TELELOK
 

Orion amplia atuação no segmento de manutenção e engenharia

Investimento em capital humano, tecnologia e foco no relacionamento.

Por Léa Lobo

Como a Orion está crescendo no segmento de manutenção e engenharia

Da esquerda para a direita: Álvaro Tolentino Souza, responsável por Marketing e Novos Negócios, e Hugo Vilela de Araújo Pereira, Diretor Geral de São Paulo. Foto: Divulgação


A Orion, que atua no mercado de manutenção e engenharia, vem se destacando por seu foco em inovação tecnológica e na construção de relacionamentos sólidos com seus clientes. Em uma conversa recente com Hugo Vilela de Araújo Pereira, Diretor Geral de São Paulo, e Álvaro Tolentino Souza, responsável por Marketing e Novos Negócios, falamos sobre alguns dos projetos mais recentes da empresa, incluindo a mudança de escritório, os desafios enfrentados no setor e a estratégia que tem garantido o crescimento sustentável da organização.

Desde 2020, a Orion tem expandido fortemente suas operações em São Paulo, trazendo na bagagem a experiência acumulada em mais de 25 anos de atuação a nível nacional. Um marco importante dessa expansão foi o início da operação do Aeroporto de Congonhas, em que a empresa assumiu a responsabilidade pela manutenção das cabines primárias, grupos geradores e nobreaks responsáveis pela operação da torre de controle e do radar, em parceria com as forças aéreas.

Além de projetos em infraestrutura e serviços de manutenção, a empresa tem investido no desenvolvimento de soluções tecnológicas próprias. Em 2021 lançou uma startup focada em Internet das Coisas (IoT), que posteriormente foi renomeada para Cortex. Hoje, essa startup é responsável por uma plataforma de gestão em tempo real de operações prediais, industriais e de missão crítica, oferecendo um diferencial competitivo significativo.

Outro destaque da conversa foi o compromisso da empresa com a sustentabilidade, que tem incorporado a neutralização de carbono em seus contratos. Diversos contratos de manutenção de escritórios corporativos e data centers em São Paulo já operam na modalidade neutra de carbono através do plantio de árvores para compensação das emissões diretas e indiretas da operação, iniciativa totalmente alinhada com a valorização crescente das boas práticas ESG.

O foco em inovação, como apontado por Hugo, traz o desafio diário de explicitar os benefícios de novas tecnologias aos gestores de infraestrutura, já que muitas vezes não há previsão ou flexibilidade de budget para inovar no curto prazo. É um trabalho gradual de convencimento com base em indicadores sólidos de performance e de retorno financeiro.

Para enfrentar esse cenário, a Orion tem investido em estratégias de comunicação e relacionamento, complementa Álvaro. "A empresa tem participado de eventos voltados para diferentes setores e buscado uma abordagem mais eficaz com potenciais clientes que atuam fora da área técnica. Estamos certos de que o relacionamento com todos os nossos clientes e parceiros sob a filosofia do ganha-ganha e trabalho conjunto é e continuará sendo o nosso maior impulsionador de crescimento", afirmou Álvaro.

Um dos projetos mais inovadores realizado pela empresa foi a instalação completa de uma usina fotovoltaica com central meteorológica acoplada e a manutenção realizada através da tecnologia de realidade aumentada. O projeto teve destaque a nível internacional e abriu caminho para novas possibilidades no campo da engenharia.

Com crescimento contínuo e sólido, a Orion tem concentrado seus esforços em setores estratégicos como escritórios e condomínios corporativos, data centers e indústria. A empresa, que já é certificada ISO 9001 há muitos anos, também é credenciada para instalação e manutenção de Salas Cofre, posicionando-se como uma das poucas empresas do Brasil e do mundo aptas a oferecer essa que é a solução mais segura para ambientes de missão crítica.

Nessa vertical de missão crítica, diversas novas tecnologias também têm ganhado espaço, como o monitoramento e operação remotas e simulações fluidodinâmicas computacionais para definir o melhor layout da sala com foco em eficiência. Já é possível, por exemplo, realizar o monitoramento remoto da temperatura de um data center e, a depender de sua variação, realizar a abertura automática de chamado corretivo e acionamento de equipe volante plantonista.

Para atender a esse crescimento, a empresa mudou-se para a Avenida Francisco Matarazzo, 1500, Torre New York, no Complexo Empresarial da Água Branca, com o objetivo de também continuar valorizando o capital humano dentro da empresa. A Orion mantém uma forte política de formação interna, investindo em sua universidade corporativa para capacitar seus colaboradores e promover talentos internos. "Nosso maior objetivo é formar dentro de casa, garantindo que nossa equipe técnica e administrativa esteja sempre alinhada com os valores e com a qualidade que a empresa preza," concluiu Hugo.

A empresa tem se consolidado como uma referência no mercado de manutenção e engenharia, combinando inovação tecnológica com foco genuíno em relacionamento e sustentabilidade. Com uma estratégia clara de expansão e compromisso com a excelência, a empresa está bem-posicionada para continuar crescendo e inovando no mercado brasileiro.

Fica aqui o convite para quem tiver interesse em conhecer o novo espaço da Orion, que você pode acompanhar nas imagens desta reportagem.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP