11ª Expo InfraFM
 

Qual o custo da maior frota elétrica da América Latina?

Mercado Livre acelera a transição sustentável da rede logística da empresa e é destaque no Melhores do ESG 2023. Saiba quais implementações foram necessárias para a conquista da varejista.

Qual o custo da maior frota elétrica da América Latina?

Foto: Divulgação

Destaque no Melhores do ESG 2023 na categoria Atacado, Varejo e E-commerce, Mercado Livre está comprometido em acelerar a transição sustentável da rede logística. Com a incorporação de mais de 400 veículos elétricos na operação, companhia passará a contar com cerca de 700 veículos no Brasil. Além disso, mais de 400 novos veículos elétricos serão incorporados à operação logística no México e no Chile. Desta forma, a empresa torna-se uma das maiores frotas de mobilidade elétrica de toda a América Latina, com mais de 1.000 veículos elétricos.

O investimento é fruto da emissão de um título sustentável, de US$ 400 milhões, que foram captados em 2021 para impulsionar projetos de triplo impacto:

- Redução da pegada ambiental por meio do uso de energias renováveis, eficiência energética, embalagens e mobilidade sustentáveis, assim como, regeneração e conservação de biomas; 
- Inclusão financeira, ao facilitar o crédito para micro e pequenas empresas e empreendedores; 
- Desenvolvimento e empoderamento social, por meio do qual impulsiona a educação para reduzir a deficiência digital e incluir jovens no mercado de trabalho da América Latina.

O Mercado Livre também investe no desenvolvimento de uma frota de caminhões movidos a gás natural, combustível que emite cerca de 18% menos carbono que o diesel. Atualmente, 139 caminhões utilizam gás natural no Brasil.

Para realizar a transição sustentável, o Mercado Livre trabalha em alianças estratégicas que agilizam a transição em toda a cadeia de valor. Neste sentido, a companhia anuncia, uma parceria com a Newlab, plataforma internacional de inovação, para acelerar a transição com soluções inovadoras de mobilidade. A partir dessa união, será iniciado o desenvolvimento do Studio Low-Carbon Logistics, com o objetivo de testar protótipos e incorporar tecnologias emergentes de baixa emissão de dióxido de carbono (CO2), com foco nos veículos utilizados na última milha do transporte, a distribuição dos embarques, principalmente nas áreas de maior tráfego e densidade populacional.

"O rápido crescimento do Mercado Livre na América Latina nos desafia a ser cada vez mais eficientes para gerir e reduzir nosso impacto ambiental, especialmente em um tema importante como a mobilidade sustentável. Estamos satisfeitos com os avanços conquistados e, sobretudo, comprometidos em acelerar o impacto das nossas iniciativas de mobilidade, energias renováveis e circularidade de materiais, trabalhando em conjunto com todos os atores envolvidos nesta agenda", destaca Guadalupe Marin, diretora de Sustentabilidade do Mercado Livre na América Latina.

Além do investimento em uma logística cada vez mais sustentável, o Mercado Livre conta com outras ações que potencializam um impacto positivo no meio ambiente. A companhia consome 100% de energia limpa em 21 operações logísticas e escritórios; 100% das embalagens da companhia são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis; e, como parte de seu programa Regenera América, a empresa investiu mais de 10 milhões de dólares em projetos de regeneração e conservação de biomas emblemáticos da América Latina, somando mais de 10 milhões de árvores em processo de restauração.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP