Ana Paula Cassago
 

Ipiranga anuncia evolução da marca e renova identidade visual

Leonardo Linden, CEO da Ipiranga e Bárbara Miranda, VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios apresentam a nova identidade visual da companhia.

Ipiranga anuncia evolução da marca e renova identidade visual

Foto: Divulgação


Ser uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias. Com esse conceito, a Ipiranga reposiciona sua marca, reforça a confiança e proximidade que estabeleceu com seus públicos, como faz há mais de 85 anos. O trabalho de evolução da marca parte dos pilares que compõem a essência da Ipiranga, reconhecida por ser completa, confiável, humana e empreendedora.

Um dos principais resultados desse projeto é a nova proposta de experiência para os consumidores nos postos da rede, que considera a jornada diária de milhões de brasileiros, sejam eles motorizados ou não, como ciclistas, pedestres, motoristas, trabalhadores, vizinhos, caminhoneiros e VIPs -- como são chamados os funcionários dos postos --, ou até mesmo pets. A implementação será feita de forma gradativa à medida que haja renovação ou expansão da rede Ipiranga no Brasil. As unidades trazem novidades arrojadas, que incorporam práticas ecoeficientes em linha com as diretrizes de sustentabilidade da companhia, promovem o negócio dos seus revendedores, por meio de recursos que otimizam custos, e expandem a relação com as pessoas para além do abastecimento no posto.

“Temos uma história de credibilidade e confiança que nos permite inovar com liberdade. O que estamos trazendo hoje como evolução da marca surge como resposta às novas demandas de um consumidor que pede por experiências fluidas, amigáveis e cada vez mais completas. Oferecemos agora uma proposta de valor fortalecida e diferenciada tanto para as pessoas que contam com a Ipiranga no seu cotidiano, como para nossa rede de revendedores, franqueados e clientes”, conta Leonardo Linden, CEO da Ipiranga.

Novo Propósito da Marca
Ao ouvir seus principais públicos - revendedores, franqueados, clientes empresariais, VIPs, consumidores e colaboradores -, a Ipiranga entendeu a necessidade de evoluir seu propósito para expandir sua atuação, endereçando questões da jornada de mobilidade do consumidor e mantendo os principais atributos da sua essência. “Abastecer a Vida em Movimento” atende à demanda de um consumidor que mudou sua relação com a mobilidade, permitindo que a marca ampliasse as possibilidades para suportar a sua jornada.

“A mobilidade é imprevisível e esse é um dos pontos mais sensíveis para nossos consumidores. Buscando superar esse desafio, o novo propósito da Ipiranga se respalda na credibilidade de uma marca que está presente em mais de 6,5 mil pontos por todo país há mais de 85 anos, com oferta completa de produtos e serviços. Esse movimento coloca a Ipiranga como parceira das pessoas para que elas possam ir mais longe, garantindo o protagonismo e a liderança da nossa marca. Como parte fundamental do projeto, teremos a evolução da identidade visual, que preserva elementos da nossa essência, tão reconhecida, querida e próxima das pessoas. Com uma estética contemporânea e novas práticas alinhadas às diretrizes ESG da empresa, nos postos Ipiranga, os consumidores viverão a experiência integrada de jornadas física e digital, que englobam AmPm, Jet Oil, Abastece Aí, Km de Vantagens e pista de abastecimento, sempre contando com o atendimento de excelência dos nossos 50 mil VIPs. Tudo isso baseado em soluções de arquitetura e engenharia, que resultaram em uma relação custo-benefício mais eficiente do ponto de vista de investimento”, conta Bárbara Miranda, VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios. 
 
Nova Marca, Novo Posto 

A evolução dos postos Ipiranga tem como foco a jornada dos consumidores. Agora, a marca está em evidência em todos os pontos de contato com o público. Mas não se trata de uma mudança estética apenas: o novo projeto também levou em consideração o custo para a revenda, com um valor menor, tanto de implantação quanto de manutenção, o que inclui o uso de materiais e instalações que facilitam a nova aplicação, além da utilização de estruturas modulares.

O novo posto Ipiranga apresenta uma setorização por cores que demarcam o ecossistema visual. O Amarelo Ipiranga será predominante na cobertura do complexo, facilitando a identificação da marca na jornada do consumidor.  O Azul Ipiranga vai indicar todos os produtos à venda; e o Laranja Ipiranga vai sinalizar áreas de ofertas de serviços gratuitos, as “amabilidades”. Haverá pisos diferenciados para sinalizar o espaço para pedestres, parklets onde as pessoas poderão descansar após uma refeição na AmPm, guardar suas bikes, por exemplo; e até bebedouros convencionais e para pets.

Além das cores, há outro elemento da evolução da marca que estará muito aparente nos postos: o pingo da letra “i”, de Ipiranga. Este triângulo estará em evidência na “testeira” dos postos de combustíveis e fará parte do novo grafismo da marca, que poderá ser visto em diversos elementos visuais dentro do posto.  
 
Logomarca

Esse processo contempla também a evolução da logo da empresa. O resultado é uma nova marca mais humanizada, com cores mais vibrantes, contemporânea e minimalista.

Como elementos mais lembrados, o ícone e o “I” da Ipiranga foram, junto com as cores amarelo e azul, referências para os consumidores. Por isso, a evolução da logomarca modernizou alguns aspectos, mas manteve a afinidade das referências do público. Agora, há uma fonte proprietária com traços mais curvos e fluidos, transmitindo um aspecto mais humanizado. No ícone, o corpo da letra “i” representa uma estrada, enquanto o acento da vogal identifica o destino. As cores mais vibrantes, com o tradicional amarelo e azul, permitem melhor contraste e visibilidade. Com o fim do uso do “box” amarelo, agora a marca Ipiranga possui mais possibilidades de aplicação.

Parceiros no desenvolvimento do projeto:
Alexandria, Talent, Pharus, Baars, Superunion, Tasselli Barros Arquitetura e Interiores, Tahara Design, e-Tática e Camila Lima.


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