Ana Paula Cassago
 

Como a auditoria de processos pode auxiliar na melhoria contínua das operações de FM

Entenda o que é avaliado nas auditorias e a importância delas para a potencialização do trabalho do FM.

Por Cushman & Wakefield

Como a auditoria de processos pode auxiliar na melhoria contínua das operações de FM

Foto: Divulgação

A auditoria de processos é uma prática essencial para garantir a eficiência e a conformidade dos procedimentos internos da empresa. Por isso faz parte da estratégia da Cushman & Wakefield em suas operações de Facility Management realizar a avaliação detalhada e sistemática dos procedimentos, políticas e controles internos da organização.

Ao realizar auditorias de processos é possível identificar possíveis falhas, riscos e oportunidades de melhoria. Essa avaliação abrange os processos operacionais e administrativos para potencializar a operação de Facility Management

Para manter a imparcialidade das auditorias, as mesmas são coordenadas pela Engenharia Corporativa da companhia, que elabora um programa anual de auditorias de processos que atende todas as operações de Gerenciamento de Facilities.

Durante as auditorias são avaliadas as gestões dos seguintes temas:

Segurança do trabalho: documentação que comprova o cumprimento das normas e legislações tais como, Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Análises Preliminares de Risco (APR), Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e capacitações obrigatórias para colaboradores.

Soft services: limpeza, segurança patrimonial, recepção, fornecimento de alimentos e bebidas, jardinagem e paisagismo, controle de pragas e gerenciamento de estacionamento.

Hard services: sistemas de HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), iluminação, elétrica e mecânica, sistemas de segurança contra incêndio e manutenção predial.

Por que realizar a auditoria de processos?

1.         Melhoria da performance: a auditoria busca identificar conformidades entre o que está descrito nos processos e o que acontece na prática. Isso permite encontrar oportunidades de melhoria e otimizar a performance da organização.

2.         Identificação de riscos e falhas: por meio da auditoria, é possível identificar riscos e falhas nos processos, permitindo a adoção de medidas preventivas para evitar problemas futuros.

3.         Cumprimento de normas: a auditoria também verifica se a empresa está cumprindo as normas estabelecidas, seja por força da legislação ou para garantir que processos críticos funcionem perfeitamente.

4.         Preservação do conhecimento: evita a perda de conhecimento devido à rotatividade de colaboradores, garantindo a continuidade dos processos.

Importante salientar que nas auditorias de processo da Cushman & Wakefield, todas as oportunidades de melhoria e não conformidades evidenciadas são registradas em relatório e tratadas em planos de ações a fim de mitigar potenciais riscos ou efeitos indesejados para a organização e potencializar o negócio do cliente.

Saiba mais sobre os serviços de Gerenciamento de Facilities da Cushman & Wakefield.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP