Congresso 2025
 

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Por Natalia Gonçalves

Da cervejaria à ferroviária: Janilda Oliveira é a nova FM da Rumo

Há 26 anos no setor de Facilities Management, Janilda Oliveira, mais conhecida como Jani, começou a carreira como copeira terceirizada na Kaiser, pela ISS Servissisten, aos 19 anos. Dois anos depois, ela teve a oportunidade de ingressar na área administrativa da ISS Servissisten, mas foi surpreendida por uma gravidez. No retorno da licença-maternidade, ela foi efetivada pela Kaiser, mas a cervejaria foi vendida para a Coca-Cola FEMSA pouco tempo depois. 

“A proposta inicial indicava que não haveria uma vaga fixa para mim na nova estrutura, mas que precisariam de mim por um período de três meses para ajudar na transição dos colaboradores para o novo site”, lembra Jani. Para a profissional, esse período foi extremamente desafiador, mas também enriquecedor devido ao contato com o processo de acomodação de funcionários e otimização de recursos.

Ao final da experiência de três meses, ela conquistou a oportunidade em permanecer no quadro de funcionários. Nesse mesmo período, Jani identificou a necessidade em buscar uma formação superior e, como não existiam cursos de especialização em Facilities Management na época, cursou Recursos Humanos.

“Foi um período bastante desafiador, mas também cheio de crescimento e aprendizado, pois conciliar a maternidade, o trabalho e os estudos é uma tarefa complexa que exige habilidades excepcionais de gerenciamento de tempo e resiliência”, destaca a profissional.

Após cinco anos na Coca-Cola FEMSA, contudo, uma nova transição foi realizada quando a operação de cerveja da empresa foi comprada pela Heineken. Na cervejaria, Jani permaneceu por 14 anos, onde atuou na estruturação da área de Facilities Management nacionalmente. “A trajetória na Heineken não só consolidou minha experiência em Facilities, mas também me proporcionou uma grande satisfação ao ver o crescimento e o sucesso da operação ao longo dos anos”, afirma.

Em junho deste ano, Jani iniciou um novo ciclo como Analista de Facilities Sênior na Rumo, companhia ferroviária e de logística brasileira. Atualmente, ela é responsável por cinco escritórios da empresa, localizados em São Paulo, Santos, Brasília, Itu e Cuiabá. Empolgada com essa nova oportunidade, ela enxerga a gestão de diferentes escritórios como uma chance em expandir o conhecimento profissional.

A Rumo administra 13,5 mil quilômetros de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Com 1.400 locomotivas e 35 mil vagões, a empresa possui mais de oito mil colaboradores em todo o Brasil. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP