Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Escritórios mobiliados: nova tendência?

Benefícios atraem mais profissionais para ambientes pré-montados.

Branded Content por Colliers

Por Mateus Murozaki

Escritórios mobiliados: nova tendência?

Foto :Canva.com/ditsangthonsuk

Poucos tópicos são tão recorrentes no mercado atual quanto os ambientes de trabalho, cada vez mais mutáveis. Enquanto muitas empresas apostam em transformar o escritório em uma representação física dos próprios valores, há também aquelas que, prezando por um melhor preço e praticidade, decidem por outra alternativa: a dos imóveis mobiliados.

Embora estes sacrifiquem a personalização e adaptabilidade de um escritório próprio, há diversos benefícios: não é necessário fazer mudanças extensas, permitindo que a ocupação ocorra de maneira praticamente imediata; os custos são reduzidos e, para os proprietários, a oferta de carência é menor.

Leandro Cardoso, coordenador de inteligência de mercado da Colliers, aponta de maneira mais direta tais benefícios: “Mobiliar um ambiente corporativo exige muitas coisas, muitos profissionais, isso leva muito tempo. Então, essa questão do mobiliado no corporativo transforma aquele ambiente em um ambiente mais competitivo para você conseguir trazer o inquilino, porque o tempo de decisão para ele vai ser mais curto, já que ele consegue materializar a operação dele naquele espaço”.

De acordo com Ygor Chrispin, gerente da área de escritórios da empresa, essa tendência tem, inclusive, afetado os proprietários, que antes não aceitavam a devolução de imóveis com um tipo de infraestrutura ou mobília, sendo, como regra geral de mercado, necessário entregar em open space. Hoje em dia, já existe flexibilidade na hora de analisar a infraestrutura e layout do locatário anterior, devido à redução de carência proporcionada pela praticidade do modelo.

Cardoso também teoriza que isso tenha a ver com uma mudança no mercado, como explica aqui: “Me parece que, antes da pandemia, vivíamos um momento de baixa oferta, sobretudo para escritórios corporativos em São Paulo. E como você tinha uma pouca oferta, o proprietário se comportava de uma maneira. Nesse momento em que você tem uma alta vacância em algumas regiões, e em outras a vacância está mais controlada, ele precisa ter, de fato, e eu volto a insistir, novas estratégias para atrar os inquilinos”.

Os profissionais apontam que, em São Paulo, existe um equilíbrio entre seus clientes buscando áreas em open spaces e mobiliados, enquanto que, no Rio de Janeiro, a preferência é pela segunda opção. A diferença, na visão deles, é que São Paulo é um mercado mais ativo, enquanto o do Rio está em uma retomada, com vários escritórios que foram devolvidos sendo ocupados.

Empreendimentos VALIA

Muitas dessas percepções que os profissionais compartilharam vieram de suas experiências com os empreendimentos da VALIA, fundo de pensão da Vale, que conta com imóveis muito bem localizados no Rio de Janeiro.

A Colliers administra diversos empreendimentos da VALIA, incluindo edifícios nas grandes capitais, como o América Business Park, a Candelária, o Mourisco, o Centro Empresarial Cidade Nova, o Cidade Jardim Corporate Continental Tower e o Rio Office Tower (clique para conferir).

Caso tenha interesse em conferir o portfólio completo e contatar a equipe da Colliers, basta clicar aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde