Palestra 99
 

Aumento de uso das instalações com economia de 20%

Saiba como prédio garantiu a disponibilidade dos serviços e reduziu o consumo elétrico.

Aumento de uso das instalações com economia de 20%?

Imagem: Canva.com/ juststock

A gestão energética em edifícios ainda é um desafio. Afinal, o consumo destas estruturas depende de fatores como o aproveitamento do espaço e a qualidade das instalações internas. Para implementar eficiência energética, o primeiro passo é fazer a medição constante, pois é preciso entender o quanto é gasto pela energia consumida.

O principal erro do consumidor ao adotar uma solução em eficiência energética, neste sentido, é enxergá-la como uma oportunidade de ganho a curto prazo. "O foco da eficiência energética é garantir segurança energética e a sustentabilidade do negócio. Redução de preço é uma consequência", afirma Pablo Aledo, diretor de desenvolvimento de negócios de energia da Veolia.

Além disso, o executivo aponta os erros mais comuns na hora de implementar soluções de eficiência energética. Em lojas, por exemplo, é comum calcular o volume do ar refrigerado de acordo com a metragem do espaço, porém é preciso levar em consideração fatores como a quantidade de luzes instaladas no ambiente, circulação de pessoas, entre outros.

Quanto ao uso de aparelhos de ar-condicionado, o problema fica por conta da temperatura abaixo da considerada "confortável", o que representa um aumento exponencial do consumo de energia e, consequentemente, no seu custo. "Em locais onde a temperatura costuma ser mais alta, como no caso do Brasil, é comum os ambientes internos dos edifícios estarem muito frios. Além disso, ao longo do dia, as pessoas costumam alterar a temperatura. Tudo isso influencia na eficiência energética do imóvel", informa Aledo.

No Centro de Diagnóstico e Tratamento, localizado em Buenos Aires, a Veolia desenvolveu uma solução que resultou em uma economia de 20%, com um aumento da atividade do cliente em 30%. O desafio nesse prédio era garantir a disponibilidade dos serviços do hospital e a redução do consumo elétrico. 

Para isso, foram implantados:
- Medidores de energia (SCADA);
- Sistema de controle na distribuição de ar;
- Sistemas de iluminação. 

"Por meio das nossas soluções e com o apoio do nosso centro de monitoramento inteligente, conhecido como Hubgrade, reduzimos ainda mais o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que proporcionamos redução no consumo de energia e economia financeira para os proprietários e usuários do edifício", conclui Aledo.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Aterro zero - Projeto UP Luxo

Projeto UP Luxo: Brasil recebe a categoria Platinum do Global FM Awards of Excellence 2023, com projeto da equipe de Hotelaria e Facilities do Hospital Einstein.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SMACNA

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP