Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

São Paulo faz 470 anos e reconhece o valor de FM

A cidade que nunca para e papel dos gestores que a mantêm em movimento

Por Redação

São Paulo faz 470 anos e reconhece o valor de FM

Foto: Canva.com/ Erich Sacco


No dia 25 de janeiro, São Paulo comemora mais um ano de existência. A cidade que começou como um pequeno povoado jesuíta em 1554 tornou-se um dos maiores centros urbanos do mundo, pulsando com inovação, diversidade e um ritmo frenético que não dá trégua. Mas por trás dos arranha-céus, das avenidas movimentadas e dos centros empresariais que fazem a economia girar, há um time de profissionais que garantem que tudo funcione com precisão: os Facilities Managers – os verdadeiros prefeitos das edificações paulistanas.

Gerenciar uma edificação corporativa, hospitalar, industrial ou comercial em São Paulo é uma tarefa que vai muito além da manutenção e da operação diária. Os gestores de facilities lidam com desafios que refletem a própria dinâmica da metrópole: mobilidade, segurança, sustentabilidade, eficiência energética e inovação. Se a cidade tem mais de 15 mil prédios comerciais e é lar de centenas de indústrias, hospitais e shoppings, são esses profissionais que garantem que esses espaços sejam funcionais, seguros e sustentáveis para milhões de pessoas que circulam por eles todos os dias.

“Administrar um edifício em São Paulo é quase como gerenciar uma cidade dentro da cidade. Temos que garantir o funcionamento dos serviços essenciais, minimizar impactos ambientais e buscar constantemente inovação para otimizar custos e eficiência”, afirma Léa Lobo, head de conteúdo da InfraFM.

Se São Paulo enfrenta desafios de trânsito, abastecimento de água, gestão de resíduos e consumo energético, o mesmo acontece dentro de seus edifícios. Os Facilities Managers precisam equilibrar a crescente demanda por eficiência com a necessidade de sustentabilidade, implementando soluções inovadoras para otimizar recursos e reduzir impactos ambientais.

Além disso, a transformação digital vem impulsionando novas práticas no setor. Prédios inteligentes, uso de IoT (Internet das Coisas), automação e ferramentas de monitoramento remoto já fazem parte do dia a dia dos gestores que comandam a infraestrutura da cidade. Todos trabalhando em direção a smart cities.

A busca por um modelo mais sustentável e resiliente é um dos grandes desafios para São Paulo e, consequentemente, para seus edifícios. Empresas que operam na cidade estão adotando iniciativas como captação de água da chuva, energia solar, iluminação eficiente e gestão de resíduos, contribuindo para que a metrópole se torne mais verde e preparada para o futuro.

“O conceito de smart buildings e facilities sustentáveis já é uma realidade. Precisamos pensar em como nossas edificações podem consumir menos, gerar menos impacto ambiental e oferecer mais conforto para os ocupantes. Isso não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para uma cidade como São Paulo”, destaca Léa Lobo.

No aniversário de São Paulo, celebramos não apenas sua grandeza, mas também o trabalho dos gestores que garantem que a cidade funcione de forma eficiente e sustentável, cada um “limpando suas calçadas”. São eles que, nos bastidores, enfrentam desafios diários para manter os prédios operando, garantindo que empresas, hospitais, shoppings e indústrias continuem girando e oferecendo qualidade de vida para milhões de paulistanos.

Parabéns, São Paulo! E parabéns aos Facilities Managers, que fazem dessa cidade um organismo vivo e em constante evolução. Afinal, administrar um prédio aqui é quase como ser prefeito de um pequeno pedaço dessa metrópole pulsante.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Faça uma busca

Líderes de audiência

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking