Palestra Arquitetura
 

Canteiros de obras também são lugares para arte?

Organizações adotam estratégia de transformar tapumes em painéis de arte

Painel da construção da nova sede da Faculdade Rudolf Steiner, em São Paulo - por Pipo Gialluisi

Transformar tapumes de canteiros de obras em painéis de arte tem sido uma estratégia adotada por organizações para gerar um impacto positivo à paisagem urbana. No Alto da Boa Vista, bairro da Zona Sul de São Paulo, alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner aderiram à ideia e fizeram uma intervenção artística no tapume que protege a construção da nova edificação da instituição de ensino superior, que será inaugurada em 2023.

Com 14m de comprimento e 2,20m de altura, o painel recebeu uma pintura que retrata pássaros saindo da gaiola, buscando estabelecer uma relação com uma pedagogia que conduz a criança e o jovem à liberdade. O desenho da árvore remete à mangueira, símbolo central da nova edificação e um local de encontro entre docentes, alunos e colaboradores.

Além disso, o tapume ainda estampa a mensagem: "nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres, que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas", considerada uma frase de relevância do fundador da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf, Rudolf Steiner.

Munidos de tintas, sprays e pincéis, estudantes, professoras e professores desenvolveram o trabalho artístico, sob a coordenação do universitário Carlos Finkennaur. A ação também teve apoio do Centro Acadêmico Ute Craemer da faculdade.

A diretora da Faculdade Rudolf Steiner, Melanie M. Guerra, revela que a ideia de transformar o tapume em arte surgiu dos próprios alunos, como uma forma de colaborarem com a fase de início da construção. "O comitê de gerenciamento do projeto entendeu que a atividade também embelezaria o bairro e a ideia foi bem aceita pela construtora", afirma. A execução da obra é comandada pela Engemon - Engenharia e Construção.

Além de ressignificar a paisagem urbana, intervenções artísticas estão inseridas no contexto da educação. Na visão de Melanie, por meio da arte é possível "expressar emoções e talentos, ampliando a abrangência da criatividade. E o professor, que desenvolve a sua capacidade artística, pode atingir o aluno por meio de um repertório próprio, além de fazer parte de um processo de autoconhecimento", finaliza a diretora.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
8º Fórum Infra FM Hospitais

Evento reuniu prática, teoria e networking de peso para falar o que há de novo e o que realmente funciona na gestão de infraestrutura hospitalar

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP