Cinco empresas brasileiras estão entre as mais sustentáveis do mundo

Setor financeiro é o mais consciente do Brasil, de acordo com lista da revista TIME.

Por Mateus Murozaki

Cinco empresas brasileiras estão entre as mais sustentáveis do mundo

Foto: Canva.com/YuriArcurs

Organizada pela revista TIME e pela empresa de análise de dados Statista, a edição de 2024 da lista das “Empresas mais Sustentáveis do Mundo” foi divulgada, incluindo 500 das empresas mais conscientes do planeta. A Schneider Electric conquistou a primeira colocação com 88,86 pontos.

O reconhecimento vem como resultado de diversas ações conscientes, incluindo o programa Schneider Sustainability Impact, que impulsiona e mede o progresso da empresa em relação às metas globais de sustentabilidade para 2021-2025.

Entre os pontos relevantes do programa, destacam-se os números significativos de redução de emissões de carbono entre os clientes da companhia, com o total de 553 milhões de toneladas de CO² evitadas desde 2018. Na cadeia de suprimentos, a Schneider conseguiu reduzir as emissões dos seus mil principais fornecedores em 27%.

“Estamos muito honrados em sermos reconhecidos como a empresa mais sustentável do mundo”, afirma Peter Herweck, CEO da Schneider Electric. “Essa conquista representa nosso compromisso sólido e contínuo com a sustentabilidade, que faz parte de tudo o que fazemos. Consideramos o meio ambiente, a sociedade e a boa governança em nossas decisões e operações diárias. Por isso, estamos nos esforçando ainda mais para avançar em nossas metas de sustentabilidade e garantir que todos contribuam para criar um impacto positivo e duradouro”.

A sustentabilidade pelo mundo

No top 10 da lista, estão presentes sete países: França, Japão, Itália, Austrália, Estados Unidos, Suíça e Espanha, com França, Japão e EUA aparecendo duas vezes cada. Com exceção dos Estados Unidos e Japão, o primeiro país que não é europeu a figurar na lista aparece na posição de número 14: o Canadá.

O Brasil é o único país da América do Sul a figurar na lista, com cinco empresas aparecendo no top 500: Lojas Renner em #22, Bradesco em #128, Itaú Unibanco em #384, Banco do Brasil em #433 e Rede D’Or São Luiz em #478, indicando que o setor financeiro, em específico, está apostando fortemente em ações de conscientização.

A Renner está há quase uma década deixando sua marca na questão da sustentabilidade, o que explica sua alta posição e nota de 77,80. Além de uma compensação de 100% das emissões de GEE desde 2016, a empresa também implementou um ciclo de moda responsável, mantendo em sua cadeia apenas fornecedores responsáveis, fazendo uma gestão ecoeficiente, engajando colaboradores, comunidades e clientes, e entregando linhas de produtos e serviços mais sustentáveis, comunicando isso aos clientes.

Já a Rede D’Or aplica uma série de ações sustentáveis a fim de garantir uma operação não apenas consciente, mas também eficiente, incluindo estudos de impacto de vizinhança que, minuciosamente, analisam os impactos positivos e negativos gerados pelas instalações de empreendimentos.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP