11ª Expo InfraFM
 

Ajinomoto: inovação e sustentabilidade na gestão de FM

Leonardo Kazuo Sato, da Ajinomoto, revela algumas estratégias e compromissos de sua área que promovem inovação e sustentabilidade.

Por Léa Lobo

Ajinomoto: inovação e sustentabilidade na gestão de FM

A Ajinomoto Co., Inc., uma renomada empresa japonesa líder nos setores de alimentos e produtos químicos, destaca-se pelo seu compromisso com a inovação, qualidade e sustentabilidade. Fundada em 1909 por Saburosuke Suzuki II, a empresa teve seu início como uma fábrica de aminoácidos, com foco na produção do ácido glutâmico, que mais tarde se tornaria o principal ingrediente do produto de destaque, o Ajinomoto.

Presente no Brasil desde 1956, a empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é extensa, a exemplo dos temperos umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef.

No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo.

Em suas operações, a companhia mantém um compromisso sólido com a sustentabilidade. A empresa busca contribuir para o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente, adotando práticas sustentáveis em suas operações e participando ativamente de iniciativas que promovem a agricultura sustentável e reduzem o impacto ambiental de suas atividades.

A área de Facility Management da Ajinomoto desempenha um papel fundamental na garantia da sustentabilidade e eficiência do negócio. Nesta entrevista, conversamos com um dos líderes desta área, Leonardo Kazuo Sato, que ingressou na Ajinomoto em 2013 como Gerente do Departamento de GA&RM (General Affairs & Risk Management). Desde então, Leonardo enfrentou uma série de desafios ao longo de uma década de trabalho, incluindo a complexa tarefa de coordenar a mudança da sede da empresa em São Paulo. Seu compromisso com a excelência se reflete em seu envolvimento em projetos que vão desde a terceirização da manutenção predial até a padronização de procedimentos e a centralização da área de Compras. Além disso, sua liderança eficaz também se tornou evidente durante a gestão de crises, incluindo a pandemia de Covid-19. Fora do ambiente de trabalho, Leonardo é um homem de família que valoriza o tempo com seus entes queridos e desfruta de atividades como viajar, apreciar restaurantes, jogar tênis e assistir a filmes. Acompanhe agora uma visão geral do trabalho inspirador de Leonardo.

Estrutura da Área de FM
O Departamento de GA&RM é composto por quatro áreas: Administração, Manutenção, Gerenciamento de Riscos e Gestão/Planejamento. Leonardo lidera essa equipe, reportando-se ao Diretor Geral de TI e Administração.

Gestão de Sites e Fábricas
O Departamento é responsável pela administração do edifício sede em São Paulo, bem como pela coordenação de serviços compartilhados com as quatro fábricas. Essa colaboração abrange serviços como viagens, telefonia, frota, restaurante, limpeza e segurança patrimonial. Cada unidade fabril possui uma estrutura de FM independente, subordinada ao Diretor da planta.

Foco na Experiência do Usuário
A estratégia de FM da Ajinomoto tem como foco central as pessoas, incluindo clientes e equipe. A entrega da melhor experiência aos clientes é baseada na compreensão de suas percepções de valor e alinhamento com valores da empresa, como excelência, inovação e flexibilidade.

Serviços Terceirizados em Facilities Services
Os serviços terceirizados abrangem uma ampla gama de áreas, incluindo manutenção predial, obras, segurança patrimonial, recepção, bombeiro civil, limpeza, jardinagem, restaurante, frota, telefonia, viagens, máquinas de café, mensageria, arquivo morto, ginástica laboral, seguros, impressos, taxi, entre outros.

Desafios de Gestão na Entrega de Serviços Terceirizados
A gestão eficaz dos serviços terceirizados depende da colaboração estreita com os parceiros, que atuam como extensão da empresa. O maior desafio é assegurar que esses parceiros compartilhem os mesmos valores, compromissos e objetivos, garantindo a entrega contínua e consistente de serviços de alta qualidade.

Diferenciais da Área de FM no Segmento Alimentício
A Ajinomoto tem como meta global reduzir seu impacto ambiental até 2030 e ajudar a aumentar a expectativa de vida saudável de um bilhão de pessoas. A área de FM desempenha um papel fundamental, fornecendo soluções de excelência para ajudar os colaboradores a alcançar esses objetivos. Além disso, promove ambientes de trabalho que estimulam a integração, inovação, transformação e socialização.

Gestão de Risco Integrada
A área de gerenciamento de risco faz parte do Departamento, seguindo as melhores práticas e diretrizes da matriz. O ciclo de gestão de riscos, envolvendo levantamento, priorização, tratamento e acompanhamento, está integrado às operações diárias de FM.

Política de Trabalho Híbrido
A empresa adotou um modelo híbrido de trabalho, com colaboradores no escritório em São Paulo 2 vezes por semana e outros 3 dias trabalhando em qualquer lugar, geralmente em home office. Nas fábricas, um piloto para áreas administrativas inclui 4 dias na fábrica e 1 dia em qualquer lugar. Atualmente em fase de projeto para adaptar os espaços de trabalho ao modelo híbrido, considerando o equilíbrio entre trabalho presencial e remoto.

Evolução e valor do FM
O Facility Management evoluiu ao longo dos anos, centrando-se em processos e terceirização. A estratégia atual está focada em entregar valor e atuar como parceiro das áreas de negócios, ao invés de simplesmente fornecer serviços. Esse enfoque contribui para a entrega de valores aos clientes e consumidores.

Por fim, esta entrevista com o líder do Facility Management da Ajinomoto, mostrou como o Departamento tem um papel vital nessa jornada, garantindo a eficiência das operações e a entrega da melhor experiência aos clientes e colaboradores.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP