Condor
 

4 day week: uma nova realidade?!

Cofundadores da 4 Day Week Global, Charlotte Lockhart e Andrew Barnes, trazem pesquisa sobre jornada de trabalho de 4 dias, ao invés de 5 dias por semana.

4 day week: uma nova realidade

Imagem: Divulgação

Por Léa Lobo

Uma pesquisa divulgada em fevereiro de 2023, apresenta os resultados do maior teste do mundo sobre a jornada de trabalho numa semana de 4 dias ao invés da tradicional de 5 dias, demonstrando ainda mais os benefícios do trabalho com horas reduzidas e focado em resultados.

O programa piloto – conduzido no Reino Unido pela organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global, a campanha britânica 4 Day Week e o think-tank Autonomy – orientou mais de 60 empresas e quase 3.000 trabalhadores por meio de um teste de seis meses, com a jornada de colaboradores numa semana de 4 dias, sem nenhuma perda de salário para os trabalhadores.

Os resultados gerais mostram que quase todas as organizações manterão uma semana de 4 dias após o teste, com 91% definitivamente continuando ou planejando continuar, e outros 4% inclinados a continuar. Apenas 4% dos participantes definitivamente não permanecerão com os 4 dias de trabalho na semana.

As empresas avaliaram sua experiência geral dos testes com uma média de 8,5/10, com produtividade e desempenho de negócios pontuando 7,5/10 cada. A receita aumentou 35% nos períodos de experiência em comparação com períodos semelhantes do ano anterior, e as contratações aumentaram enquanto o absenteísmo diminuiu.

A saúde e o bem-estar dos funcionários também melhoraram, com aumentos significativos observados na saúde física e mental, tempo gasto em exercícios e satisfação geral com a vida e o trabalho. As taxas de estresse, esgotamento e fadiga caíram, enquanto os problemas com o sono diminuíram. Os resultados ambientais também foram encorajadores, com o tempo de deslocamento caindo em toda a amostra em meia hora por semana.

A pesquisadora principal, a professora Juliet Schor, do Boston College, observou uma consistência encorajadora nos dados: “Os resultados são amplamente estáveis em locais de trabalho de tamanhos variados, demonstrando que essa é uma inovação que funciona para muitos tipos de organizações.

4 day week: uma nova realidade, Juliet Schor

“Há também algumas diferenças interessantes. Descobrimos que os funcionários de organizações sem fins lucrativos e de serviços profissionais tiveram um aumento médio maior no tempo gasto em exercícios, enquanto os da construção/manufatura tiveram as maiores reduções de esgotamento e problemas de sono”, disse ela.

Cientista comportamental e novo CEO da 4 Day Week Global, o Dr. Dale Whelehan explicou que a amostra produziu diferenças interessantes nos resultados de gênero: “Embora homens e mulheres se beneficiem de uma semana de 4 dias, a experiência das mulheres geralmente é melhor. É o caso do burnout, da satisfação com a vida e no trabalho, da saúde mental e da redução do tempo de deslocamento. De forma encorajadora, o fardo dos deveres não relacionados ao trabalho parece estar se equilibrando, com mais homens assumindo uma parcela maior do trabalho doméstico e dos cuidados com os filhos”, disse ele.

4 day week: uma nova realidade, Dr. Dale Whelehan

Cofundadora e diretora executiva da 4 Day Week Global, Charlotte Lockhart olhou para o futuro: “Nossa equipe está satisfeita em expandir os argumentos em favor de uma semana de 4 dias hoje com esta nova pesquisa acadêmica de classe mundial, e estamos ansiosos para adicionar nossos resultados piloto da Australásia a este conjunto de dados nas próximas semanas e nossos resultados europeus, sul-africanos, brasileiros e norte-americanos nos próximos meses”, disse ela.

A 4 Day Week Global foi fundada na Nova Zelândia por empresários e filantropos, Andrew Barnes e Charlotte Lockhart, após o sucesso mundialmente conhecido de seu teste pioneiro da semana de 4 dias no Perpetual Guardian. Desde então, a 4 Day Week Global apoiou mais de 1.000 empresas de vários setores em todo o mundo para fazer a transição permanente para o trabalho de horas reduzidas e focado no resultado. Somente no ano passado, eles orientaram aproximadamente 200 organizações por meio de seus programas piloto e planejam realizar outros pilotos globais trimestrais em 2023.

4 day week: uma nova realidade, Charlotte Lockhart

Sua abordagem é baseada no modelo 100-80-100™ projetado por Lockhart juntamente com o teste Perpetual Guardian em 2018. Isso é 100% do pagamento, por 80% do tempo, em troca de um compromisso de entregar 100% da produção. A ambição da 4 Day Week Global é tornar a semana de 4 dias o novo padrão e reduzir o tempo de trabalho o novo padrão. Sua intenção é liderar e fazer crescer o movimento global por uma semana de trabalho mais curta para torná-la realidade em todo o mundo. 

Das 91 empresas e cerca de 3.500 funcionários que participaram dos programas-piloto, 75 empresas e 1.751 funcionários responderam às pesquisas. Os resultados acima são baseados nessa amostra. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Corporate Real Estate

A importância da visão holística de atuação do Corporate Real Estate na Cargill para traduzir os planos dos negócios em estratégias imobiliárias que otimizem o portfólio de imóveis e permitam o sucesso dos negócios

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP