Palestra 99
 

Itaú Unibanco lança companhia de compras corporativas e gestão de patrimônio

Claudio Arromatte, Ingrid Bracher e Erika Campos da Itaú Gestão de Ativos (IGA) posicionam a nova empresa na gestão compras corporativas e gestão de patrimônio.

Itaú Unibanco lança companhia de compras corporativas e gestão de patrimônio

Foto: Divulgação


Por Léa Lobo

Está em operação a Itaú Gestão de Ativos (IGA), empresa do conglomerado Itaú Unibanco, especializada na oferta de serviços de gestão de eficiência de custos, compras corporativas e patrimônio. Derivada da área de Compras e Gestão de Patrimônio do Itaú Unibanco, a IGA atuará como uma companhia não financeira e de perfil técnico, contando com uma equipe de 370 profissionais especializados, responsáveis pela prestação de serviços focados em eficiência operacional, qualidade e relação ética e transparente, estendendo às empresas de diversos segmentos e clientes do banco as práticas e resultados já obtidos no Itaú, que também é cliente da IGA.

Com a prestação de serviços ao banco, a IGA já nasce com o porte e expertise de uma das 10 maiores empresas em seu segmento no Brasil, gerenciando anualmente mais de R$ 16 bilhões em compras, uma carteira de R$ 6,3 bilhões em ativos não financeiros e mais de 1 milhão de m2 em espaços corporativos.

“Percebemos uma oportunidade de oferecer a escala, ética no relacionamento com fornecedores e o ‘expertise’ desenvolvidos ao longo de anos com o Itaú, somando esforços e buscando com isto gerar resultados que, individualmente, os clientes não conseguiriam. Sempre que possível vamos trabalhar com remuneração por sucesso, evitando pagamentos fixos ou antecipados. Neste ecossistema todos ganham: os clientes, os fornecedores, a IGA e o banco”, explica Claudio Arromatte, Diretor de Patrimônio e Compras do Itaú Unibanco. “Esse objetivo também se alinha à estratégia de ‘beyond banking’ do Itaú Unibanco, que busca ofertar produtos e serviços que vão além da atividade bancária, reforçando também a continuidade e perenidade das relações com seus clientes”, completa.

Ingrid Bracher, superintendente de Projetos e Obras da IGA, complementa que hoje a atuação da IGA com o Itaú Unibanco em compras e patrimônio abrange todas áreas e imóveis do banco e irão estender este conceito aos demais clientes, isto é, “total sinergia entre as áreas de Compras e Patrimônio, sempre com foco em eficiência de custos promovida pela equipe de compras, mas integrando também a avaliação e validação estratégica da área patrimonial, para garantir sempre o atendimento das necessidades do cliente e não apenas o melhor custo de aquisição. Essa integração, por sinal, é um dos nossos principais diferenciais competitivos. Já o gerenciamento de imóveis do Itaú Unibanco no exterior recebe suporte operacional da IGA sempre que necessário, mas a IGA não é responsável direta pela gestão desses espaços fora do Brasil”, complementou ela.

Neste momento, onde há um redesenho do mundo financeiro questionamos se a IGA entra como uma estratégia inovadora apenas para ampliar indiretamente os negócios da Holding junto a seus clientes e prospects institucionais ou se percebeu a grande oportunidade de mercado que há no universo de ativos e compras que tangenciam a gestão de patrimônio e entram como mais um player para o segmento?  Bracher pontua que enxergam oportunidades nas duas frentes: contribuir com o relacionamento e perenização de clientes para o Itaú Unibanco e, também, apoiar nossos clientes com soluções de eficiência, qualidade e gestão de riscos. “Mais do que buscar especificar um segmento ou nicho de atuação, o principal foco da IGA é atuar nas dores dos clientes. Para isso, além da experiência de gestão de ativos e compras do banco, buscamos oferecer aos clientes um grande ecossistema de relacionamento entre empresas e fornecedores – incluindo players do mesmo segmento da IGA – gerando múltiplas oportunidades de geração de valor em diversos níveis.

Com relação a abrangência das possibilidades de negócios de gestão de Patrimônio, como gestão em equipamentos prediais dos tipos corporativos, hospitalares, shopping center, industrial etc., Erika Campos, superintendente de Patrimônio e Facilities da IGA pontua que a oferta da nova empresa incluirá projetos estratégicos como, por exemplos, serviços de consultoria, bem como a prestação de serviços, incluindo gerenciamento de serviços. Segundo ela, a  atuação pode ser resumida em três pilares:
 
- Projetos Estratégicos: projetos de consultoria do diagnóstico à implementação, voltados para assuntos específicos e que necessitam de uma análise mais profunda. Exemplos desses produtos são projetos de sourcing, facilities, gestão de espaços, obras e layout, eficiência energética e projetos voltados a desmobilização de ativos (imóveis e veículos);
- Serviços Gerenciados: programas contínuos de execução completa ou parcial das operações de Compras, Facilities e gestão de bens desmobilizados, entre outras;
- Plataformas Tecnológicas: produtos tecnológicos para geração de eficiência, automação e apoio a operação.”, destaca a executiva.
 
“A oferta de produtos e serviços da IGA é totalmente direcionada ao atendimento das necessidades dos clientes. Vamos atuar como e onde nossos clientes escolherem. Na nossa visão, serviços e canais digitais não concorrem com a oferta de soluções tailormade. Pelo contrário, enxergamos um enorme potencial de integrar o universo digital em diversas etapas do dia a dia das operações, com impacto positivo na eficiência dos clientes. Um exemplo é a captura de dados em meio digital para a elaboração do escopo para o RFQ para Facilities Services, em uma etapa anterior à análise in loco do equipamento ou espaço predial do cliente. Da mesma forma, o digital também nos auxilia com dados de manutenção corretiva e planos de manutenção preventiva, em uma estratégia data driven que integra o digital e o físico. Vale citar como exemplo dessa gestão o Centro de Operações do Itaú Unibanco, gerenciado pela IGA e que monitora continuamente em ambiente digital todos os prédios e escritórios do banco em todo o Brasil, fornecendo e controlando dados de iluminação, sistema de ar-condicionado, dentre outros insumos”, destacou Campos.

“O foco da IGA é ser uma empresa digital na oferta soluções e nossa intenção é ofertar serviços e produtos para empresas de todos os portes, conforme suas necessidades, atuando sempre com objetivo de buscar o melhor benefício ao cliente, sendo agnósticos em relação a fornecedores ou plataformas tecnológicas”, detalha Arromatte.

A expectativa é que as receitas com os serviços prestados para outras empresas, além do Itaú Unibanco, respondam pela maioria da geração anual de valor da IGA. Arromatte reforça, no entanto, que a geração de receita é apenas um dos objetivos com a companhia. “Buscamos com a IGA, atrair novos clientes para o conglomerado e fortalecer o relacionamento com os já existentes, oferecendo nosso conhecimento e experiência para que eles conquistem mais eficiência econômica e operacional, tenham impacto positivo em margens financeiras e passem a tratar as operações fora do ‘core business’ de maneira estratégica”, finaliza.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
De pessoas para pessoas

Um espaço com gestão sustentável de suas instalações pode ser atrativo, organizado, inovador e, se bem gerido, responsável por atrair e manter talentos.

Uma operação que roda!

A gestão da Roda Rico tem como objetivos proporcionar alegrias e experiências únicas aos visitantes, sem perder de vista a segurança.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SMACNA

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP