Participe do InfraFM Hospitais
 

Como as câmeras térmicas ajudam a prevenir incêndios?

Conheça os benefícios desses dispositivos para a operação e saiba quais são as tendências de expansão da tecnologia.

Por Rodrigo Cunha

Como as câmeras térmicas ajudam a prevenir incêndios?

Foto: Canva.com/ ZU_09


Dotadas da capacidade única de identificar variações anormais de temperatura antes mesmo que se manifestem como chamas, ou até mesmo analíticos que também identificam a fumaça, as câmeras térmicas se tornam aliados indispensáveis na preservação de infraestruturas, incluindo data centers, indústrias e centros de distribuição, bem como a cobertura de grandes áreas, como florestas e plantações. Os métodos tradicionais de detecção, como detectores de fumaça e câmeras ópticas, apresentam limitações na verificação e no tempo de aviso. As câmeras térmicas são muito mais eficientes, sendo escolhidas para áreas onde outros modelos podem apresentar falhas.

Algumas opções garantem alta qualidade de imagem a longas distâncias em praticamente todas as condições meteorológicas ou de iluminação, distinguindo pessoas e veículos de outros objetos, e até mesmo superando a iluminação limitada de câmeras convencionais. Oferecem ainda estabilidade de imagem superior e alarmes de alta precisão.

Além de atuar na prevenção de incêndios, a tecnologia moderna permite que o equipamento opere numa vasta gama de cenários, como na proteção de perímetros, por exemplo. Há ainda câmeras movidas à energia solar que também se destacam ao integrar todos os benefícios em cena.

Como as câmeras térmicas ajudam a prevenir incêndios?

Tendências futuras e aplicações diversificadas

O futuro das câmeras térmicas aponta para uma expansão significativa. As rápidas mudanças tecnológicas e a redução de custos impulsionam aplicações diversificadas, indo além de setores tradicionais. A termografia agora se estende para prevenção de incêndios florestais, monitoramento de queimadas, defesa costeira, de perímetro e fronteiras e para transporte inteligente. A integração da inteligência artificial (IA) também resulta em avanços notáveis. Algoritmos de deep learning aprimoram a precisão dos alarmes.

Com a capacidade de capturar imagens durante todo o dia e noite, independentemente de fatores ambientais, as câmeras térmicas proporcionam vantagens significativas aliadas à eficiência e ao custo. À medida que a tecnologia evolui, as aplicações inovadoras e inteligentes continuarão a impulsionar o crescimento dessa indústria especializada.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Tendências de ESG em Hospitais

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP