Sorteios 11ª Expo
 

54% dos FM´s se demitiram ou pensaram em se demitir no último ano

Pesquisa realizada pela Professional Facility Management Institute aponta quais são os principais desafios enfrentados pelo setor e como as organizações podem melhorar a retenção de talentos.

54% dos FM se demitiram ou pensaram em se demitir no último ano

Foto: Canva.com/ Vm

O setor de Facility Management está em transformação, mas as organizações percebem o crescimento de uma lacuna em termos de conhecimento e habilidades. Ao mesmo tempo, o sentimento de cansaço entre os colabores aumentou. As afirmações são do 2023 FM Training Outlook Survey, estudo realizado pela Professional Facility Management Institute (ProFMI), instituto estadunidense.

A pesquisa revelou que 54% dos FM se demitiram ou pensaram em se demitir no último ano, sendo os principais fatores que podem manter os profissionais nas atuais empresas: melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, oportunidades de desenvolvimento e crescimento e, por último, aumento de remuneração e benefícios. 

O estudo também apontou que o crescimento organizacional está elevando a pressão no trabalho. Em contrapartida, segundo as empresas entrevistadas, o crescimento é a principal razão de vagas em aberto, seguido da perda de funcionários para outras empresas e da aposentadoria de colaboradores. Além disso, 64% dos contratantes afirmam ter dificuldade em encontrar facility managers com as habilidades técnicas necessárias.

Em relação a qualificação profissional, 78% dos profissionais de FM dizem que poderiam usar de mais treinamentos para avançar no trabalho. Metade dos entrevistados afirma que já foi encorajada pela liderança sênior da empresa a investir no aprimoramento de habilidades técnicas, enquanto 52% dos empregadores dizem que fornecem financiamento para treinamento externo ou credenciais/ qualificações.

De acordo com os gerentes, as equipes de FM precisam de treinamentos em:
- Saúde e segurança ambiental;
- Comunicação;
- Conformidade e padrões;
- Habilidades de liderança;
- Gerenciamento de projetos;
- Planejamento estratégico.

Desta forma, os profissionais de Facility Management que investiram em qualificação elencam como principais resultados: novas oportunidades de trabalho em outras empresas, oportunidades de crescimento interno, estabilidade no emprego e aumento salarial. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP