Ana Paula Cassago
 

ESG é "mais um tema da moda"? Vagas relacionadas à sustentabilidade crescem no Brasil

Confira a estimativa de novas oportunidades, segundo estudo da Future of Jobs, e insights sobre o mercado.

ESG é mais um tema da moda? Vagas relacionadas à sustentabilidade crescem no Brasil

Foto: Canva.com/ Wanan Yossingkum


As práticas de ESG determinam as boas condutas a serem seguidas. Além da preservação do meio ambiente, ao analisar o todo, essa abordagem "garante o direito dos trabalhadores e valoriza o bem-estar do time, além de passar uma imagem mais positiva para clientes e até investidores", afirma Dione Manetti, CEO da Pragma Soluções. Para Manetti, apesar de grandes marcas já valorizarem os pilares do ESG no Brasil, ainda há um longo caminho a ser trilhado em comparação com iniciativas globais.

"A agenda de ESG no Brasil está se desenvolvendo, mas ainda é pouco conhecida. Temos que ter o cuidado de não permitir que se torne 'mais um tema da moda'. Por isso, é fundamental incorporar o ESG como algo que agrega valor e contribui nas instâncias de decisão da empresa,  melhora seu posicionamento frente ao público em geral e transforma decisões em ações que impactam a sociedade. As ações podem e, ouso dizer, devem ser incorporadas com calma e realizando as adaptações necessárias. Por isso, a contratação de um especialista é de suma importância, pois saberá os primeiros caminhos a seguir rumo ao resultado esperado", analisa Manetti.

Devido as práticas ambientais, sociais e de governança serem, atualmente, compreendidas como uma tendência macroeconômica capaz de impulsionar a transformação de negócios, o número de vagas relacionadas a ESG está em crescimento. Conforme estudo da Future of Jobs, em parceria com o Fórum Econômico Mundial e Fundação Dom Cabral, as oportunidades para profissionais especialistas em ESG crescerão 33% até 2027 no Brasil, o que deve abrir cerca de um milhão de novas ofertas de trabalho.

O mesmo relatório, contudo, apontou que, embora a demanda por profissionais com habilidades de ESG seja expressiva, a capacitação ainda não está no ritmo necessário para atingir alguns marcos - entre eles, as metas climáticas. "Já existem cursos para aprender mais sobre essa área importante no meio corporativo. E diante das oportunidades que aparecerão nos próximos quatro anos, profissionais devem desenvolver competências para atuar de forma ainda mais efetiva dentro das organizações", diz Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.

Além disso, para Prado é necessário um amadurecimento maior do mercado, pois em 2023 o número de ofertas disponíveis para profissionais ainda é baixa. No último mês, os anúncios disponibilizados no Infojobs, site de empregos, foram pouco expressivos se comparado a outras áreas - sendo 77% das vagas para grandes capitais. Segundo a executiva, ainda falta entendimento das empresas de que, apesar da complexidade envolvida, a aplicação dos pilares do ESG não pode ficar em segundo plano. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP