Black Friday - Congresso 2025
 

IGA é a nova gerenciadora de ativos do Itaú

Empresa de gestão de compras e patrimônio nasce com carteira superior a R$ 6 bilhões em ativos.
IGA - empresa especializada na oferta de serviços de gestão de eficiência de custos, compras corporativas e patrimônio.
Foto: depositphotos.com / casadaphoto

O Itaú divulgou ontem (28/02) uma empresa especializada na oferta de serviços de gestão de eficiência de custos, compras corporativas e patrimônio. Denominada de Itaú Gestão de Ativos (IGA), ela nasce a partir de uma área interna da instituição bancária que prestará serviços para todos os setores da economia. Com uma equipe de 370 pessoas, ela já surge gerenciando anualmente mais de R$ 16 bilhões em compras, uma carteira de R$ 6,3 bilhões em ativos e mais de 1 milhão de metros quadrados em espaços corporativos. 

Segundo o Itaú, os R$ 6,3 bilhões em ativos da IGA referem-se à carteira de imóveis e veículos retomados que a empresa administra e monetiza para o Itaú. São cerca de 10 mil veículos e 500 imóveis. Já o 1 milhão de metros quadrados é a soma da área gerenciada de 86 imóveis proprietários do Itaú, que incluem, entre outros, a sede administrativa no Jabaquara; o edifício do BBA na Faria Lima; o centro de tecnologia na Avenida do Estado, todos na capital paulista; e o Data Center em Mogi Mirim (SP). A IGA não será dona desses imóveis, mas continuará a fazer 100% da gestão patrimonial e de facilites.

Segundo o Itaú, a IGA prestará serviços focados em eficiência operacional, qualidade e relação ética e transparente. "Percebemos uma oportunidade de oferecer a escala, ética no relacionamento com fornecedores e o 'expertise' desenvolvidos ao longo de anos com o Itaú, somando esforços e buscando com isto gerar resultados que, individualmente, os clientes não conseguiriam. Sempre que possível vamos trabalhar com remuneração por sucesso, evitando pagamentos fixos ou antecipados. Neste ecossistema todos ganham: clientes, fornecedores, IGA e o banco", disse Claudio Arromatte, diretor de Patrimônio e Compras do Itaú.

Arromatte aponta ainda que a nova empresa faz parte da estratégia de "beyond banking" do banco, que busca ofertar produtos e serviços que vão além da atividade bancária, reforçando também a continuidade e perenidade das relações com seus clientes. "O foco da IGA é ser uma empresa digital na oferta de soluções e nossa intenção é ofertar serviços e produtos para empresas de todos os portes, conforme suas necessidades, atuando sempre com objetivo de buscar o melhor benefício ao cliente, sendo 'agnósticos' em relação a fornecedores ou plataformas tecnológicas", diz.

A expectativa é que, no futuro, as receitas com os serviços prestados para outras empresas, além do Itaú, respondam pela maioria da geração de valor. Arromatte destaca que a receita é apenas um dos objetivos da nova empresa. "Buscamos com a IGA atrair novos clientes para o conglomerado e fortalecer o relacionamento com os já existentes, oferecendo nosso conhecimento e experiência para que eles conquistem mais eficiência econômica e operacional, tenham impacto positivo em margens financeiras e passem a tratar as operações fora do 'core business' de maneira estratégica", finaliza.





Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Facility Management - In house ou terceirizado

Neste artigo, trago uma síntese do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Administração no Centro Universitário Adventista de Hortolândia - UNASP - Campus Hortolândia/SP, proposto por mim - Patrícia Pereira.

Energia 4D. Vamos falar sobre as bases brasileiras

Neste artigo, o autor aborda a produção de energia descarbonizada, descentralizada, digitalizada e diversificada e aponta panoramas brasileiros sobre o uso e a produção dela. O futuro pode ser hoje, veja como.

Incêndios estruturais ainda preocupam

Monitoramento diário de ocorrências de incêndios no país em janeiro de 2023 apresenta alta de mais de 12% em relação ao mesmo período no ano passado.

Fim da demissão sem justa causa?

Em análise pelo Supremo Tribunal Federal, a proposta a ser decidida nos próximos meses defende a exigência de uma justificativa para quaisquer desligamentos. Entenda melhor neste artigo.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP