PcD´s também querem crescer na carreira, destaca novo FM da JLL

Erik Leandro de Morais fala sobre importância de iniciativas de inclusão e compartilha trajetória profissional.

Por Natalia Gonçalves

Os profissionais PCD's também querem crescer na carreira, afirma novo FM da JLL

Há 16 anos, Erik Leandro de Morais iniciou no mercado de trabalho como vendedor em uma loja de roupas, mas um acidente de moto mudou a trajetória de sua vida pessoal e profissional. No acidente, Erick perdeu o braço esquerdo: "de lá para cá, eu sempre entrei na cota PcD (Pessoa com Deficiência)", afirma.

Para ele, aposentar por invalidez nunca foi uma opção. Então, um ano após o acidente, ele trabalhou como responsável de almoxarifado em canteiros de obra e depois como assistente administrativo na EPTV Campinas. Já com 26 anos, ele conquistou o cargo de Assistente administrativo no Centro Infantil Boldrini em 2013, onde teve contato mais próximo com a área de manutenção do hospital. 

Por gostar do contato com pessoas, Erik entende que seguiu em uma área muito requisitada por outros departamentos. Apesar de realizar funções de Soft Facilities desde 2010, somente em março deste ano foi contratado com o título de assistente de Facilities Management pela JLL. No Mercado Livre, ele atua na Melihelp, sendo responsável pelo suporte aos colaboradores.

A contratação de Erick aconteceu antes do Programa de Inclusão em Facilities para PcD da JLL, uma iniciativa da multinacional em prol da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo, que teve início em abril deste ano. “O nosso programa tem um elemento muito importante que não é apenas a contratação em si da pessoa com deficiência, mas também a capacitação com o objetivo de ajudar cada um a atingir o seu máximo potencial profissional”, destaca Bianca Guido, gerente de Talent Acquisition da JLL.

Além de atrair novos talentos, como explica Bianca, é importante para o Recursos Humanos investir no desenvolvimento desses colaboradores. "A importância dos programas de inclusão estão em promover igualdade. Não é porque uma pessoa tem deficiência, que ela tem que ser a coitadinha ou que ela não queira assumir responsabilidades. Uma pessoa com deficiência também quer crescer na carreira, tem vontade de trabalhar, ser bem-vista e ser importante", comenta Erik.

O preconceito, como ressalta o assistente de FM, existe e aparece em situações do cotidiano: "mesmo com o ônibus cheio, já aconteceu de pessoas não se sentarem do meu lado e essas coisas me deixam um pouco chateado. Sou uma pessoa comum e tenho capacidade de mostrar que eu sou um bom profissional, por isso é muito importante que as empresas acreditem no potencial desse público PcD".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Fim de ciclo na CBRE

Walter Cardoso deixa a presidência da empresa após 30 anos no posto.

Qual é a corda bamba do ESG?

George Barcat, especialista em Ética Empresarial e Compliance, reflete sobre a relação entre trade-offs e o processo decisório do ESG.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP