Sorteio Nespresso
 

Nove ações do Hcor para manter ISO 14001 e reduzir impactos ambientais

Coordenadora de Meio Ambiente do hospital, Andréia Azevedo, fala sobre ações tomadas para manutenção da norma e resultados obtidos na operação.

Por Natalia Gonçalves

Como o HCor conquistou a recertificação da ISO 14001 e reduziu consumo de energia

No final de 2023, o Hcor celebrou a manutenção da certificação ISO 14001, norma que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental. O ciclo de manutenção da ISO, segundo Andréia Azevedo, proporcionou a oportunidade de aplicar ferramentas de melhoria contínua.

Azevedo faz parte da equipe de Meio Ambiente do hospital, área integrada à gerência de Facilities, há quase quatro anos, hoje ocupando o cargo de coordenadora. Conforme a profissional, para assegurar o sucesso na auditoria, foi implementada uma gestão contínua da conformidade com requisitos da norma, o que envolveu desde a monitorização constante do desempenho ambiental até o treinamento e a conscientização dos colaboradores próprios e terceiros.

Cultura organizacional que repercute além do trabalho

Foto: Divulgação


Cultura organizacional que repercute além do trabalho

Para Andréia, o envolvimento dos fornecedores e a implementação da mudança cultural em relação às práticas ambientais foram fundamentais. A coordenadora reconhece um esforço significativo na conscientização dos colaboradores e fornecedores sobre a importância do Sistema de Gestão Ambiental.

Durante o processo de certificação, a transformação nos colaboradores foi notável. Atualmente, segundo Andréia, todos têm um conhecimento profundo dos processos do Sistema de Gestão Ambiental e sabem como contribuir de forma autônoma. Ela observa que o impacto das ações de conscientização, surtiram efeito para além do ambiente de trabalho, pois muitos colaboradores adotaram a segregação de resíduos para coleta seletiva nas residências.

“Foi essencial assegurar que todos os colaboradores tivessem uma compreensão clara da Política Ambiental, dos aspectos e impactos de suas atividades, e soubessem como colaborar para mitigá-los, assumindo responsabilidade dentro dos seus processos. O comprometimento e a participação de todos os níveis da organização foram primordiais para essa mudança de mindset e para o sucesso do projeto”, comenta Azevedo.

Afinal, o que foi realizado para garantir a recertificação?

Foto: Divulgação


​Afinal, o que foi realizado para garantir a manutenção?

Desde a conquista da ISO 14001 pela primeira vez, o Hcor apresentou uma expressiva redução no consumo de energia e gás por paciente/dia, a diminuição dos resíduos comuns, o aumento na quantidade de resíduos recicláveis, mas também o incremento das receitas destinadas às ações filantrópicas. “Vale ressaltar também a notável redução no desperdício de insumos e sobras de alimentos, impulsionada pela conscientização”,  diz Azevedo.

Dentre as ações realizadas para manutenção da certificação, destacam-se:
- Inspeções mensais pela equipe de Meio Ambiente para garantir a conformidade e identificar oportunidades de melhoria;

- Treinamentos personalizados adaptados às áreas de atuação, visando a melhor assimilação dos colaboradores e atendendo às necessidades específicas de cada setor;

- Formação de grupo de multiplicadores para o acompanhamento diário, garantindo a disseminação contínua das práticas ambientais;

- Reuniões periódicas com os envolvidos em planos de ação, proporcionando acompanhamento e suporte nas tratativas necessárias;

- Eventos internos de conscientização: dois eventos foram realizados, sendo um em comemoração ao Dia do Meio Ambiente e outro intitulado "Hcor Sustentável". Ambos contaram com palestrantes externos que abordaram temas relacionados às consequências das ações humanas nas emergências climáticas. As emissões dos eventos foram contabilizadas e neutralizadas por meio do replantio de árvores. Além disso, mais de 2 mil sementes de Canafístula foram distribuídas aos participantes - essa espécie arbórea é comumente utilizada em projetos de reflorestamento;

- Ativação com atores in loco, proporcionando uma abordagem lúdica para levar informações aos colaboradores;

- Instalação de placas informativas nos quartos, contribuindo para a conscientização ambiental dos pacientes e acompanhantes;

- Implementação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) próximo a uma das entradas do Hcor, facilitando o descarte apropriado de itens como películas de raio-x, pilhas, baterias, equipamentos eletrônicos, entre outros, por parte dos pacientes e colaboradores;

- Engajamento contínuo dos colaboradores e demais partes interessadas por meio da implementação do plano de comunicação desenvolvido pelo departamento de Marketing.


Importância da ISO 14001 para as organizações

A ISO 14001 destaca o compromisso das organizações com o meio ambiente. Para Azevedo, “a certificação demonstra a preocupação das empresas em minimizar os impactos ambientais associados às suas operações”. Além disso, a norma assegura a conformidade com leis e regulamentos ambientais aplicáveis, essenciais para evitar penalidades e proteger a reputação da instituição.

“A implementação de práticas de gestão ambiental pode resultar na redução de resíduos, otimização do uso de recursos e na promoção da identificação, avaliação e controle de aspectos e impactos ambientais. Isso possibilita uma gestão proativa dos riscos ambientais associados às operações hospitalares, fomentando a adoção de práticas sustentáveis”, destaca Andréia.

Segundo a profissional, a ISO 14001 enfatiza a importância da melhoria contínua, incentivando hospitais a revisarem e aprimorarem constantemente os processos e as práticas ambientais. Neste sentido, a certificação pode atrair pacientes e parceiros que valorizam organizações comprometidas com a responsabilidade ambiental, conferindo vantagens competitivas no mercado de saúde.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP