Sorteio Nespresso
 

Como funciona um dos maiores telhados verdes da América Latina

Equipamento tem 10 mil metros quadrados de cobertura verde que capta água da chuva

A busca pelo melhor aproveitamento de água e energia foi uma premissa na construção da nova sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac no Rio Grande do Sul. O empreendimento investiu em iluminação natural, placas fotovoltaicas e instalou 10 mil metros quadrados de telhados verdes. A cobertura verde é considerada uma das maiores da América Latina atualmente.

Projetada pelo Estúdio 41, a edificação comporta o espaço Administrativo da entidade. A ideia central foi criar um ambiente agradável, conectado à natureza e acessível para favorecer o convívio entre os colaboradores e a comunidade local. Há áreas de alimentação, exposições, eventos e espaços ao ar livre.

Os cuidados com os recursos naturais começaram na construção do prédio com pedras in natura, recolhimento adequado de resíduos, controle de óleos e solventes e sistema de captação de energia solar. Os telhados verdes da Ecotelhado foram projetados para aumentar o isolamento térmico e possuem cisternas para reter a água da chuva, que irriga a vegetação do telhado e poderá ser direcionada depois na jardinagem ou no lago.

"Com os tetos verdes, conseguimos reduzir em torno de cinco graus a menos de temperatura em relação ao ambiente externo nas épocas quentes, o que nos proporciona economia de energia. Temos a capacidade de captar e reter 90 mil litros de água", explica o gestor do condomínio Vitor Dossa.

Como funciona a cobertura verde na Fecomércio-RS

O resultado é possível porque há um sistema eficiente por trás. É o que explica a arquiteta Catarina Feijó, da Ecotelhado, empresa de Porto Alegre pioneira no desenvolvimento desse tipo de produto.

"O nosso telhado verde é hidropônico, que é o cultivo de plantas com pouco uso de substrato. Desenvolvemos diversos módulos que são adequados de acordo com a área de inserção do projeto, deixando espaço embaixo da vegetação para que a água fique armazenada dentro. Na elaboração destes sistemas, nós usamos ainda o design da biomimetica, que é inspirado na natureza".

Além de reduzir o gasto com energia, captar e permitir o reuso de água potável, a arquiteta lembra que o telhado verde tem papel importante na drenagem urbana, uma vez que a água da chuva que iria para as ruas e poderia provocar inundações é reaproveitada.

"Também atua como isolante acústico, reduz a poluição na cidade, favorece a biodiversidade, atraindo borboletas e passarinhos, e pode se tornar um excelente espaço de convivência nas empresas e condomínios. Auxilia ainda na pontuação de certificações sustentáveis, como LEED e Agua", ressalta.

Com todas as escolhas que fez, o Sistema Fecomércio-RS espera conquistar, em breve, a sua segunda Certificação Aqua, um dos mais importantes selos verdes quando se fala em sustentabilidade.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
8º Fórum Infra FM Hospitais

Evento reuniu prática, teoria e networking de peso para falar o que há de novo e o que realmente funciona na gestão de infraestrutura hospitalar

Ornare celebra 36 anos de sucesso

Marca internacional de mobiliário de alto padrão conquista reconhecimento entre os profissionais de arquitetura e design de todo o mundo

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP