Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como a auditoria de processos pode auxiliar na melhoria contínua das operações de FM

Entenda o que é avaliado nas auditorias e a importância delas para a potencialização do trabalho do FM.

Por Cushman & Wakefield

Como a auditoria de processos pode auxiliar na melhoria contínua das operações de FM

Foto: Divulgação

A auditoria de processos é uma prática essencial para garantir a eficiência e a conformidade dos procedimentos internos da empresa. Por isso faz parte da estratégia da Cushman & Wakefield em suas operações de Facility Management realizar a avaliação detalhada e sistemática dos procedimentos, políticas e controles internos da organização.

Ao realizar auditorias de processos é possível identificar possíveis falhas, riscos e oportunidades de melhoria. Essa avaliação abrange os processos operacionais e administrativos para potencializar a operação de Facility Management

Para manter a imparcialidade das auditorias, as mesmas são coordenadas pela Engenharia Corporativa da companhia, que elabora um programa anual de auditorias de processos que atende todas as operações de Gerenciamento de Facilities.

Durante as auditorias são avaliadas as gestões dos seguintes temas:

Segurança do trabalho: documentação que comprova o cumprimento das normas e legislações tais como, Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Análises Preliminares de Risco (APR), Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e capacitações obrigatórias para colaboradores.

Soft services: limpeza, segurança patrimonial, recepção, fornecimento de alimentos e bebidas, jardinagem e paisagismo, controle de pragas e gerenciamento de estacionamento.

Hard services: sistemas de HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), iluminação, elétrica e mecânica, sistemas de segurança contra incêndio e manutenção predial.

Por que realizar a auditoria de processos?

1.         Melhoria da performance: a auditoria busca identificar conformidades entre o que está descrito nos processos e o que acontece na prática. Isso permite encontrar oportunidades de melhoria e otimizar a performance da organização.

2.         Identificação de riscos e falhas: por meio da auditoria, é possível identificar riscos e falhas nos processos, permitindo a adoção de medidas preventivas para evitar problemas futuros.

3.         Cumprimento de normas: a auditoria também verifica se a empresa está cumprindo as normas estabelecidas, seja por força da legislação ou para garantir que processos críticos funcionem perfeitamente.

4.         Preservação do conhecimento: evita a perda de conhecimento devido à rotatividade de colaboradores, garantindo a continuidade dos processos.

Importante salientar que nas auditorias de processo da Cushman & Wakefield, todas as oportunidades de melhoria e não conformidades evidenciadas são registradas em relatório e tratadas em planos de ações a fim de mitigar potenciais riscos ou efeitos indesejados para a organização e potencializar o negócio do cliente.

Saiba mais sobre os serviços de Gerenciamento de Facilities da Cushman & Wakefield.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Faça uma busca

Líderes de audiência

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking