Condor
 

IGA é a nova gerenciadora de ativos do Itaú

Empresa de gestão de compras e patrimônio nasce com carteira superior a R$ 6 bilhões em ativos.
IGA - empresa especializada na oferta de serviços de gestão de eficiência de custos, compras corporativas e patrimônio.
Foto: depositphotos.com / casadaphoto

O Itaú divulgou ontem (28/02) uma empresa especializada na oferta de serviços de gestão de eficiência de custos, compras corporativas e patrimônio. Denominada de Itaú Gestão de Ativos (IGA), ela nasce a partir de uma área interna da instituição bancária que prestará serviços para todos os setores da economia. Com uma equipe de 370 pessoas, ela já surge gerenciando anualmente mais de R$ 16 bilhões em compras, uma carteira de R$ 6,3 bilhões em ativos e mais de 1 milhão de metros quadrados em espaços corporativos. 

Segundo o Itaú, os R$ 6,3 bilhões em ativos da IGA referem-se à carteira de imóveis e veículos retomados que a empresa administra e monetiza para o Itaú. São cerca de 10 mil veículos e 500 imóveis. Já o 1 milhão de metros quadrados é a soma da área gerenciada de 86 imóveis proprietários do Itaú, que incluem, entre outros, a sede administrativa no Jabaquara; o edifício do BBA na Faria Lima; o centro de tecnologia na Avenida do Estado, todos na capital paulista; e o Data Center em Mogi Mirim (SP). A IGA não será dona desses imóveis, mas continuará a fazer 100% da gestão patrimonial e de facilites.

Segundo o Itaú, a IGA prestará serviços focados em eficiência operacional, qualidade e relação ética e transparente. "Percebemos uma oportunidade de oferecer a escala, ética no relacionamento com fornecedores e o 'expertise' desenvolvidos ao longo de anos com o Itaú, somando esforços e buscando com isto gerar resultados que, individualmente, os clientes não conseguiriam. Sempre que possível vamos trabalhar com remuneração por sucesso, evitando pagamentos fixos ou antecipados. Neste ecossistema todos ganham: clientes, fornecedores, IGA e o banco", disse Claudio Arromatte, diretor de Patrimônio e Compras do Itaú.

Arromatte aponta ainda que a nova empresa faz parte da estratégia de "beyond banking" do banco, que busca ofertar produtos e serviços que vão além da atividade bancária, reforçando também a continuidade e perenidade das relações com seus clientes. "O foco da IGA é ser uma empresa digital na oferta de soluções e nossa intenção é ofertar serviços e produtos para empresas de todos os portes, conforme suas necessidades, atuando sempre com objetivo de buscar o melhor benefício ao cliente, sendo 'agnósticos' em relação a fornecedores ou plataformas tecnológicas", diz.

A expectativa é que, no futuro, as receitas com os serviços prestados para outras empresas, além do Itaú, respondam pela maioria da geração de valor. Arromatte destaca que a receita é apenas um dos objetivos da nova empresa. "Buscamos com a IGA atrair novos clientes para o conglomerado e fortalecer o relacionamento com os já existentes, oferecendo nosso conhecimento e experiência para que eles conquistem mais eficiência econômica e operacional, tenham impacto positivo em margens financeiras e passem a tratar as operações fora do 'core business' de maneira estratégica", finaliza.





Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Facility Management - In house ou terceirizado

Neste artigo, trago uma síntese do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Administração no Centro Universitário Adventista de Hortolândia - UNASP - Campus Hortolândia/SP, proposto por mim - Patrícia Pereira.

Energia 4D. Vamos falar sobre as bases brasileiras

Neste artigo, o autor aborda a produção de energia descarbonizada, descentralizada, digitalizada e diversificada e aponta panoramas brasileiros sobre o uso e a produção dela. O futuro pode ser hoje, veja como.

Incêndios estruturais ainda preocupam

Monitoramento diário de ocorrências de incêndios no país em janeiro de 2023 apresenta alta de mais de 12% em relação ao mesmo período no ano passado.

Fim da demissão sem justa causa?

Em análise pelo Supremo Tribunal Federal, a proposta a ser decidida nos próximos meses defende a exigência de uma justificativa para quaisquer desligamentos. Entenda melhor neste artigo.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP