Ana Paula Cassago
 

Como um guarda-chuva pode impactar sua estratégia de ESG?

Entenda como ações aparentemente simples podem representar um impacto consciente gigantesco.

Por Mateus Murozaki

Como um guarda-chuva pode impactar sua estratégia de ESG?

Foto: Divulgação

Imagine este momento que certamente já aconteceu com você: em um dia ensolarado, você sai de casa. No meio do dia, uma chuva inesperada começa a cair e te prende onde você está porque não considerou levar um guarda-chuva na bolsa.

Os serviços de guarda-chuvas compartilhados foram criados para evitar esse tipo de situação, mas o impacto das máquinas de compartilhamento vai além de simplesmente salvar um colaborador em um dia chuvoso: trata-se também de uma ação de sustentabilidade efetiva.

Pode não parecer, mas o descarte indevido de guarda-chuvas é extremamente comum. De acordo com um relatório de sustentabilidade da RentBrella, estima-se que todo ano, 900 milhões de guarda-chuvas são descartados de maneira inadequada ao redor do mundo.

Isso não só é danoso para o meio ambiente como também é um desperdício massivo de materiais que poderiam ser reciclados e convertidos em novos guarda-chuvas ou outros itens. A empresa adotou como espinha dorsal de seus valores o comprometimento com a sustentabilidade em suas ações através de parcerias com ONGs e projetos de reciclagem, promovendo uma abordagem holística e sustentável para a mobilidade urbana.

A começar pela confecção dos guarda-chuvas, feitos de tecido R-pet reciclado de 7 garrafas pet retiradas dos solos, rios e oceanos, evitando a produção de novos tecidos e, por tabela, reduzindo o consumo de água e seu impacto ambiental.

Se a produção é feita de maneira consciente, o fim da vida de cada item também é sustentável: a empresa não descarta e, no lugar, ressignifica os materiais para produzir novos itens como ecobags, estojos e bolsas maternidades que são então doados para ONGs e escolas.

Isso expõe uma visão cada vez mais celebrada e necessária: a de que, para uma empresa estar de acordo com a realidade do mercado, é primordial que ela entenda como a sua operação pode prejudicar o meio ambiente e, em seguida, como reduzir tais agressões para que esteja dentro dos valores de ESG que o mercado cobra atualmente.

Isso se estende para além das ações com os guarda-chuvas. O desenvolvimento das máquinas também contou com a expertise do time para garantir uma viabilidade consciente e eficiente. Até mesmo outras marcas foram atingidas pelo método e se tornaram clientes da empresa para que desenvolvessem máquinas com finalidades parecidas.

Hoje as máquinas de compartilhamento de guarda-chuvas da Rentbrella estão presentes em mais de 40 estados Brasileiros, Nova York e Londres. Cada uma delas conta com até 105 guarda-chuvas que podem ser compartilhados até 150 vezes, evitando a compra e descarte inadequados do item. Quando levamos em consideração os números, é inegável o impacto que essas máquinas podem fazer.

Pois a RentBrella por si só é um caso valioso de como ações que podem passar despercebidas por muitos podem sim contribuir de maneira massiva para a estratégia de ESG de um negócio. A empresa, por mais “invisível” que possa parecer em um dia de calor, conta com 6 certificações voltadas para segurança e sustentabilidade, comprovando seu compromisso e efetividade na luta por um futuro melhor.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP