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Novo edifício potencializa expansão de negócios em Campinas

[Real Estate] Assinado pelo estúdio ACIA Arquitetos, Sky Galleria apresenta design arrojado

O estúdio paulistano ACIA Arquitetos assina o projeto do Edifício Sky Galleria, empreendimento corporativo da Building Incorporadora em parceria com o Grupo Iguatemi que será integrado ao Galleria Shopping, em Campinas. Às margens da Rodovia D. Pedro I, o edifício de 14 pavimentos e padrão Triple A Leed Gold possui localização privilegiada, num dos maiores pólos de negócios da região. A previsão de entrega é em dezembro deste ano.

Com 30 mil metros quadrados de área construída, o Sky Galleria é uma torre corporativa imponente que já se destaca na paisagem e chama a atenção de quem circula pela rodovia D. Pedro I e pelo entorno do shopping. "Trabalhamos desde o início com essa ideia de que o prédio pudesse ser uma referência, reconhecível como um elemento que organizaria esse futuro do Galleria Shopping como nova centralidade urbana. É um edifício emblemático para essa região que está em pleno desenvolvimento na cidade de Campinas", explica o arquiteto e sócio-diretor do ACIA Arquitetos, Fábio Aurichio.

O edifício é composto por business center, área privativa para escritórios, salas de reunião para uso comum, além de sistema de coleta seletiva de resíduos e certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), que é um dos principais selos para construções sustentáveis. Segundo Aurichio, a implantação e a organização do térreo do empreendimento nasceram como fruto de um desenho do uso do conjunto, onde as relações de circulação entre o shopping existente, a expansão futura e os outros usos se cruzam.

Parte do térreo é ocupado por lojas que estão voltadas para a futura área comercial e um centro de eventos com uma sala multiuso. "Nós criamos essa sala com uma grande janela que abre para o verde do entorno e que cria relação com a área do shopping onde há a circulação de pessoas", acrescenta Fábio.

A implantação e organização do térreo nasceram como fruto de um desenho do uso do todo, onde as relações de circulação entre o shopping existente, a expansão futura e os outros usos se cruzam. O business center conta com salas de reuniões e um lobby de grandes dimensões. O espaço tem como pano de fundo um vultoso bosque fechado responsável por dividir a área de circulação do shopping e as salas de office. "A ideia é de que o verde funcione tanto como cenário quanto como divisor, uma área de estar, com mesas e bancos, e que divida esses dois usos muito marcados. Já na parte interna do hall, esse pequeno bosque será a paisagem", complementa Aurichio.

A dinâmica de fachada permitiu a criação de uma concepção de volumes. "A ideia foi criar uma caixa que pudesse ter uma dinâmica de fachada e que ela, como que num gesto, levanta e tira o pé do chão para criar uma permeabilidade até a entrada do shopping. Esse movimento do prédio, como se fosse um prisma dividido em duas partes, possibilita essa permeabilidade, tanto visual, que tenha relação com a vegetação, como o fluxo das pessoas que vão entrar por ali", explica o arquiteto.

Outra característica importante do edifício Sky Galleria é a fachada unitizada, onde todos os elementos de composição de desenho foram criados nos próprios painéis. "A ideia foi realizar um projeto inteligente, que tivesse o maior número de elementos pré-fabricados possível, no qual os painéis saíam do caminhão e eram colocados diretamente no seu lugar definitivo. Isso ajudou muito, na dinâmica da obra, com menos desperdício e mais controle de qualidade", salienta.

Business center tem como pano de fundo um vultoso bosque fechado responsável por dividir a área de circulação do shopping e as salas de office

O projeto faz parte da estratégia da rede Iguatemi de adensamento de seus empreendimentos e do desenvolvimento das regiões em que atua. A primeira etapa da expansão contempla a construção do Sky Galleria, trazendo grandes diferenciais para o mercado imobiliário corporativo da cidade, além de colaborar com a geração de empregos na região. "Um dos desafios desse projeto foi criar um edifício que pudesse trazer a identidade do shopping, ou seja, fazer com que se reconhecesse o empreendimento como um todo, com design que conecte todo o complexo e possa levar essa identidade para mais próximo da rodovia", completa Fábio.

Foto: Divulgação. 


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