Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Gerenciamento de Facilities: qual a melhor forma de contratação dos serviços?

Quais pontos levar em consideração quando customizando sua operação?

Por Cushman & Wakefield

Gerenciamento de Facilities: qual a melhor forma de contratação dos serviços?

Foto: Divulgação

O Gerenciamento de Facilities tem como função a integração de diversos serviços e atividades necessárias para o bom funcionamento do ambiente de trabalho, com o propósito de promover melhorias na produtividade e na qualidade de vida dos ocupantes.

Com os processos bem estabelecidos e rotinas bem definidas, o gerenciamento de serviços de Facilities (limpeza, manutenção predial, transportes, alimentação, controle de pragas, recepção etc) passa a ter papel fundamental no planejamento estratégico das corporações.

O Gerenciamento de Facilities pode e deve ser customizado sob medida para atender às necessidades de cada organização. Não há solução única que atenderá integralmente múltiplas culturas e companhias. O encantamento desse universo de Facilities é esse: ter a liberdade de modelar projetos, interagindo com múltiplos stakeholders para promover soluções que atendam integralmente empresas e seus ocupantes.

Usualmente, podemos classificar a forma de contratação do serviço de Gerenciamento de Facilities adotando alguns critérios apurados na fase de diligência e modelagem. Como exemplos, podemos citar:

Agent

Contratos firmados entre cliente e as empresas executoras de Facilities Services, sob a participação e atuação da gerenciadora, intermediando na definição de escopos, KPIs níveis de serviços, busca por fornecedores especializados, qualificação e ranqueamento de proponentes, assumindo o papel de gestora e administradora dos serviços após a efetiva contratação dos executores.

Principal

O cliente firma um contrato com a gerenciadora e a partir de então os contratos de Facilities Services são firmados entre gerenciadora e executores dos serviços (limpeza, manutenção predial, transportes, alimentação, controle de pragas, recepção etc) de forma que todos os processos descritos acima são de responsabilidade integral da gerenciadora.

Híbrido

Os contratos dos serviços mais onerosos são firmados diretamente pelo cliente com as empresas de Facilities Services. Esses serviços mais onerosos geralmente correspondem no máximo a 20% do volume de contratos, porém, financeiramente, correspondem a 80% do spend.

Os demais contratos (80% da quantidade de contratos e 20% do spend) são firmados pela gerenciadora com empresas especializadas. O gerenciamento de todas as empresas passa a ser realizado pela Cushman & Wakefield integralmente, independente de quem firmou o contrato.

Os três modelos têm como proposta agregar valor e profissionalizar os serviços de FM aos clientes. O ponto principal a ser avaliado é qual a opção melhor atenderá as necessidades da empresa, dentro de cada realidade, incluindo otimização e custos.

Otimização e integração

Quando a opção escolhida é por contratação direta, o gestor precisa dispor de total atenção da administração das contratações de fornecedores, processos administrativos, monitoramento e bom andamento desse ecossistema.

Porém, quando o cliente opta por ter seu Gerenciamento de Facilities administrado pela consultoria especializada em serviços imobiliários, tais contratações são otimizadas e integradas.

Algumas das principais vantagens de contar com os serviços de Gerenciamento de Facilities da Cushman & Wakefield são:

• Integração dos serviços terceirizados, gerando otimização financeira

• Segurança de contratos com empresas aptas legal e juridicamente para exercer as funções

• Planejamento dos investimentos, atendendo as demandas operativas e financeiras da companhia

• Prestação de contas sobre os serviços entregues, indicadores de performance e nível de satisfação dos usuários

Benchmark constante em busca de inovações e melhores práticas do mercado

• Metodologia desenvolvida para garantir a melhor gestão de terceiros

Esses são alguns dos benefícios de uma grande gama de serviços necessários para as empresas que, quando contam com a expertise da consultoria especializada, podem contar com a padronização customizada e soluções criativas.

Saiba mais.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP