Expo 2025 - Credenciamento
 

Inteligência artificial nas operações: benefícios e alternativas

Desde digital twins até robôs de limpeza, o futuro do FM durante a transformação digital.

Inteligência artificial nas operações: benefícios e alternativas

Imagem: Canva.com/ NirutiStock

O avanço da inteligência artificial (IA) causa grande comoção, sendo impossível escapar do debate sobre o impacto dessa tecnologia no mercado de trabalho. O segmento de Facility Management, contudo, ainda está no início da transformação digital.
 
Para aproveitar todo o potencial das novas alternativas é preciso ter dados. Aliás, informações conectadas e disponíveis, como pontua Douglas Pacifico, diretor de facility management e real estate no grupo Bosch, durante a palestra sobre inteligência artificial da I2AI International Association of Artificial Intelligence.

Os dados e os sistemas não conectados da Bosch foram solucionados com a integração de todas as informações em uma única plataforma. Com isso, um dos resultados obtidos foi a otimização do sistema de ventilação. Através do uso de câmeras como sensores inteligentes, com uma IA de processamento de dados e de imagens embutida no aparelho, é possível identificar quantas pessoas estão em determinado ambiente e orientar o sistema de ventilação.

"Eu consigo operar o sistema de ventilação daquele edifício de maneira automática e otimizada, ou seja, não tenho mais a interferência humana, não tenho mais o sensor convencional, que seria mais difícil em ambientes tão grandes", explica Douglas. Com esse mecanismo foi possível reduzir em até 18% o consumo de energia dos prédios da empresa.
 
Digital Twins
A aplicação dos sistemas da Bosch é realizada em digital twin (gêmeo digital), que reproduz as instalações físicas da empresa. "Você pode ter gêmeos digitais que você só navega para obter uma informação, então ele é só uma interface visual mais amigável, ou você pode ter uma reprodução tão fiel do seu edifício que você consegue clicar nas infraestruturas e equipamentos, ver o dado em tempo real e atuar em tempo real. Esse, para mim, é o futuro", afirma Douglas.

O gêmeo digital, portanto, permite a operação remota de diferentes infraestruturas, que podem estar em diferentes localidades. "A grande pergunta que me faço é como vai ser isso a longo prazo em termos de padronização e de protocolos, porque isso é importante. Para trocar informações e integrar sistemas, você precisa de uma base comum de entendimento", reflete.  Para Pacifico, o assunto não é futurologia, mas, sim, uma tendência com campo de crescimento.

Robôs nas operações  
Tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade das empresas, o facility manager pode ter a transformação digital como grande aliada, sendo a indústria 4.0, a automação robótica de processos (RPA) e os smart buildings temas cada vez mais em voga, que evidenciam o avanço da IA. Na manutenção predial, por exemplo, já existem robôs que realizam a limpeza completa de banheiros.

Desenvolvida pela SOMATIC, empresa norte-americana, a tecnologia promete uma limpeza de maior qualidade, menor rotatividade de funcionários e 50% de economia de custos. Através de algoritmos de mapeamento avançados, o robô navega nos corredores e nos espaços de banheiro, garantido a cobertura do ambiente e evitando colisões. Com modos de limpeza personalizados e tecnologias de sensoriamento, a SOMATIC consegue detectar poeira, fuligem e outros contaminantes, permitindo a limpeza direcionada de pisos, privadas e pias.

IFrame

Como funciona?
As empresas podem alugar o robô sem contrato de longo prazo, de forma prática e sem taxa inicial. Entre os requisitos para o contrato deste serviço estão: um espaço para recarga do robô e acesso a água e eletricidade.

Quanto custa?
Por mil dólares ao mês, o robô opera oito horas por dia/40 horas por semana.
 
No Brasil, existe algo parecido?
Sim, a Alabia, laboratório de inteligência artificial, possui robôs voltados para a área de limpeza, que podem atuar em hospitais, varejo, logística, fábricas, escritórios e escolas. Assim como a tecnologia da SOMATIC, os produtos da Alabia foram desenvolvidos com câmeras de profundidade e sensores ultrassônicos, para que o robô consiga detectar objetos e pessoas. Além disso, é possível monitorar o desempenho dos produtos ao acessar os relatórios de limpeza.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP