Condor
 

A alma presente no mobiliário

Nova loja da Novidário é o resultado de todos os valores e crenças da empresa.

Por Mateus Murozaki

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci

Em Pinheiros, há uma loja que, de fora, parece pequena e humilde, salvo pelos vários móveis coloridos na vitrine. Ao entrar, porém, percebe-se que, na verdade, trata-se de um espaço expansivo, devidamente segmentado para as necessidades do cliente e da equipe.

Trata-se da nova loja da Novidário, empresa com foco em design e venda de móveis corporativos. Esta é a primeira loja física da companhia em seus 15 anos de existência, o que explica o esforço na concepção do espaço.

No início, o trabalho era feito principalmente para o ambiente escolar. A fundadora Luciana Sobral explica que o universo escolar é interessante, pois contempla todos os tipos de ambientes: cantinas, salas de aula, pátios, espaços de convivência… o que proporcionou uma experiência valiosa para a expansão para outras áreas.

A filosofia de design da marca é analisar o ambiente e desenhar o móvel ideal a partir disso. Para as escolas, por exemplo, os móveis são, em sua visão, um "terceiro professor", já que auxiliam a pedagogia e educação, servindo como um potencial criativo e autônomo tanto para a criança quanto para o professor.

O crescimento foi orgânico, mas um momento determinante para a empresa foi a entrada de Jose Machado, há sete anos. Com isso, o portfólio, que antes contava apenas com marcenaria customizada, foi ampliado para a indústria. O catálogo cresceu tanto que foi necessário um espaço maior.

“Para a gente, é um desafio, porque ter loja realmente é outro negócio dentro do nosso próprio negócio. E a gente ainda está entendendo como isso vai ser, mas entendendo, principalmente, que esse lugar é um ambiente de convívio. Então, para mim, eu consigo encaixar melhor dentro de mim essa ideia... eu sou dona de um ambiente de trocas e que, por acaso, vende móveis”, afirma a fundadora.

Na concepção dos itens, há também a preocupação ambiental, algo que a empresa vem pesquisando há um tempo. Bancos e cadeiras feitos com tubos de pasta de dente chamam a atenção no meio do mobiliário, não apenas pela questão sustentável, mas também por serem resistentes à água, uma preocupação constante dos clientes.

Dentro do ESG, há também a preocupação social por parte de Sobral. Recentemente, a companhia ingressou no programa Aproxima, voltado para oferecer estágios para pessoas negras, pardas e indígenas. Sobre isso, ela comenta: “É um programa superestruturado, porque ele não só coloca o estagiário nos escritórios, como também oferece cursos, passeios, tem todo o letramento para a equipe. É um programa supercompleto. E, nesse processo e nessa ampliação, a gente também acabou abrindo vagas afirmativas. Então, tivemos a entrada de outros dois colaboradores negros.”

Há uma preocupação latente em relação à imagem da empresa, que vai além de números, apesar de a profissional afirmar que esses também se beneficiam de tais ações. Mais do que isso, existe um pensamento e estudo muito fortes para que a energia do local seja positiva. Uma questão curiosa é que Sobral conta com uma consultora de astrologia e já chegou, inclusive, a fazer o mapa astral da própria empresa.

“Não deixa de ser uma maneira de olhar para o futuro, e que maneira boa de olhar para o futuro, se não lendo o mapa astral do escritório, que é um lugar onde estamos todos realmente convivendo? Ainda bem que ela só falou coisas boas, mas realmente a gente tem essa curiosidade. Agora, estamos fazendo uma programação, porque a lua nasce aqui no rooftop e viemos vê-la nascer para entender exatamente a posição, com uma leitura do céu e uma meditação para a Lua Cheia”, explica.

Confira imagens da nova loja abaixo:

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP