Por Léa Lobo

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM confirmaram o seu posto de maior encontro de Facilities, Property e Workplace Management da América Latina e entregaram, segundo expositores e participantes, uma edição histórica, relatos que podemos constatar nas centenas de depoimentos no Instagram, LinkedIn e demais mídias sociais.
Durante três dias, o evento debateu temas de altíssima relevância para o presente e o futuro do setor: inteligência artificial aplicada à gestão predial, eficiência energética, ESG, novas tecnologias, transformação digital, gestão de pessoas e excelência operacional.
Assuntos que movimentam não apenas o conhecimento técnico, mas também um mercado que no Brasil já responde por 4,5% do PIB — aproximadamente R$ 360 bilhões — e que no mundo ultrapassa US$ 1,3 trilhão, com expectativa de chegar a US$ 2,28 trilhões até 2032, segundo dados da Fortune Business Insights.
Mais do que números, o que mais se ouviu nos corredores foi a palavra que define o DNA do InfraFM: qualificação. Tanto de público quanto de conteúdo. “Essa é uma feira limpa. E não só de limpeza, mas de organização, entrega, estandes bem estruturados e, principalmente, visitantes que integram um grupo de especialistas de FM que sabem o que vieram buscar. Aqui, os visitantes são clientes reais”, exemplos das falas de nossos expositores.
Essa percepção foi praticamente unânime entre os expositores. Muitos destacaram a qualidade da visitação e dos leads gerados. “Recebemos pessoas realmente interessadas em soluções concretas. Vieram aqui com projetos na mão, com demandas claras e com abertura para conhecer inovação. Isso faz toda a diferença”, resumiu outro participante da Expo.
Um dos grandes destaques desta edição foi a estreia da Rodada de Negócios InfraFM 2025, que já na sua primeira edição trouxe resultados expressivos: 220 reuniões pré-agendadas, 96% avaliadas como excelente oportunidade de negócios e networking, e 86% dos participantes otimistas quanto ao fechamento de negócios nos próximos seis meses. Participaram da rodada 26 empresas com potencial de compra, incluindo grandes grupos como Audi, Unilever, Grupo Boticário, MSC Cruzeiros, Eurofarma, Fundação Dom Cabral, Unimed e TBG, que interagiram diretamente com 84 expositores.
O evento teve o patrocínio de um grupo seleto, que investe na dissiminiação da educação no setor, são eles: Athié | Wohnrath, JLL, Netpark, Trane, Fracttal e Trascent:
“O Congresso InfraFM é um espaço essencial para quem acredita que prédios inteligentes não são feitos só de sensores, mas de pessoas bem cuidadas. É uma honra participar como empresa que tem a operação como prioridade e a empatia como diferencial. Acreditamos que o futuro dos facilities passa por soluções que funcionam antes do problema chegar”, afirma Roberto Naman, sócio da Netpark, especialista em estacionamentos inteligentes para edifícios comerciais.
“O curto e médio prazo, vejo a personalização da jornada, o uso estratégico de dados e a valorização dos colaboradores como pilares da nova gestão predial. Eficiência não precisa ser fria — e sustentabilidade começa no detalhe. É isso que a Netpark leva para cada prédio que opera”, completa o executivo.
Referência em soluções digitais para gestão de manutenção em facilities, a Fracttal aposta na InfraFM como um espaço estratégico para reforçar sua presença no mercado, estreitar laços com clientes e abrir novas frentes de negócios. “Conversamos com profissionais que já conheciam nossa solução e com quem nos descobriu durante o evento. Em ambos os casos, vimos o quanto nossa tecnologia, além de contribuir com a educação do setor, pode potencializar a gestão de facilities em empresas de diferentes portes e segmentos”, destaca Priscila Rodrigues, Marketing Manager. A empresa segue firme no propósito de transformar a manutenção com inteligência, conectando inovação e eficiência.
“Acompanhar o crescimento ano a ano do Congresso InfraFM e fazer parte dessa jornada de sucesso é um grande orgulho para a JLL. Além de uma ótima oportunidade para expor a nossa marca à uma grande audiência, o valor das discussões que participamos e das conexões que estabelecemos foi muito grande. Estive em painéis com colegas que trouxeram conteúdos extremamente relevantes, analisando o atual cenário e as perspectivas para o nosso setor, além de apresentar lado a lado com a Schneider o valor em profissionalizar a gestão de facilities e os resultados que isso pode trazer para as empresas. Parabéns à InfraFM pela organização do evento!”, destacou Fatima Bottameli, Solution Development Director na JLL América Latina -
“Para nós da A|W, é sempre muito importante participar da InfraFM porque nos coloca em contato com um conhecimento que é primordial no nosso processo de projeto, de obras, de tudo isso, que são os profissionais de facilities e não só de facilities. Hoje o evento está muito mais abrangente, ele traz fornecedores de mobiliário, vários players do nosso mercado, então a gente entende que está em contato com esse público, não só com o público que vem para os eventos, para as palestras e tudo isso, mas também com o público que está participando, o que é muito importante”, declarou Sérgio Athié, sócio-fundador da A|W Arquitetura.
Visitas técnicas, uma experiência imersiva que potencializa o aprendizado
Na manhã do dia 09 de junho, como parte integrante da programação do 20º Congresso InfraFM, um seleto grupo de profissionais do setor teve a oportunidade de participar de uma das experiências mais enriquecedoras da programação: as visitas técnicas. Mais do que simples tours, esses encontros presenciais abriram portas para o que há de mais moderno e estratégico em gestão de Facilities, Property e Workplace Management no Brasil.
Foram 12 anfitriões que generosamente abriram suas operações para os congressistas. Ambientes corporativos, educacionais, logísticos e institucionais apresentaram cases inspiradores de inovação, eficiência e sustentabilidade. Cada visita se transformou em uma aula prática, com troca de experiências e insights que dificilmente seriam acessados em uma palestra convencional.
No Arquipeo, empreendimento da Brookfield Properties, os participantes exploraram um projeto built-to-suit de referência, que abriga todas as agências da WPP no Brasil com foco em colaboração e criatividade. No Colégio Visconde de Porto Seguro, a gestão predial e as recentes atualizações da infraestrutura educacional mostraram como o FM impacta diretamente na qualidade do ambiente de ensino. Já no moderno workplace da Dow Brasil, localizado no Parque da Cidade, o foco foi a integração entre sustentabilidade, inclusão e tecnologia.
A agenda ainda incluiu locais como o Pinterest, onde design e flexibilidade se entrelaçam para criar um ambiente que traduz a essência da plataforma; a Nestlé Professional, com seu workplace, loja institucional e cozinha profissional voltadas ao food service; e a sede da PwC Brasil, no edifício B32, símbolo de inovação e compromisso ambiental.
A Elopar apresentou sua operação robusta em sua sede de Alphaville, enquanto o Green Place apresentou um showroom que simula uma edificação real para aplicação de soluções tecnológicas sem fio. O Parque Logístico Guarulhos III (PLG III) demonstrou a modernização e eficiência de galpões logísticos retrofitados, e o Parque da Cidade mostrou por que é considerado uma verdadeira cidade inteligente integrada.
A jornada se completou com a visita à Sanofi, onde hospitalidade e bem-estar se unem à eficiência operacional, e com os agradecimentos às equipes que tornaram essa manhã inesquecível.
Essas visitas são a materialização do nosso propósito: conectar conhecimento, pessoas e práticas. Afinal, aprender com quem faz, e faz bem, é uma das formas mais eficazes de inspirar a excelência em gestão.
Agradecemos calorosamente a colaboração dos profissionais que guiaram as visitas e compartilharam suas experiências.