Black Friday - Congresso 2025
 

FM aos 15 anos. Conheça a nova coordenadora de infraestrutura da JLL

Com passagem na Cushman & Wakefield e na Stefanini Brasil, Talita Ioricce possui vasta experiência em Facilities e Real Estate.

FM aos 15 anos? Conheça a trajetória da nova coordenadora de infraestrutura da JLL

​Na área de Facility Management, começar aos 15 anos é pouco comum, mas essa é a história da Talita Ioricce, 37, nova coordenadora de infraestrutura da JLL. Como jovem aprendiz, Ioricce era responsável pela abertura de chamados de manutenção, limpeza, paisagismo, pesquisa de satisfação e apoio aos técnicos em campo na Brisa Brasil.

Recentemente, Ioricce completou um ano na JLL, onde atuava como analista de infraestrutura no projeto Mercado Livre. Para a profissional, atuar dentro da casa do cliente é sempre uma grande responsabilidade, sendo o foco a qualidade, acuracidade das informações e estar em um processo de melhoria contínua. "Uma das culturas do Mercado Livre é o Beta Continuo, a ideia de continuar aprendendo, até mesmo com os erros. Como analista de facilities, o meu desafio foi trazer para o cliente soluções práticas que visavam esse processo de melhoria no controle de documentação, no operacional do dia a dia ou no relacionamento com os terceiros", observa.

Dentro do projeto, o maior desafio era realizar um trabalho de conscientização sobre a importância da documentação solidária dentro de facilities. "Todos nós sabemos que as empresas prestadoras de serviço precisam apresentar as documentações obrigatórias, mas, muitas vezes, esse processo é automático e não temos a dimensão do porquê são tão necessárias, o que contribui para falhas no processo de gestão documental. Com treinamentos efetivos, uma parceria estreita com os prestadores de serviço e com as áreas da companhia responsáveis por seus terceiros, hoje percebo um grande avanço, engajamento e esforço dos parceiros na regularidade das documentações", comenta Talita. Desta forma, houve o controle efetivo de contratos dos prestadores de serviços em facilities nível Brasil. Atualmente, o projeto possui mais de 700 contratos assinados, sendo Ioricce a responsável pela gestão completa do processo: contrato inicial, renovação e análise de budget.

Como coordenadora, a maior expectativa da profissional é manter a qualidade das entregas no projeto, além de ter um programa de gestão de pessoas com objetivo de motivar e incentivar o crescimento profissional. Um bom líder, na perspectiva de Ioricce, caminha junto com a equipe, por isso sua meta é desenvolver o time para que sejam futuros gestores e, no presente, sejam os melhores profissionais em suas posições. "Como analista tive vários aprendizados, mas o que fez com que eu me tornasse uma profissional melhor foi a empatia e a responsabilidade que lido com as pessoas e com as minhas atividades", analisa.

Para Talita, antes de habilidades técnicas, o bom profissional, em qualquer área, precisa de habilidades interpessoais: "Quando fui promovida, algo que ouvi dos meus gestores e colegas que justificava essa promoção foi: 'Isso é resultado das suas entregas, do seu companheirismo, da sua amizade e dedicação todos os dias'. Entendi que não basta entregar bem suas atividades, você precisa entregar de si para os outros".

O Facility Manager promove a integração de ambientes, os torna funcionais, mas acima de tudo, para Ioricce, promove a integração de pessoas nas diversas áreas de uma empresa. Isto é, habilidades técnicas são importantes e um profissional pode escolher o que melhor se adequa às suas necessidades, mas elas não terão muito valor sem a habilidade de lidar com pessoas e respeitá-las.

No projeto Mercado Livre, quando trabalhava na Cushman & Wakefield, Talita realizou o controle efetivo de documentos de mais de 200 fornecedores e recursos alocados. Na Stefaníni Brasil, onde trabalhou entre 2018 e 2019, era responsável pelo gerenciamento de manutenção predial, supervisão de serviços de terceiros, elaboração de relatórios gerenciais, assim como, controle de estoque de insumos, de escritório e de expedição. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP