3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Por Mateus Murozaki

Qual o dia da semana com maior taxa de vacância?

Foto: Divulgação

A tendência para escritórios em 2024 é a de ambientes mais funcionais. A informação vem da Minimal+ Designs Para Escritórios, empresa focada em mobiliário corporativo, que, em um release, aponta como, cada vez mais, haverá foco em ergonomia, sustentabilidade e integração tecnológica.

Isso, claro, vai se encontro à vida pós-pandemia, onde o conceito de “escritório” precisou se reinventar frente ao fortalecimento de modelos como o híbrido ou o home office. Muitos ainda estão tentando encontrar uma maneira de fazer o colaborador pegar gosto de ir ao local de trabalho, com o mobiliário sendo um fator determinante nisso.

“Nós somos flexíveis pra fazer móveis especiais, por isso que falamos que nós somos uma alfaiataria, a gente veste o escritório…”, comenta Eduardo Martinhão, CEO da Minimal.

A empresa elencou outras tendências que vem moldando o mercado de móveis corporativos:

- Personalização: muito importante no que tange a individualidade, com opções de configuração flexíveis até a escolha de cores e acabamentos;

- Flexibilidade: é necessário acomodar diferentes estilos de trabalhos e necessidades da equipe, logo, móveis modulares e multifuncionais são grandes aliados na criação de ambientes versáteis;

- Tecnologia Integrada: como todos os aspectos do mercado, a tecnologia também se encontra presente e em força nos móveis, integrando, por exemplo, soluções inteligentes para carregamento sem fio, gerenciamento de cabos e conectividade;

- Bem-Estar: os famosos móveis ergonômicos que evitam tensões e lesões dos colaboradores, garantindo o conforto dos usuários;

- Espaço Colaborativo: uma tendência forte dos espaços de trabalho no pós pandemia, criar um senso coletivo através de mesas compartilhadas, por exemplo, é uma abordagem extremamente eficiente. Para um trabalho mais isolado, há o advento das cabines de privacidade ou mesas individuais. De acordo com Eduardo, essa é a maior diferença dos escritórios pré e pós-2020.

Martinhão explica que esses pontos são levantados refletindo o mercado europeu que, na opinião dele, é uma grande referência no que tange as tendências de design brasileiras.

O trabalho em 2024 é volátil

Se há algo que todos os estudos apontam é um caminho coletivamente trilhado onde as amarras de décadas atrás passam a ser quebradas em prol de uma maior liberdade do colaborador. Isso vai além de escritórios: horários de trabalho, por exemplo, também estão lentamente mudando, dando maior espaço para que o colaborador se sinta mais à vontade.

Para acomodar isso, é importante que as empresas estejam alinhadas com o fluxo do mercado. O CEO afirma que confecciona seus móveis através de pesquisas com clientes, buscando entender suas necessidades, e aí então cruza com informações do que está acontecendo no exterior. A partir daí, sai uma peça com um design único.  

Dentre essas peças, a mais popular é a cabine de privacidade. Trata-se de um espaço com isolamento acústico feito para ocasiões em que se precisa de silêncio dentro de um ambiente compartilhado, como reuniões ou ligações. Desde 2019, esse é o carro chefe da empresa e, no Brasil, trata-se de um produto único.

O destaque para produtos como esse sublinha a busca por soluções que atendam às necessidades específicas dos profissionais modernos, destacando-se como uma resposta concreta à demanda por espaços colaborativos e individualizados dentro dos escritórios contemporâneos.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Onde está o Facility Manager a bordo?

Juliana Pereira de Siqueira, nova diretora na ABRAFAC, analisa as oportunidades para profissionais de Facility, Property e Workplace Management em cruzeiros.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP