Palestra Arquitetura
 

Nove em cada dez empresas brasileiras adotam híbrido, aponta pesquisa

Estudo da JLL revela que modelo mais popular é de dois dias de trabalho no escritório e três dias remotos por semana.

Por Natalia Gonçalves

No Brasil, 60% das empresas adotam modelo híbrido

Foto: Canva.com/ CocoSan


A América Latina lidera a adoção do modelo híbrido de trabalho. Segundo estudo conduzido pela JLL, a implementação do modelo em países latino-americanos corresponde a 71%, o que supera os índices de outras regiões com uma margem ampla. A flexibilidade, conforme a pesquisa, pode ser observada como uma vantagem diante do transporte público e do trânsito nas grandes cidades da América Latina.

No Brasil, por exemplo, nove em cada dez empresas adotaram o modelo híbrido no pós-pandemia. Isto é, das 41 empresas brasilieras que responderam o estudo, 37 trabalham no híbrido. Com o título “Futuro do trabalho: os modelos para o local de trabalho na América Latina”, o relatório coletou respostas em 13 países da América Latina, sendo realizado no final do ano passado. Neste sentido, a JLL entrevistou 289 gerentes de RH e financeiros, sendo 43% de empresas globais, 33% de locais e 34% de multilatinas.

Conforme o estudo, o regime de trabalho mais popular, utilizado por 29% das empresas, é de dois dias de trabalho no escritório aliados a três dias remotos por semana. Aliás, o modelo é mais popular entre empresas com mais de 750 funcionários, multinacionais e empresas dos setores financeiro e de seguros e de tecnologia e telecomunicações.

Antes da pandemia, ainda segundo o relatório, “funcionários de duas em cada três empresas compareciam ao escritório cinco dias por semana, enquanto o trabalho remoto era utilizado por apenas 8% das companhias”. Hoje em dia, apenas uma em cada cinco empresas na América Latina exige a presença dos colaboradores cinco vezes na semana.

Apesar da popularidade do modelo híbrido na América Latina, a adoção do remoto é tímida em comparação com outras regiões. O uso do modelo remoto nos países latino-americanos é de 10%, na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) é de 29%, na APAC (Ásia-Pacífico) de 25% e na América do Norte de 24%.
 
Devido as incertezas em relação a prevalência do modelo híbrido, o estudo observa que desenvolvedores e investidores nos principais mercados de escritórios da América Latina são cautelosos. Isso fica evidente, de acordo com a pesquisa, pois existe:

- Menor produção de novos inventários; 
- Diminuição do volume transacional; 
- Aumento das taxas para ativos de escritórios.

Se interessou sobre o assunto? No 19º Congresso InfraFM, a discussão sobre o impacto do modelo híbrido nos espaços de trabalho e na gestão de portfólio imobiliário continua. Na palestra ministrada pela Juliana Dias, Workplace Services Manager no Google, e pela Cristina Castroviejo Vilela, gerente de Facilities na Marsh McLennan, elas falarão sobre o universo da gestão de instalações, com insights sobre estratégias e ferramentas. Confira essa e outras palestras no site do evento


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP