Black Friday - Congresso 2025
 

Analista aproxima FM de decisões estratégicas em indústria

Jucimara Carvalho, analista de Facilities da CATA, fala sobre otimização da operação e formatação da área de Facilities Management.

Por Natalia Gonçalves

Analista aproxima FM de decisões estratégicas em indústria

Com cerca de dois mil funcionários, a CATA atua no mercado têxtil, como empresa de embalagens para alimentos e fertilizantes, desde 1962. Fundada em Belém do Pará, região Norte do país, hoje a companhia possui duas fábricas na Bahia, em Camaçari e Mata de São João. Apesar do tempo de companhia, a transição da área de Facilities Management (FM) é recente. Quando Jucimara Carvalho integrou o quadro de funcionários da CATA, em outubro de 2020, ela encarou o desafio de aproximar FM das decisões estratégicas.

"Entrei para atuar na gestão de contratos, mas a função não era reconhecida como Facilities. De certa forma, ainda era muito operacional", se lembra Carvalho. De acordo com ela, a partir dos conhecimentos acumulados em outras oportunidades, foi possível formatar a área de Facilities e torná-la reconhecida dentro da organização.

Dentro do escopo de Facilities Management da CATA existe a gestão de táxi, fretamento, manutenção predial, limpeza e conservação, refeitório, portaria e segurança patrimonial. Em 2020, ano em que Jucimara começou na empresa, FM também era responsável por plano de saúde, assistência médica e assistência odontológica.

“Só que chegou uma hora que o escopo não comportava mais benefícios, então precisei que a área de DP (Departamento Pessoal) reassumisse essa parte de benefícios para, justamente, ter um gerenciamento melhor dos outros serviços”, afirma a analista. Cada serviço, ressalta Jucimara, é um universo e, para sair da perspectiva operacional e aproximar-se de uma posição estratégica, a área de FM precisava otimizar as tarefas do dia a dia.

Uma das iniciativas para otimização da operação, neste sentido, foi a criação de um canal para abertura de chamados. Conforme a profissional, antes da padronização de chamados dentro das fábricas, o tempo gasto para atender aos colaboradores prejudicava a realização de outras tarefas. Hoje, existe uma ordem de prioridade dentro de FM, padronização dos prazos de resposta e 100% de retorno aos funcionários.

A operação da CATA funciona na escala 24x7 e, segundo Jucimara, os colaboradores que trabalhavam fora do horário comercial tinham menos contato e engajamento com a equipe de Facilities Management. Contudo, mapear as insatisfações no chão de fábrica é, como explica a profissional, fundamental: “então, a facilitação da abertura de chamados colabora para a escuta ativa e de maior possibilidade de retorno”.

Desta forma, outra ação para compreender as dores dos colaboradores é a realização de rondas no chão de fábrica e no entorno. Os líderes de serviços das fábricas se reportam à Jucimara, que também realiza o acompanhamento presencial das operações com certa frequência. “Eu não consigo conceber uma pessoa de Facilities não conhecer a fábrica, a gente precisa desse contato”, observa Jucimara. Com o objetivo de realizar melhorias contínuas, os dados são utilizados para análises de satisfação dos colaboradores.

A formatação de relatórios gerenciais, como destaca Jucimara, é uma tarefa que contribui para as negociações contratuais, mas também na criação de indicadores necessários. Além da responsabilidade de otimizar a operação, a analista enxerga a ligação direta de FM com o bem-estar dos clientes internos, por isso ela enfatiza a importância dos operadores de limpeza para o sucesso do negócio.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP