54% dos FM´s se demitiram ou pensaram em se demitir no último ano

Pesquisa realizada pela Professional Facility Management Institute aponta quais são os principais desafios enfrentados pelo setor e como as organizações podem melhorar a retenção de talentos.

54% dos FM se demitiram ou pensaram em se demitir no último ano

Foto: Canva.com/ Vm

O setor de Facility Management está em transformação, mas as organizações percebem o crescimento de uma lacuna em termos de conhecimento e habilidades. Ao mesmo tempo, o sentimento de cansaço entre os colabores aumentou. As afirmações são do 2023 FM Training Outlook Survey, estudo realizado pela Professional Facility Management Institute (ProFMI), instituto estadunidense.

A pesquisa revelou que 54% dos FM se demitiram ou pensaram em se demitir no último ano, sendo os principais fatores que podem manter os profissionais nas atuais empresas: melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, oportunidades de desenvolvimento e crescimento e, por último, aumento de remuneração e benefícios. 

O estudo também apontou que o crescimento organizacional está elevando a pressão no trabalho. Em contrapartida, segundo as empresas entrevistadas, o crescimento é a principal razão de vagas em aberto, seguido da perda de funcionários para outras empresas e da aposentadoria de colaboradores. Além disso, 64% dos contratantes afirmam ter dificuldade em encontrar facility managers com as habilidades técnicas necessárias.

Em relação a qualificação profissional, 78% dos profissionais de FM dizem que poderiam usar de mais treinamentos para avançar no trabalho. Metade dos entrevistados afirma que já foi encorajada pela liderança sênior da empresa a investir no aprimoramento de habilidades técnicas, enquanto 52% dos empregadores dizem que fornecem financiamento para treinamento externo ou credenciais/ qualificações.

De acordo com os gerentes, as equipes de FM precisam de treinamentos em:
- Saúde e segurança ambiental;
- Comunicação;
- Conformidade e padrões;
- Habilidades de liderança;
- Gerenciamento de projetos;
- Planejamento estratégico.

Desta forma, os profissionais de Facility Management que investiram em qualificação elencam como principais resultados: novas oportunidades de trabalho em outras empresas, oportunidades de crescimento interno, estabilidade no emprego e aumento salarial. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP