Palestra 99
 

4 day week: uma nova realidade?!

Cofundadores da 4 Day Week Global, Charlotte Lockhart e Andrew Barnes, trazem pesquisa sobre jornada de trabalho de 4 dias, ao invés de 5 dias por semana.

4 day week: uma nova realidade

Imagem: Divulgação

Por Léa Lobo

Uma pesquisa divulgada em fevereiro de 2023, apresenta os resultados do maior teste do mundo sobre a jornada de trabalho numa semana de 4 dias ao invés da tradicional de 5 dias, demonstrando ainda mais os benefícios do trabalho com horas reduzidas e focado em resultados.

O programa piloto – conduzido no Reino Unido pela organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global, a campanha britânica 4 Day Week e o think-tank Autonomy – orientou mais de 60 empresas e quase 3.000 trabalhadores por meio de um teste de seis meses, com a jornada de colaboradores numa semana de 4 dias, sem nenhuma perda de salário para os trabalhadores.

Os resultados gerais mostram que quase todas as organizações manterão uma semana de 4 dias após o teste, com 91% definitivamente continuando ou planejando continuar, e outros 4% inclinados a continuar. Apenas 4% dos participantes definitivamente não permanecerão com os 4 dias de trabalho na semana.

As empresas avaliaram sua experiência geral dos testes com uma média de 8,5/10, com produtividade e desempenho de negócios pontuando 7,5/10 cada. A receita aumentou 35% nos períodos de experiência em comparação com períodos semelhantes do ano anterior, e as contratações aumentaram enquanto o absenteísmo diminuiu.

A saúde e o bem-estar dos funcionários também melhoraram, com aumentos significativos observados na saúde física e mental, tempo gasto em exercícios e satisfação geral com a vida e o trabalho. As taxas de estresse, esgotamento e fadiga caíram, enquanto os problemas com o sono diminuíram. Os resultados ambientais também foram encorajadores, com o tempo de deslocamento caindo em toda a amostra em meia hora por semana.

A pesquisadora principal, a professora Juliet Schor, do Boston College, observou uma consistência encorajadora nos dados: “Os resultados são amplamente estáveis em locais de trabalho de tamanhos variados, demonstrando que essa é uma inovação que funciona para muitos tipos de organizações.

4 day week: uma nova realidade, Juliet Schor

“Há também algumas diferenças interessantes. Descobrimos que os funcionários de organizações sem fins lucrativos e de serviços profissionais tiveram um aumento médio maior no tempo gasto em exercícios, enquanto os da construção/manufatura tiveram as maiores reduções de esgotamento e problemas de sono”, disse ela.

Cientista comportamental e novo CEO da 4 Day Week Global, o Dr. Dale Whelehan explicou que a amostra produziu diferenças interessantes nos resultados de gênero: “Embora homens e mulheres se beneficiem de uma semana de 4 dias, a experiência das mulheres geralmente é melhor. É o caso do burnout, da satisfação com a vida e no trabalho, da saúde mental e da redução do tempo de deslocamento. De forma encorajadora, o fardo dos deveres não relacionados ao trabalho parece estar se equilibrando, com mais homens assumindo uma parcela maior do trabalho doméstico e dos cuidados com os filhos”, disse ele.

4 day week: uma nova realidade, Dr. Dale Whelehan

Cofundadora e diretora executiva da 4 Day Week Global, Charlotte Lockhart olhou para o futuro: “Nossa equipe está satisfeita em expandir os argumentos em favor de uma semana de 4 dias hoje com esta nova pesquisa acadêmica de classe mundial, e estamos ansiosos para adicionar nossos resultados piloto da Australásia a este conjunto de dados nas próximas semanas e nossos resultados europeus, sul-africanos, brasileiros e norte-americanos nos próximos meses”, disse ela.

A 4 Day Week Global foi fundada na Nova Zelândia por empresários e filantropos, Andrew Barnes e Charlotte Lockhart, após o sucesso mundialmente conhecido de seu teste pioneiro da semana de 4 dias no Perpetual Guardian. Desde então, a 4 Day Week Global apoiou mais de 1.000 empresas de vários setores em todo o mundo para fazer a transição permanente para o trabalho de horas reduzidas e focado no resultado. Somente no ano passado, eles orientaram aproximadamente 200 organizações por meio de seus programas piloto e planejam realizar outros pilotos globais trimestrais em 2023.

4 day week: uma nova realidade, Charlotte Lockhart

Sua abordagem é baseada no modelo 100-80-100™ projetado por Lockhart juntamente com o teste Perpetual Guardian em 2018. Isso é 100% do pagamento, por 80% do tempo, em troca de um compromisso de entregar 100% da produção. A ambição da 4 Day Week Global é tornar a semana de 4 dias o novo padrão e reduzir o tempo de trabalho o novo padrão. Sua intenção é liderar e fazer crescer o movimento global por uma semana de trabalho mais curta para torná-la realidade em todo o mundo. 

Das 91 empresas e cerca de 3.500 funcionários que participaram dos programas-piloto, 75 empresas e 1.751 funcionários responderam às pesquisas. Os resultados acima são baseados nessa amostra. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Corporate Real Estate

A importância da visão holística de atuação do Corporate Real Estate na Cargill para traduzir os planos dos negócios em estratégias imobiliárias que otimizem o portfólio de imóveis e permitam o sucesso dos negócios

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SMACNA

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP