Congresso 2025
 

Escritórios mobiliados: nova tendência?

Benefícios atraem mais profissionais para ambientes pré-montados.

Branded Content por Colliers

Por Mateus Murozaki

Escritórios mobiliados: nova tendência?

Foto :Canva.com/ditsangthonsuk

Poucos tópicos são tão recorrentes no mercado atual quanto os ambientes de trabalho, cada vez mais mutáveis. Enquanto muitas empresas apostam em transformar o escritório em uma representação física dos próprios valores, há também aquelas que, prezando por um melhor preço e praticidade, decidem por outra alternativa: a dos imóveis mobiliados.

Embora estes sacrifiquem a personalização e adaptabilidade de um escritório próprio, há diversos benefícios: não é necessário fazer mudanças extensas, permitindo que a ocupação ocorra de maneira praticamente imediata; os custos são reduzidos e, para os proprietários, a oferta de carência é menor.

Leandro Cardoso, coordenador de inteligência de mercado da Colliers, aponta de maneira mais direta tais benefícios: “Mobiliar um ambiente corporativo exige muitas coisas, muitos profissionais, isso leva muito tempo. Então, essa questão do mobiliado no corporativo transforma aquele ambiente em um ambiente mais competitivo para você conseguir trazer o inquilino, porque o tempo de decisão para ele vai ser mais curto, já que ele consegue materializar a operação dele naquele espaço”.

De acordo com Ygor Chrispin, gerente da área de escritórios da empresa, essa tendência tem, inclusive, afetado os proprietários, que antes não aceitavam a devolução de imóveis com um tipo de infraestrutura ou mobília, sendo, como regra geral de mercado, necessário entregar em open space. Hoje em dia, já existe flexibilidade na hora de analisar a infraestrutura e layout do locatário anterior, devido à redução de carência proporcionada pela praticidade do modelo.

Cardoso também teoriza que isso tenha a ver com uma mudança no mercado, como explica aqui: “Me parece que, antes da pandemia, vivíamos um momento de baixa oferta, sobretudo para escritórios corporativos em São Paulo. E como você tinha uma pouca oferta, o proprietário se comportava de uma maneira. Nesse momento em que você tem uma alta vacância em algumas regiões, e em outras a vacância está mais controlada, ele precisa ter, de fato, e eu volto a insistir, novas estratégias para atrar os inquilinos”.

Os profissionais apontam que, em São Paulo, existe um equilíbrio entre seus clientes buscando áreas em open spaces e mobiliados, enquanto que, no Rio de Janeiro, a preferência é pela segunda opção. A diferença, na visão deles, é que São Paulo é um mercado mais ativo, enquanto o do Rio está em uma retomada, com vários escritórios que foram devolvidos sendo ocupados.

Empreendimentos VALIA

Muitas dessas percepções que os profissionais compartilharam vieram de suas experiências com os empreendimentos da VALIA, fundo de pensão da Vale, que conta com imóveis muito bem localizados no Rio de Janeiro.

A Colliers administra diversos empreendimentos da VALIA, incluindo edifícios nas grandes capitais, como o América Business Park, a Candelária, o Mourisco, o Centro Empresarial Cidade Nova, o Cidade Jardim Corporate Continental Tower e o Rio Office Tower (clique para conferir).

Caso tenha interesse em conferir o portfólio completo e contatar a equipe da Colliers, basta clicar aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP