Sorteio Nespresso
 

Canteiros de obras também são lugares para arte?

Organizações adotam estratégia de transformar tapumes em painéis de arte

Painel da construção da nova sede da Faculdade Rudolf Steiner, em São Paulo - por Pipo Gialluisi

Transformar tapumes de canteiros de obras em painéis de arte tem sido uma estratégia adotada por organizações para gerar um impacto positivo à paisagem urbana. No Alto da Boa Vista, bairro da Zona Sul de São Paulo, alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner aderiram à ideia e fizeram uma intervenção artística no tapume que protege a construção da nova edificação da instituição de ensino superior, que será inaugurada em 2023.

Com 14m de comprimento e 2,20m de altura, o painel recebeu uma pintura que retrata pássaros saindo da gaiola, buscando estabelecer uma relação com uma pedagogia que conduz a criança e o jovem à liberdade. O desenho da árvore remete à mangueira, símbolo central da nova edificação e um local de encontro entre docentes, alunos e colaboradores.

Além disso, o tapume ainda estampa a mensagem: "nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres, que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas", considerada uma frase de relevância do fundador da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf, Rudolf Steiner.

Munidos de tintas, sprays e pincéis, estudantes, professoras e professores desenvolveram o trabalho artístico, sob a coordenação do universitário Carlos Finkennaur. A ação também teve apoio do Centro Acadêmico Ute Craemer da faculdade.

A diretora da Faculdade Rudolf Steiner, Melanie M. Guerra, revela que a ideia de transformar o tapume em arte surgiu dos próprios alunos, como uma forma de colaborarem com a fase de início da construção. "O comitê de gerenciamento do projeto entendeu que a atividade também embelezaria o bairro e a ideia foi bem aceita pela construtora", afirma. A execução da obra é comandada pela Engemon - Engenharia e Construção.

Além de ressignificar a paisagem urbana, intervenções artísticas estão inseridas no contexto da educação. Na visão de Melanie, por meio da arte é possível "expressar emoções e talentos, ampliando a abrangência da criatividade. E o professor, que desenvolve a sua capacidade artística, pode atingir o aluno por meio de um repertório próprio, além de fazer parte de um processo de autoconhecimento", finaliza a diretora.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
8º Fórum Infra FM Hospitais

Evento reuniu prática, teoria e networking de peso para falar o que há de novo e o que realmente funciona na gestão de infraestrutura hospitalar

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP