Palestra Arquitetura
 

Como funciona um dos maiores telhados verdes da América Latina

Equipamento tem 10 mil metros quadrados de cobertura verde que capta água da chuva

A busca pelo melhor aproveitamento de água e energia foi uma premissa na construção da nova sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac no Rio Grande do Sul. O empreendimento investiu em iluminação natural, placas fotovoltaicas e instalou 10 mil metros quadrados de telhados verdes. A cobertura verde é considerada uma das maiores da América Latina atualmente.

Projetada pelo Estúdio 41, a edificação comporta o espaço Administrativo da entidade. A ideia central foi criar um ambiente agradável, conectado à natureza e acessível para favorecer o convívio entre os colaboradores e a comunidade local. Há áreas de alimentação, exposições, eventos e espaços ao ar livre.

Os cuidados com os recursos naturais começaram na construção do prédio com pedras in natura, recolhimento adequado de resíduos, controle de óleos e solventes e sistema de captação de energia solar. Os telhados verdes da Ecotelhado foram projetados para aumentar o isolamento térmico e possuem cisternas para reter a água da chuva, que irriga a vegetação do telhado e poderá ser direcionada depois na jardinagem ou no lago.

"Com os tetos verdes, conseguimos reduzir em torno de cinco graus a menos de temperatura em relação ao ambiente externo nas épocas quentes, o que nos proporciona economia de energia. Temos a capacidade de captar e reter 90 mil litros de água", explica o gestor do condomínio Vitor Dossa.

Como funciona a cobertura verde na Fecomércio-RS

O resultado é possível porque há um sistema eficiente por trás. É o que explica a arquiteta Catarina Feijó, da Ecotelhado, empresa de Porto Alegre pioneira no desenvolvimento desse tipo de produto.

"O nosso telhado verde é hidropônico, que é o cultivo de plantas com pouco uso de substrato. Desenvolvemos diversos módulos que são adequados de acordo com a área de inserção do projeto, deixando espaço embaixo da vegetação para que a água fique armazenada dentro. Na elaboração destes sistemas, nós usamos ainda o design da biomimetica, que é inspirado na natureza".

Além de reduzir o gasto com energia, captar e permitir o reuso de água potável, a arquiteta lembra que o telhado verde tem papel importante na drenagem urbana, uma vez que a água da chuva que iria para as ruas e poderia provocar inundações é reaproveitada.

"Também atua como isolante acústico, reduz a poluição na cidade, favorece a biodiversidade, atraindo borboletas e passarinhos, e pode se tornar um excelente espaço de convivência nas empresas e condomínios. Auxilia ainda na pontuação de certificações sustentáveis, como LEED e Agua", ressalta.

Com todas as escolhas que fez, o Sistema Fecomércio-RS espera conquistar, em breve, a sua segunda Certificação Aqua, um dos mais importantes selos verdes quando se fala em sustentabilidade.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
8º Fórum Infra FM Hospitais

Evento reuniu prática, teoria e networking de peso para falar o que há de novo e o que realmente funciona na gestão de infraestrutura hospitalar

Ornare celebra 36 anos de sucesso

Marca internacional de mobiliário de alto padrão conquista reconhecimento entre os profissionais de arquitetura e design de todo o mundo

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP