Condor
 

Cultura organizacional é identificada como barreira por gestores, aponta KPMG

Estudo mapeou principais desafios na gestão de ativos em organizações latino-americanos

Por Redação

Cultura organizacional é identificada como barreira por gestores, aponta KPMG

Foto: Canva.com/ kate_sept2004


A gestão de ativos físicos está ganhando relevância como ferramenta estratégica nas organizações latino-americanas. Estudo conduzido pela KPMG aponta que mais da metade dos líderes da região, incluindo brasileiros, considera que práticas eficientes na área contribuem para redução de custos operacionais e oferecem bases sólidas para o planejamento de longo prazo. O levantamento também destaca desafios culturais e a retenção de talentos como entraves para a adoção plena dessas estratégias.

O estudo “Latam Asset Management”, conduzido pela KPMG, teve como objetivo mapear práticas de gestão de ativos físicos, identificar os principais desafios e apontar oportunidades de melhoria em organizações latino-americanas. Neste sentido, 51% dos líderes entrevistados identificam a gestão de ativos físicos como chave para a redução de custos operacionais. Além disso, 46% dos participantes adotam ou planejam estratégias de longo prazo nesse âmbito, enquanto 41% reconhecem a transformação digital como aspecto relevante para otimizar o gerenciamento de bens.

“A gestão de ativos físicos mudou de perfil e se tornou mais estratégica e decisiva para o sucesso organizacional. O gerenciamento de custos, aliado a uma abordagem integrada que inclua processos e pessoas, é uma ferramenta crítica para gerar resultados. A liderança precisa compreender que as ações relacionadas a esse tema não podem ser tomadas isoladamente”, afirma Cláudio Graeff, sócio-líder de entrega e gestão de ativos de infraestrutura da KPMG para a América Latina.

No entanto, dificuldades persistem na criação de estratégias eficazes. Para 35% dos entrevistados, desenvolver um propósito claro para os dados utilizados nos sistemas de gestão é um dos principais desafios.

O levantamento também apontou desafios relacionados à cultura organizacional, especialmente no esforço de maximizar o valor dos ativos. Entre os problemas citados estão a centralização de decisões e a falta de delegação de responsabilidades. Quase metade dos líderes entrevistados (46%) identificou a cultura interna como principal barreira para mudanças necessárias na gestão.

A retenção de talentos foi outra preocupação mencionada. Cerca de 43% dos participantes afirmaram enfrentar dificuldades em atrair e manter profissionais qualificados para posições estratégicas, especialmente em meio à transição geracional nos cargos de liderança.

“A adoção bem-sucedida da gestão de ativos exige uma transformação cultural que alinhe padrões e objetivos entre as áreas. Isso promove uma liderança mais eficaz e contribui para compromissos mais claros e multidisciplinares, reduzindo mal-entendidos e aumentando a transparência”, ressalta Graeff.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP