11ª Expo InfraFM
 

Condomínios e Modelos de Gestão

Reflexões sobre modelos de gestão em condomínios, com Albélio Dias, CEO da Agere e HubFive ESG.

Por Albélio Dias

Condomínios e Modelos de Gestão

Neste artigo, pretendo fazer algumas reflexões sobre modelos de gestão e porque são úteis na gestão de um condomínio. Tenho argumentado que os condomínios são organizacionais e precisam ser gerenciados a partir das ferramentas da administração, mas o que seria um modelo de gestão? Os modelos de gestão são conjuntos de princípios que orientam a forma como informações, responsabilidades e lideranças devem ser distribuídos numa organização
ou condomínio.

Vejamos de forma resumida alguns modelos de gestão bastante conhecidos na literatura da administração, a partir de suas definições.

Gestão vertical/autoritária - modelo em que as decisões e informações seguem uma ordem hierárquica, de cima para baixo, a gestão vertical é certamente a mais conhecida.

Gestão horizontal/ democrática - indo na direção oposta, a gestão horizontal é marcada pela participação dos colaboradores na tomada de decisão, favorecendo o engajamento e o intraempreendedorismo no ambiente de trabalho.

Gestão meritocrática - nesse modelo de gestão, o resultado individual é valorizado, permitindo que os colaboradores avancem e assumam novas posições conforme o seu desempenho.

Gestão por resultados - dedicada à adaptabilidade e aos retornos rápidos, a gestão por resultados costuma ser usada em startups, que precisam testar hipóteses numa grande velocidade, e por organizações que lutam para se recuperar de uma perda.

Gestão por processos - baseado na construção de diretrizes bem definidas, o modelo de gestão por processos tem um grande foco na eliminação das imperfeições, utilizando filosofias de aprimoramento constante como o Kaizen.

Gestão cadeia de valor - com foco nos interesses e movimentos do mercado, a cadeia de valor exige intensa pesquisa e uma estratégia que possa ser atualizada constantemente.

Gestão à vista - no modelo de gestão à vista, o máximo de informações relevantes é compartilhado entre os colaboradores, utilizando plataformas visíveis como quadros ou softwares de organização.

Uma pergunta natural que o Síndico pode fazer é: qual o modelo de gestão é mais adequado ao meu condomínio? A resposta a essa pergunta não é complicada, mas você deve partir de algumas premissas:

- Conhecer bem alguns modelos de gestão e fazer os ajustes necessários à realidade de seu condomínio;

- Conhecer a realidade de seu condomínio (principalmente os aspectos culturais);

- Conhecer os processos e procedimentos envolvidos na operação;

- Conhecer os fluxos das informações;

- Conhecer os parceiros do condomínio.

Com isso entendido, você (síndico) deve começar a pensar em três perguntas que são fundamentais para a construção do sucesso de sua gestão:

1. Qual a situação atual do condomínio? Parte da resposta foi dada anteriormente.

2. Que direção pretendo dar ao condomínio? Aqui é preciso ter clareza da situação futura desejada.

3. Como fazer? Que mecanismos desejo utilizar para atingir a situação futura desejada?

Perceba que é na terceira pergunta, que você deverá pensar no modelo de gestão a ser implementado no condomínio. Lembre-se que cada condomínio tem suas próprias especificidades, não podem ser vistos de maneira única com um único modelo que sirva para todos.

Importante ter em mente que um modelo de gestão bem definido e compreendido lhe auxiliará em diversos pontos, como:

- Ter processos mais alinhados;

- Ter transparência na comunicação;

- Realizar um planejamento de acordo com a realidade;

- Melhorar a tomada de decisão.

Qualquer modelo de gestão a ser implementado da trabalho, mas não é impossível, é preciso ter conhecimento, vontade e determinação, além de outras características da liderança como capacidade de dialogar, por exemplo.

Portanto, sendo o condomínio uma organização, faz-se necessário gerenciá-lo a partir das ferramentas da administração com as devidas adaptações e os cuidados necessários para usá-las de forma a ter resultados satisfatórios e que gerem valor percebido aos seus usuários.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
4 day week: uma nova realidade?!

Cofundadores da 4 Day Week Global, Charlotte Lockhart e Andrew Barnes, trazem pesquisa sobre jornada de trabalho de 4 dias, ao invés de 5 dias por semana.

Acertos no Workplace Satisfaction

3 grandes acertos quando falamos de workplace satisfaction, a exemplo de como avalia-se os app dando uma nota para o atendimento.

Uma operação que roda!

A gestão da Roda Rico tem como objetivos proporcionar alegrias e experiências únicas aos visitantes, sem perder de vista a segurança.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP