Sorteio Nespresso
 

Nova unidade Vita do Grupo Fleury

Empreendimento tem conceito arquitetônico desenvolvido pela AKMX

A décima unidade Vita, do Grupo Fleury, dedicada ao público praticante de esportes, seja profissional ou amador, inova em performance esportiva, saúde e qualidade de vida do movimento em um ambiente disruptivo em frente ao Parque Ibirapuera. Com projeto arquitetônico desenvolvido pela AKMX Arquitetura e Engenharia, o conceito usa premissas da neuroarquitetura, base de estudos da neurociência que analisa os impactos do ambiente físico no comportamento humano.

"No Vita Parque Ibirapuera, o exterior se comunica com os interiores. A vista, a entrada de luz natural e as escolhas de cores, formas e texturas trazem estímulos que promovem bem-estar aos usuários, tornando sua experiência mais agradável. Pensando assim, a arquitetura tende a colaborar na performance de tratamento dos esportistas. A unidade Vita se contrasta aos tradicionais centros médicos e de reabilitação esportiva, comunicando um novo estilo vida e promoção à saúde", ressalta Denise Moraes, diretora de criação da AKMX.

O espaço sedia serviços de performance esportiva (análise biomecânica da corrida), reabilitação esportiva (fisioterapia e massagem), medicina e cardiologia do esporte, nutrição e ortopedia.

Para o engenheiro civil Marcio Silva, head de facilities e expansão da rede Vita, a integração dos espaços potencializou a sensação de amplitude e liberdade dos usuários.

"A premissa era termos um ambiente disruptivo. Um conceito cujo espaço conseguisse demonstrar outras vertentes que não fossem apenas o da reabilitação. O nosso objetivo no Vita Parque Ibirapuera é ser um organismo plural, não só para a saúde, mas também para o bem-estar do indivíduo", completa Silva.

Andreia Miana, fisioterapeuta e gestora da nova unidade Vita Parque Ibirapuera, reforça a ideia de um ambiente que vai além dos processos de reabilitação. A ampla gama de opções em tratamentos de saúde e preparação física para pacientes, atletas e esportistas deve estimular a medicina preventiva: "A busca não deve ser somente para tratar a dor depois de lesionado, mas sim um lugar onde as pessoas cuidem da saúde como um todo. Recuperação ativa, consultas nutricionais, avaliações de performance de corrida ou bicicleta contribuem para a diminuição do risco de lesões, por exemplo".

Para Andréia, a comunicação entre profissionais dedicados aos tratamentos também foi potencializada por meio dos espaços: "Podemos discutir os casos dos pacientes com os especialistas de forma mais colaborativa. Esse diálogo imediato proporciona um maior enriquecimento técnico da equipe médica e potencializa os resultados da pessoa tratada", reforça.

Running Land: um ecossistema para os apaixonados por esporte

O Vita Parque Ibirapuera ocupa o 4º andar da Running Land, iniciativa de uma das principais organizadoras de corrida de rua do país, a Norte Marketing Esportivo. O complexo com cerca de 1.200 m2 foi inspirado na "experience house" Nike Town de Nova Iorque e está localizado em frente ao Parque Ibirapuera, maior parque da América Latina e utilizado diariamente por milhares de paulistanos para práticas esportivas e em busca de saúde e bem-estar.


Foto: Divulgação/Adam Tavares


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
8º Fórum Infra FM Hospitais

Evento reuniu prática, teoria e networking de peso para falar o que há de novo e o que realmente funciona na gestão de infraestrutura hospitalar

Ornare celebra 36 anos de sucesso

Marca internacional de mobiliário de alto padrão conquista reconhecimento entre os profissionais de arquitetura e design de todo o mundo

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP