados de escritórios da América Latina são cautelosos. Isso fica evidente, de acordo com a pesquisa, pois existe:

- Menor produção de novos inventários; 
- Diminuição do volume transacional; 
- Aumento das taxas para ativos de escritórios.

Se interessou sobre o assunto? No 19º Congresso InfraFM, a discussão sobre o impacto do modelo híbrido nos espaços de trabalho e na gestão de portfólio imobiliário continua. Na palestra ministrada pela Juliana Dias, Workplace Services Manager no Google, e pela Cristina Castroviejo Vilela, gerente de Facilities na Marsh McLennan, elas falarão sobre o universo da gestão de instalações, com insights sobre estratégias e ferramentas. Confira essa e outras palestras no site do evento


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP