Congresso 2025
 

Da operação à alta complexidade: 24 anos de Facility Management

Meire Costa inicia uma nova etapa na M2A Engenharia

Por Natalia Gonçalves

Da operação à alta complexidade: 24 anos de Facility Management

Com 24 anos de atuação no mercado de Facility Management (FM), Meire Costa construiu uma trajetória sólida, liderando operações e projetos de alta complexidade. Atualmente, inicia uma nova etapa na M2A Engenharia, assumindo a liderança da área de novos negócios.

Meire começou no mercado de FM em uma empresa de pequeno porte, organizando e implementando a área de serviços. Depois, passou a integrar uma companhia global no segmento de gerenciamento de propriedades, desenvolvendo competências que a levaram a ocupar posições estratégicas. “Esse percurso foi marcado por um ambiente dinâmico, propício ao aprendizado e ao desenvolvimento profissional”, comenta.

No início da carreira, o mercado era focado na gestão operacional dos serviços, como se lembra Meire.  Atualmente, o FM ocupa uma posição estratégica, integrada aos objetivos organizacionais e práticas alinhadas às metas ESG (Ambiental, Social e Governança), à aplicação de tecnologias como IoT, automação e à sistemas de gestão inteligentes baseados em dados para suportar a tomada de decisões.

A trajetória de Meire inclui projetos de grande impacto. Na Cushman & Wakefield, liderou junto ao cliente a implementação de nova premissa de gestão decorrente da aquisição de ativos financeiros. Neste processo a integração dos serviços estava alinhada aos requisitos para as certificações ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e Selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), garantindo eficiência operacional e assegurando a certificação.  Também participou de um projeto no setor de cosméticos, organizando espaços sensoriais que combinavam bem-estar, experiência da marca, treinamento e relacionamento.

Outro projeto relevante foi a implantação de mini-malls em um complexo corporativo, com serviços como academia, lavanderia, cafeterias, restaurante, entre outros. A iniciativa enfrentou desafios como prazos de entregas, inspeções técnicas, treinamentos até a implantação e obtenção de certificações em curto prazo, assegurando uma operação eficiente.

Na JLL, onde trabalhou por mais de oito anos, foi responsável pela gestão de prédios administrativos de uma grande organização, integrando estratégias de inovação e melhoria contínua, com foco na experiência dos usuários, na performance operacional e em resultados positivos para a organização.

Na M2A Engenharia, Meire lidera a área de novos negócios, contribuindo para o crescimento da empresa no mercado de Facilities. Assim, a profissional busca aplicar experiência adquirida no setor para estabelecer parcerias e atender às demandas do mercado. “Com visão clara das necessidades de Facility Management, quero contribuir para ampliar a atuação da empresa”, afirma.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP