TELELOK
 

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Por Natalia Gonçalves

Da cervejaria à ferroviária: Janilda Oliveira é a nova FM da Rumo

Há 26 anos no setor de Facilities Management, Janilda Oliveira, mais conhecida como Jani, começou a carreira como copeira terceirizada na Kaiser, pela ISS Servissisten, aos 19 anos. Dois anos depois, ela teve a oportunidade de ingressar na área administrativa da ISS Servissisten, mas foi surpreendida por uma gravidez. No retorno da licença-maternidade, ela foi efetivada pela Kaiser, mas a cervejaria foi vendida para a Coca-Cola FEMSA pouco tempo depois. 

“A proposta inicial indicava que não haveria uma vaga fixa para mim na nova estrutura, mas que precisariam de mim por um período de três meses para ajudar na transição dos colaboradores para o novo site”, lembra Jani. Para a profissional, esse período foi extremamente desafiador, mas também enriquecedor devido ao contato com o processo de acomodação de funcionários e otimização de recursos.

Ao final da experiência de três meses, ela conquistou a oportunidade em permanecer no quadro de funcionários. Nesse mesmo período, Jani identificou a necessidade em buscar uma formação superior e, como não existiam cursos de especialização em Facilities Management na época, cursou Recursos Humanos.

“Foi um período bastante desafiador, mas também cheio de crescimento e aprendizado, pois conciliar a maternidade, o trabalho e os estudos é uma tarefa complexa que exige habilidades excepcionais de gerenciamento de tempo e resiliência”, destaca a profissional.

Após cinco anos na Coca-Cola FEMSA, contudo, uma nova transição foi realizada quando a operação de cerveja da empresa foi comprada pela Heineken. Na cervejaria, Jani permaneceu por 14 anos, onde atuou na estruturação da área de Facilities Management nacionalmente. “A trajetória na Heineken não só consolidou minha experiência em Facilities, mas também me proporcionou uma grande satisfação ao ver o crescimento e o sucesso da operação ao longo dos anos”, afirma.

Em junho deste ano, Jani iniciou um novo ciclo como Analista de Facilities Sênior na Rumo, companhia ferroviária e de logística brasileira. Atualmente, ela é responsável por cinco escritórios da empresa, localizados em São Paulo, Santos, Brasília, Itu e Cuiabá. Empolgada com essa nova oportunidade, ela enxerga a gestão de diferentes escritórios como uma chance em expandir o conhecimento profissional.

A Rumo administra 13,5 mil quilômetros de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Com 1.400 locomotivas e 35 mil vagões, a empresa possui mais de oito mil colaboradores em todo o Brasil. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP