Black Friday - Congresso 2025
 

Projetos antiurbanos: qual o papel de FM em repensar as cidades?

Como inviabilização de obras e falta de estruturação de processos públicos é ponto de atenção para o setor. Evento sobre urbanismo social discute transformação dos territórios para gerar pertencimento.

Por Natalia Gonçalves

Projetos antiurbanos: qual o papel de FM em repensar as cidades?

Horário de pico na estação da Sé, centro de São Paulo. Foto: Canva.com/ TacioPhilip


Afinal, o conceito de urbanismo social é um pleonasmo? Na teoria, o urbanismo atua no planejamento urbano tendo como objetivo o bem-estar da sociedade. Contudo, como explica Carlos Leite, diretor da Faculdade de Arquitetura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, não faltam exemplos de projetos urbanísticos “antiurbanos”, que pioram a relação dos cidadãos com a cidade onde moram. Deste modo, o estudo de urbanismo social pode parecer redundante, mas nunca foi tão necessário reforçar o adjetivo.

No II Encontro Brasileiro de Urbanismo Social, que aconteceu na última semana em São Paulo, houve a discussão de temas para a promoção de cidades justas. Através da ampliação de ofertas de infraestrutura, o urbanismo social visa melhorar indicadores sociais, com soluções integradas para as questões habitacionais e “governança compartilhada” das infraestruturas. Para Leite, o objetivo da abordagem é transformar os territórios para gerar pertencimento.

Encontro Brasileiro de Urbanismo Social

Da esquerda para a direita: Katia Mello, Carlos Leite e Laryssa Kruger. Foto: Divulgação


Segundo Laryssa Kruger, coordenadora especial de gabinete na Câmara Municipal de São Paulo, existe um equívoco na tendência em acreditar que toda política pública é positiva, quando, na essência, elas são neutras e podem estar mais alinhadas ou menos alinhadas às necessidades da população.  “O Estado envolve vários níveis e atores de decisão. Quando pensamos que o Estado é capturado [por grupos econômicos ou elites], perdemos a chance de trabalhar dentro da estrutura do Estado”, observa.

Com a tendência do retorno ao modelo presencial, discutir o entorno dos prédios corporativos é um ponto de atenção para o setor de Facility, Property e Workplace Management. Para o especialista Robson Quinello, o trajeto percorrido pelos colabores sob o ponto de vista de infraestrutura, ou seja, na perspectiva de Urban FM, deve ser analisado devido a experiência laboral partir da casa do colaborador até a empresa.

Debate sobre urbanismo social

Evento contou com oito painéis temáticos e 13 oficinas e workshops, assim como visitas coletivas guiadas a localidades com iniciativas pautadas pelo urbanismo social. Foto: Divulgação


​Assim, para construir cidades mais justas, conforme Katia Mello, co-presidente na Diagonal, é necessário pensar em como garantir uma governança compartilhada e estruturada, que atravesse gestões públicas com estruturação de processos. Para Carlos Leite, um dos maiores problemas nos projetos públicos no Brasil é a descontinuação ou inviabilização de obras quando ocorre a mudança de gestão.

Durante o Encontro Brasileiro de Urbanismo Social, houve a exposição de cases de desenvolvimento em cidades da América Latina, como a transformação urbana em Medellín e Bogotá, na Colômbia. O evento contou com painéis, oficinas e palestras e ocorreu durante quatro dias, tendo como pontos de encontro: Fundação Escola de Sociologia e Política, Câmara de Vereadores, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Ocupação 9 de Julho.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Onde está o Facility Manager a bordo?

Juliana Pereira de Siqueira, nova diretora na ABRAFAC, analisa as oportunidades para profissionais de Facility, Property e Workplace Management em cruzeiros.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP