Descubra os insights dos nossos palestrantes na terceira edição do evento.
Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores
Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.Por Redação
Foto: Divulgação |
A 11ª Expo InfraFM foi palco de apresentações inspiradoras, onde expositores de diversos segmentos compartilharam seus cases de sucesso. As soluções, produtos e serviços apresentados destacaram-se como ferramentas indispensáveis no cotidiano dos profissionais de Facility, Property & Workplace Management. Essas histórias de sucesso não só demonstraram o impacto positivo da inovação no setor, mas também serviram de exemplo para a adoção de melhores práticas e tecnologias que impulsionam a eficiência e a qualidade na gestão de ambientes corporativos. Acompanhe agora um resumo de todas as palestras:
PALESTRAS DAS ARENAS SOLUÇÕES PARA FM
ESG NA ARQUITETURA CORPORATIVA
Sylvia Fernandes, Sócia-fundadora da TRIO
Sylvia Fernandes explicou o ESG e sua aplicação inovadora e eficaz em projetos arquitetônicos e de engenharia. Ela destacou como impactar positivamente tanto o ambiente empresarial quanto a comunidade, enfatizando que a sustentabilidade é vital para a saúde dos negócios e essencial para gerar valor a longo prazo. Ela apresentou exemplos de projetos que incorporam os princípios do ESG como resultantes de Eficiência energética; Espaços flexíveis adequados às diferentes gerações; Sala de apoio para lactante; Estímulo à vida saudável através de ambientes de refeição de qualidade; Uso da biofilia, para uma conexão com a natureza para melhorar o bem-estar; Carpete reaproveitado e higienizado, que permite a redução de descarte de material e emissões de carbono. Concluiu mencionando a consultoria Korn Ferry, que revelou que mais de 60% dos millennials são mais inspirados e fiéis a empresas com boas políticas de ESG.
A NOVA ONDA DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS DE FORMA AUTOMÁTICA NOS AMBIENTES DE TRABALHO
Gustavo Gama, sócio e diretor comercial na Gran Coffee.
Gustavo Gama destacou a missão da empresa, com 18 anos de mercado, de fornecer café, bebidas quentes e alimentação excepcionais de forma automática, presente no dia a dia dos consumidores. Ele apresentou a linha de produtos e as áreas de atuação da empresa, focando na inovação e qualidade. Para ele, os gestores dos escritórios agora têm a função de integrar times, fortalecer a cultura corporativa e criar um ambiente descontraído. Pontuou desafios dos Facilities Managers que incluem criar um ambiente agradável e acolhedor que atraia os colaboradores, com ênfase na qualidade dos serviços. Por fim, falou sobre oportunidades e tendências, com destaque para produtos inclusivo, serviços e produtos tecnológicos e premium, soluções de autoatendimento, produtos naturais que permitem a criação de momentos e experiências memoráveis.
POR QUE A SUA EMPRESA PRECISA DA AUDITORIA DE SEGURANÇA PARA PROTEGER AS OPERAÇÕES?
Anderson Hoelbriegel, diretor na ICTS Security
A auditoria é o mecanismo para avaliação de tecnologias, sistemas, rotinas, processos, políticas e práticas para identificação de vulnerabilidades por não conformidades. A auditoria de segurança é essencial para proteger operações empresariais, melhorando processos e promovendo uma cultura de segurança. Baseada na ISO 19011, ela identifica e reporta fragilidades que possam resultar em crimes ou desastres naturais. Anderson destacou o processo de auditoria da ICTS, que incluem: definição do escopo e objetivos, coletar informações relevantes, avaliar maturidade dos processos de segurança, identificar melhorias, programar auditorias complementares, analisar dados, recomendar estratégias de segurança e emitir relatórios em cada etapa. E finaliza, pontuando que auditores são parceiros estratégicos, especialistas e imparciais, garantindo um processo eficaz de proteção e melhoria contínua da segurança empresarial.
TECNOLOGIA E TRABALHO FLEXÍVEL: COMO O FACILITY MANAGER PODE GANHAR
VISIBILIDADE CONDUZINDO ESTE PROCESSO?
Mário Verdi, CEO & Founder Deskbee
Mário Verdi inicia, destacando que é uma empresa gaúcha que emprega pessoas em todo o Brasil, e a força do trabalho é essencial para reconstruir o Rio Grande do Sul, exemplificando o caos com as chuvas que afetaram o estado e aproveita para destacar a área de Facilities: somos resilientes e dedicados, sempre prontos para servir, cuidar, ajudar, atender, resolver, consertar e fazer acontecer. Os Facility Managers precisam ser estratégicos e proativos. Após a pandemia, os desafios e oportunidades são divididos em três fases: viabilizar o trabalho remoto e preparar ambientes seguros, melhorar o uso dos espaços híbridos, promover espaços colaborativos e aumentar a visibilidade junto à alta direção e usar dados para estratégias de ocupação, implementar novas tecnologias e ajustar escalas de trabalho. Destaca que o futuro dos escritórios será focado no encantamento dos clientes, com o Facility Leader criando e gerenciando espaços que maximizem o valor da infraestrutura, apontando que é crucial a construção de ambientes de trabalho seguros e eficientes, impulsionando a produtividade e o bem-estar de todos. Exemplificou como a tecnologia ofertada pela Deskbee é uma fonte para se chegar a uma liderança estratégica.
PROMOVENDO A ACESSIBILIDADE EM EMPRESAS E EDIFICAÇÕES
Bruno Mahfuz, sócio-fundador do Guiaderodas
O fundador destaca que o Guiaderodas é uma empresa de tecnologia focada na acessibilidade, com o objetivo de promover uma vida mais autônoma e inclusiva. Reconhecida mundialmente, a empresa recebeu prêmios em sustentabilidade, empreendedorismo social e mobilidade. Bruno enfatiza que todos, com ou sem deficiência, precisam de acessibilidade em algum momento da vida. Para tanto, a Certificação Guiaderodas reconhece práticas de acessibilidade e inclusão em diversos tipos de locais, avaliando normas técnicas, funcionalidade dos espaços, e promovendo treinamentos e engajamento através do aplicativo. Já o App guiaderodas é a maior plataforma de informações sobre acessibilidade e o GUI, assistente virtual baseado em IA, integra dados de múltiplas fontes e permite buscas em linguagem natural globalmente.
COMO DE FATO AS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM SER APLICADAS EM OPERAÇÃO & MANUTENÇÃO (O&M) DE SISTEMAS PREDIAIS DE ALTA COMPLEXIDADE?
Gustavo Noan Nascimento, Coordenador de Engenharia na Temon Serviços
O palestrante mostrou com as tecnologias avançadas como computação espacial, metaverso, realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e inteligência artificial (IA) estão revolucionando a operação e manutenção (O&M) de sistemas prediais de alta complexidade. Erros operacionais em sistemas prediais de alta complexidade podem ter consequências graves, como incêndios devido a sobrecarga elétrica ou falhas no fornecimento de serviços essenciais. A falta de procedimentos operacionais claros pode levar a falhas catastróficas, afetando a segurança dos ocupantes e a continuidade dos serviços. Apresentou modelos de procedimentos operacionais através de documentos que detalham todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa específica, garantindo operações seguras e eficientes, além da aplicação dos procedimentos utilizando tecnologia imersiva. Dispositivos como smartphones, tablets, smart glasses e headsets de VR são utilizados para experiências de Realidade Aumentada e Realidade Virtual, melhorando a interação com conteúdos digitais e a eficiência operacional. Esses dispositivos permitem que os usuários interajam de forma intuitiva com as tecnologias, a exemplo do Software Sistemon que, entre diversas funcionalidades, permite a análise e o monitoramento em tempo real das operações, fornecendo dados, cálculos e relatórios, viabilizando que toda a operação seja observada remotamente.
AUTOMAÇÃO APLICADA À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DOS SISTEMAS TÉRMICOS E MECÂNICOS
Marcelo de Resende Matta, Diretor Geral da Tecal Engenharia
A eficiência energética em sistemas de ar condicionado é essencial e deve ser considerada desde o projeto até a operação, pois envolvem três processos principais: produção, transporte e consumo de energia. A eficiência de cada etapa afeta diretamente o consumo de energia elétrica. O consumo de energia (Kw) depende da quantidade de toneladas de refrigeração (TR) produzidas, transportadas e consumidas. A eficiência deve ser garantida contratualmente em todas as etapas do projeto, instalação e operação. A capacidade da central de água gelada, por exemplo, é determinada pela carga térmica máxima, que ocorre em cerca de 3% a 5% do ano. Para melhorar a eficiência, é possível modular a vazão de água nos chillers, ligar e desligar chillers, bombas e torres, modular ventiladores das torres e bloquear circuitos hidráulicos de equipamentos desligados. Essas práticas reduzem o consumo de energia e garantem um funcionamento mais sustentável e econômico dos sistemas de ar condicionado.
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE SAÚDE PARA AS EMPRESAS DE FACILITIES E SEUS CLIENTES
Flaviane Cordeiro Santos, Gerente de SESMT na Guima ConSeCo
A promoção da saúde no local de trabalho é essencial e deve estar integrada na cultura organizacional da empresa para prevenir doenças ocupacionais. Isso pode ser feito por meio de ações e programas de bem-estar baseados em melhores práticas. Promover a saúde nos ambientes corporativos aumenta a produtividade, reduz o absenteísmo, melhora a satisfação dos colaboradores e o desempenho no trabalho. O cuidado com a saúde dos funcionários não deve ser apenas responsabilidade do SESMT e do RH, mas sim uma parte integrante de todas as estruturas e níveis da empresa. Implementar um programa de saúde alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) demonstra o compromisso da empresa com o bem-estar e a sustentabilidade. Monitorar a qualidade de vida dos colaboradores pode ser feito através de mapeamento de saúde, feedback, acesso a programas de bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
PLATAFORMA TOTALMENTE CUSTOMIZÁVEL PARA A GESTÃO OPERACIONAL
Isaias Saulo, Supervisor de TI no Grupo Paineiras
Isaias Saulo apresentou o case do São Paulo Corporate Towers, destacando a implementação do aplicativo Kantan, do Grupo Paineiras, que objetiva criar soluções simples, práticas e customizadas para uma gestão eficiente. Os principais objetivos do case incluem a coleta de informações assertivas sobre a operação, armazenamento adequado dessas informações, implementação de dashboards eficientes e relatórios gerenciais exportáveis, fácil usabilidade tanto na operação quanto na gestão, e fácil implantação, contemplando várias soluções diferentes usando o mesmo aplicativo. O Kantan possibilitou uma gestão operacional eficiente, criando soluções simples, práticas e personalizáveis. Para a execução dos registros, foram definidos 184 ambientes identificados com QR Codes e monitorados por localização geográfica e GPS. A rotina operacional envolveu a coleta de dados do ambiente, nome do usuário, definição dos procedimentos a serem realizados, e registro de fotos, vídeos, áudios ou texto para comprovar o serviço realizado. O case demonstrou como a tecnologia pode ser usada para melhorar significativamente a gestão operacional.
NÃO EXISTEM ALTERNATIVAS, OS TIMES COMO PRIORIDADE NO FM!
Lucas Venturini, Regional Sales Manager Brasil & Latam na Infraspeak.
A Manutenção 5.0 é essencial para a evolução do Facilities Management (FM). Segundo SAP e Oxford Economics, 80% das empresas que passam por transformação digital aumentam seus lucros em 12%. Para se manterem viáveis, as empresas precisam de novos modelos de negócios digitais. Os usuários estão mais exigentes, esperando soluções rápidas. As normas de sustentabilidade (ESG) são mais rígidas e as operações precisam ser eficientes e focadas. A transformação digital vai além da tecnologia, centrando-se nas pessoas. Na era 5.0, a tecnologia deve servir para melhorar operações e valorizar o talento humano. Empresas precisam de operações adaptáveis, eficientes e transparentes. Adaptabilidade é crucial devido às rápidas mudanças. Eficiência é necessária pela complexidade crescente e escassez de recursos. Transparência é fundamental para conformidade com regulamentos.Para prosperar, é necessário que operações sejam adaptáveis, eficientes e transparentes, com equipes resilientes e colaborativas e tecnologia flexível e inteligente.
POR QUE É IMPORTANTE CUIDAR DA SAÚDE DOS COLABORADORES PRÓPRIOS E DOS TERCEIRIZADOS?
Richard Crivelari, CEO da Medik
A MEDIK nasceu com o propósito de impulsionar a retenção de talentos, o engajamento e a produtividade através de uma proteção à saúde inovadora e tecnológica. Contudo, ainda há resistência quando o assunto é a saúde de colaboradores terceirizados. Investir em programas de saúde e bem-estar traz inúmeros benefícios, como redução de 25% nos custos de rotatividade, conforme citou o American Journal of Health Promotion. Além disso, há uma clara correlação entre saúde e bem-estar com produtividade, engajamento, redução de custos, presenteísmo, absenteísmo e acidentes. Mesmo com esses benefícios, muitas empresas não implementam essas práticas devido a percepções engessadas sobre planos de saúde tradicionais, preocupações com o impacto financeiro e receios de riscos trabalhistas para fornecedores. É o momento de adotar estratégias alternativas que ofereçam assistência frequente à saúde e gestão de saúde populacional, como acesso rápido a médicos e psicólogos, acesso a medicamentos e exames básicos, e comunicação informativa contínua. Além disso, a tecnologia da MEDIK, com seu sistema de Analytics, oferece indicadores valiosos para gestores de Facilities Management, permitindo identificar problemas no ambiente de trabalho e melhorar a saúde e a produtividade dos colaboradores.
CASE JLL: COMO SAÍMOS DO PAPEL PARA 100 MIL ORDENS DE SERVIÇOS GERENCIADAS EM 2023
Vinícius Santos, Head de Produto, LatAm da JLL Technologies
O palestrante contou como superaram os desafios da digitalização da gestão de manutenção, detalhando as etapas e estratégias utilizadas para implementar novos processos em dezenas de localidades e estados distintos, envolvendo mais de 10 fornecedores de manutenção e a necessidade de uma gestão centralizada. Ele destacou que o Brasil possui hoje mais de 1.000 empresas de tecnologia nacionais que oferecem soluções pontuais para a operação de imóveis. Nesse contexto, é comum se deparar com perguntas como: essa solução realmente funciona?; será que este aplicativo é seguro? E a LGPD?; como fazer a integração com outros aplicativos?; os usuários precisarão de mais um aplicativo no celular? Diante desse cenário complexo, Vinicius destacou a importância de ter uma equipe de tecnologia composta por profissionais especializados em consultoria digital, desenvolvimento de produtos, big data e analytics. Ele complementou com algumas recomendações: escolha o software correto, com foco em integração e capacidade técnica; tenha uma equipe com conhecimento do processo de manutenção; estabeleça uma equipe focada em tecnologia para integrações e que ofereça relatórios em tempo real a nível do ativo.
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE QUANDO O ASSUNTO É EMBALAGENS
André Fonseca, Gerente de Marketing na Oleak
Muitas pessoas acreditam que produtos rotulados como “biodegradáveis” ou “ecologicamente corretos” são automaticamente sustentáveis, mas isso é um equívoco. A biodegradabilidade não garante sustentabilidade, pois produtos biodegradáveis ainda podem conter químicos prejudiciais ou contribuir para problemas ambientais se não forem gerenciados adequadamente. Da mesma forma, produtos rotulados como “verdes” podem atender a certos critérios ambientais, mas ainda assim ter um impacto ambiental negativo em outras áreas. É crucial avaliar o impacto ambiental total de um produto ao longo de seu ciclo de vida e confiar em certificações confiáveis. As indústrias químicas podem melhorar a sustentabilidade investindo em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos com menor impacto ambiental, como materiais biodegradáveis, produtos com menor pegada de carbono e embalagens mais ecológicas, a exemplo do Olik®, que é um sistema de diluição inteligente para produtos de higiene e limpeza, que dosa automaticamente quantidades precisas de concentrados e água para criar produtos na concentração ideal. Seu sistema Dosa Fácil, presente na embalagem, permite dosar 10, 20, 30 ou 40 mL de forma simples, garantindo precisão e economia no uso dos produtos.
INSERÇÃO DE TECNOLOGIA NA GESTÃO DE HIGIENIZAÇÃO HOSPITALAR
Elizabeth Barbosa da Silva, Gerente de Operações no Grupo Interativa
A palestrante apresentou um case na qual a transformação digital começou com uma mudança de cultura dentro da organização hospitalar, seguida pela adoção de tecnologia essencial para melhorar a experiência. A adaptação de rotinas e processos foi necessária para integrar novas ferramentas e redefinir fluxos de trabalho. Demonstrar o propósito e os benefícios das melhorias garantiu o suporte de toda a equipe, cujo trabalho em conjunto e valorização dos profissionais foi fundamental. O Grupo Interativa estabeleceu processos bem definidos, garantindo transparência e celeridade no tempo de resposta, segurança nos resultados e foco na sustentabilidade. O aplicativo Interativa permite a gestão em tempo real dos resultados, com relatórios detalhados por tipo de higienização e média de tempo gasto. O monitoramento das atividades é feito por meio de um painel com indicadores que identifica pontos críticos a serem trabalhados. Esse sistema trouxe eficiência, valorizando a experiência dos colaboradores e amparando-a com tecnologia de ponta, mostrando que a transformação digital é possível e altamente benéfica não só para o setor hospitalar, mas para todos os outros.
DADOS E IA: EFICIÊNCIA PARA O SEU ESCRITÓRIO E DATA CENTERS
Roberpaulo Eller, Diretor Operacional do Grupo Orion
A gestão de dados e a inteligência artificial (IA) estão revolucionando a eficiência em escritórios e data centers. Ferramentas modernas, com interfaces mais amigáveis, tornam essas tecnologias mais acessíveis, facilitando a sua implementação. No entanto, a implementação de tecnologias de dados em facilities e missões críticas apresenta desafios e oportunidades. Os principais obstáculos incluem a qualidade dos dados, a integração com sistemas existentes, a explicabilidade e transparência das soluções, e a segurança cibernética. A Internet das Coisas (IoT) desempenha um papel crucial na gestão eficiente. As aplicações incluem: Gestão de Fluxo de Pessoas, Consumíveis, Gerenciamento de Espaço e Layout, Monitoramento de Qualidade do Ar, Agendamento Automático de Manutenção, Otimização de Estoque e Suprimentos, Gerenciamento Térmico, Gestão de Energia, Otimização de Espaço de Estacionamento, Gerenciamento de Resíduos, Monitoramento de Condições Estruturais, Aplicativos de Rotas, Automação de Tarefas Repetitivas, Monitoramento de Segurança, Otimização de Desempenho e Detecção de Anomalias. A integração dessas tecnologias com sistemas existentes é essencial para o sucesso. As soluções devem ser explicáveis e transparentes para garantir a confiança dos usuários. A segurança cibernética também é um fator crítico, protegendo os dados e sistemas contra ameaças. A gestão de dados e IA trazem uma nova era de eficiência para escritórios e data centers, permitindo uma manutenção proativa e em tempo real. À medida que essas tecnologias continuam a evoluir, a adoção em larga escala se tornará cada vez mais viável, transformando a maneira como gerenciamos nossas infraestruturas.
UM NOVO CONCEITO DE ATENDIMENTO EM CONTRATOS DE MANUTENÇÃO PREDIAL
Rafael Saldanha é Gerente de Negócios da Veman
Desde 2015, no contrato com o Grupo Marista, a Veman demonstrou a evolução na gestão contratual de manutenção predial. Comparando os modelos de contrato, o período de 2015 a 2022 apresentava excesso de controle, pouca autonomia, insatisfação do cliente, interface entre diversos fornecedores, tempo de atendimento elevado e variabilidade de custos. Já o contrato de 2023 a 2025 é baseado em disponibilidade, controle orçamentário do cliente, tempo de atendimento otimizado, gestão por KPIs, autonomia, soluções personalizadas e fornecedor único. As principais mudanças incluem a implantação de manutenção predial full service com 22 oficinas, compras de materiais pela Veman, central de monitoramento técnico 24/7, uso do software VGA para decisões e novas tecnologias de medição e monitoramento. Novos processos de inspeção foram implementados, como o uso de drones para telhados, fachadas, perímetros e sistemas de proteção contra descargas atmosféricas; endoscópios para reservatórios, tubulações, dutos de ar condicionado, motores e válvulas; e ultra-som para tubulações de água potável, combate a incêndio e redes de esgoto. Já o monitoramento inteligente, com tecnologias como a IoT, transformou os processos, aumentando a eficiência operacional. Sensores foram instalados para monitorar o nível de água em reservatórios, temperatura de chillers e queda de energia em áreas críticas, prevenindo falhas. A central de monitoramento 24h, com uma linha 0800 exclusiva e quatro analistas de manutenção, garante agilidade e segurança, realizando o primeiro atendimento, abertura e fechamento de chamados, monitoramento de sensores e acompanhamento de indicadores para o Grupo Marista.
DESAFIOS ERGONÔMICOS PARA PROMOVER AMBIENTES DE TRABALHO SAUDÁVEIS E EFICIENTES
Camila Alves Silva do Amaral, Ergonomista da Nomos Consultoria, por Air Micro
Na palestra, Dra. Camila Aves do Amaral apresentou o conceito de ergonomia, definido pela Associação Internacional de Ergonomia (IEA) como a disciplina científica que estuda as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Ela destaca que a ergonomia envolve conforto, saúde, segurança e eficiência, abordando aspectos físicos, cognitivos e organizacionais. Mencionou também os requisitos legais na ergonomia, como a NR17, que garante um ambiente de trabalho ergonômico. Refletindo sobre a importância da adequação do ambiente de trabalho, ela pergunta: “Qual veículo você escolheria para uma viagem de 8 horas?”, incentivando a reflexão sobre a importância do conforto e da ergonomia em nossas escolhas diárias.
Apresentou os principais desafios ergonômicos no ambiente de trabalho, com base no Relatório da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) de 2021 para a NR17. Ela discute os fatores ergonômicos nos acidentes de trabalho, destacando que 48% dos acidentes são causados por fatores de gestão do trabalho, 15% por fatores de organização e gerenciamento de materiais e meios de trabalho, 14% por fatores de gestão do ambiente e 14% por fatores de gestão da tarefa/atividade. Abordou os critérios osteomusculares relacionados aos acidentes de trabalho, destacando partes do corpo frequentemente atingidas, como dorso, ombro e mão (exceto punho ou dedos), conforme dados de 2019. Por fim, enfatizou que pequenos ajustes podem trazer grandes benefícios para a saúde e produtividade com a utilização de acessórios adequados e soluções para o transporte e manuseio de cargas, mostrando como medidas simples podem melhorar significativamente as condições de trabalho.
TENDÊNCIA PARA UMA BOA GESTÃO DA QUALIDADE DO AR INTERNO
Leonardo Cozac, CEO da Conforlab
A palestra inicia com uma pergunta: “Você cuida do ar que as pessoas respiram dentro de sua organização?”, Leonardo Cozak destacou a importância de cuidarmos da qualidade do ar com a mesma diligência que temos com a água que consumimos. Ele apresenta dados alarmantes sobre o impacto da poluição do ar, revelando que, em 2019, aproximadamente 7 milhões de mortes foram associadas à poluição do ar, representando 11,6% de todas as mortes globais. Ele pontua que passamos 93% do nosso tempo em ambientes fechados (seja no trabalho ou em casa), 5% no trânsito e apenas 2% ao ar livre. Citando fontes da US EPA e do National Institute of Health, ele alerta que o ar interior pode ser de 2 a 5 vezes mais poluído que o ar exterior. Cozak discute a necessidade de um plano de ação para a Qualidade do Ar Interno (QAI) atualmente e prevê a implementação de programas mais robustos no futuro, como o Programa de Gestão da QAI (PGQAI), conforme as normas NBR 17.037/23 e NBR ISO 16.000-40/23. Destaca a evolução da legislação brasileira relacionada à gestão da qualidade do ar:
Processo de gestão e controle: Portaria 3.523/1998 evoluindo para ABNT ISO NBR 16.000-40, publicada em novembro de 2023.
Padrões de referência: Resolução 09 evoluindo para ABNT NBR 17.037, publicada em abril de 2023.
Legislação: Lei Federal 13.589 em andamento com a PEC 7/2021, que está em tramitação na CCJ do Senado.
Norma Técnica específica: NBR 7.256/2022, direcionada a serviços de saúde.
Para finalizar, Cozak deixa uma mensagem importante: cuidem do ar que respiram. Ele reforça a necessidade de uma gestão adequada da qualidade do ar interno para garantir a saúde e o bem-estar de todos.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM FACILITIES SERVICES
Antônio Travisani Junior, CEO da Branco Branco.
A apresentação iniciou explicando que o mercado de Facilities Services envolve o gerenciamento eficiente e integrado de todos os serviços de suporte de uma organização, garantindo a funcionalidade do ambiente construído através da integração de pessoas, lugares, processos e tecnologia. Perguntou: O que é o mercado de Facilities Services? “Nos vemos contratantes que tratam todas as empresas do setor como iguais. Um mercado nivelado pelo “melhor” preço, levando a uma corrida pela margem zero. O que ouvimos: Contratantes afirmando ter 25 anos de experiência e insistindo que “aqui só funciona assim” e tentativas anteriores de implementar mudanças sem sucesso. Citou que “atualmente uma edição de um jornal como o New York Times contém mais informações do que uma pessoa comum receberia durante toda a vida na Inglaterra do século XVII”. Isso exemplifica a quantidade massiva de informações que lidamos hoje. “Provavelmente, um analista trabalhando em uma mesa de operações acumula em poucas semanas a quantidade de informação em gestão de facilities que um gestor de unidade levaria 10 anos para adquirir”. Quanto aos desafios disse que há uma constante comparação de “banana com banana”, onde os clientes esperam reduções de preço impossíveis de serem atingidas. A busca é por evitar o “oceano de sangue”, uma metáfora para a intensa competição baseada unicamente em preços baixos.
Não podemos ser “bananas”, ou seja, não devemos nos conformar com a homogeneidade imposta pelo mercado. Devemos oferecer diferenciais que vão além do preço, defendendo valores fundamentais que incluem: Pessoas, Processos e Cliente. Por fim, destacou o app i.branco, uma solução completa de gestão de serviços terceirizados, desenvolvida com tecnologia própria. Este app integra IoT, RFID e Inteligência Artificial para proporcionar gestão em tempo real, promovendo economias significativas. Exemplos práticos foram apresentados, como o SLA de fechamento de faturamento, gestão de pessoas, promoção de colaboradores, e NPS (Net Promoter Score) tanto dos colaboradores quanto dos clientes.
MELHOR EXPERIÊNCIA E CUSTO PARA CONTROLE DE ACESSO DE VISITANTES COM RECONHECIMENTO FACIAL
Ana Cristina Pereira, Gestão Comercial na Trielo
Na palestra foi apresentado um enfoque inovador e comprometido com a tecnologia para melhorar a gestão de visitantes em diversos ambientes. A Trielo, uma empresa nacional com 30 anos de mercado, foi destacada como fabricante de hardware e desenvolvedora de software, atuando nas áreas de controle de acesso, segurança, CFTV e projetos especiais. Foram abordados os principais desafios enfrentados na recepção de visitantes, como: Cadastrar visitantes de forma rápida e segura; Diminuir filas; Proporcionar uma experiência agradável na recepção; e Agilizar os processos de integração necessários na empresa. A palestrante destacou várias tecnologias de hardware, incluindo: Reconhecimento Facial: Tecnologia de identificação sem contato, que facilita o uso por pessoas de diferentes faixas etárias e alturas, graças à boa ergometria dos terminais; Alta assertividade: Com índices de falso positivo e falso negativo muito baixos, adequados para a maioria das aplicações’; Baixo tempo de resposta: Na ordem de milissegundos; e Variedade de opções de terminais: Adaptáveis a diferentes necessidades e contextos. Já com o parceiro GO Visit, que possui software que permite criar convites e enviá-los por e-mail, WhatsApp, Teams, entre outros, sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo. O visitante pode se cadastrar rapidamente e os dados da visita são enviados diretamente para o software de acesso, agilizando todo o processo. Por fim, exemplificou modelos de totens de autoatendimento, já implantados em diversos locais, como: Condomínio Corp Tower, Condomínio Paulista Corporate, Condomínio CEO RJ, Condomínio Columbus, Clube Paineiras do Morumbi, Bimbo do Brasil, BASF e Wheaton. Conclui destacando como a integração de tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial e sistemas de gestão de visitantes, pode não apenas melhorar a experiência de recepção, mas também otimizar os custos operacionais e aumentar a segurança de forma significativa.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA TORNAR O EDIFÍCIO COMO UM ATIVO ESTRATÉGICO
Carlos Bueno de Camargo Filho, Especialista de Monitoramento na Trane Technologies
Na palestra discutiu-se como a utilização de dados pode transformar a gestão de edifícios, tornando-os ativos estratégicos. O poder dos dados foi destacado, permitindo insights valiosos, decisões inteligentes e foco em resultados importantes. Citando Clive Humby, enfatizou-se que “dados são o novo petróleo”, mas precisam ser refinados para serem úteis. A Trane foi apresentada com mais de 110 anos de expertise em AVACR, 40 anos em controles e 20 anos em serviços de energia, com presença global de mais de 36.000 funcionários. Seus compromissos para 2030 incluem o Gigaton Challenge para reduzir a pegada de carbono, liderar pelo exemplo com operações neutras em carbono e promover oportunidades para todos com diversidade e paridade de gênero em liderança. Desafios como a coleta confiável de dados, gerenciamento eficaz e uso inteligente dos dados foram abordados, propondo sistemas inteligentes e análise especializada para transformar dados brutos em informações relevantes. O caminho para a transformação digital inclui discussão colaborativa para definir objetivos e KPIs, coleta e avaliação de dados, desenho de soluções baseadas em dados reais e fornecimento de resultados comprovados. A importância de focar no que realmente importa para o cliente foi ressaltada, destacando temas como planejamento de sustentabilidade, gestão de energia e otimização de sistemas. A revolução de serviços foi enfatizada com a coleta de dados contínua, uso de dashboards e acesso remoto para análise de desempenho. Concluiu que a transformação digital, através de serviços avançados de dados, pode otimizar o gerenciamento de edifícios, tornando-os não apenas funcionais, mas estrategicamente valiosos.
MÃO DE OBRA QUALIFICADA NO SETOR DE MANUTENÇÃO
Hugo Ferraz Guevara, Gerente de Manutenção na Best Clima
O palestrante iniciou com uma citação de Simon Sinek: “100% dos clientes são pessoas. 100% dos empregados são pessoas. Se você não entende de pessoas, não entende de negócios.” Segundo um estudo da consultoria de recursos humanos ManpowerGroup, a escassez de talentos no mundo atingiu o nível mais alto dos últimos 17 anos. As possíveis causas da escassez de mão de obra qualificada incluem:
Faixa salarial e benefícios: Um estudo da FGV revelou que a baixa remuneração é o motivo mais citado (64,2%) para a insatisfação no trabalho, seguido pela falta de benefícios (43%).
Qualidade do ensino básico: Cerca de 29% da população brasileira tem dificuldades para ler textos e aplicar conceitos de matemática.
ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO OPERACIONAL
Utilizando a Pirâmide de Maslow como contexto, o palestrante abordou desde as necessidades básicas até a autoatualização. Para a seleção e retenção de talentos, citou Peter Schutz, ex-CEO da Porsche: “Contrate caráter, treine habilidades.” Destacou a importância dos benefícios para os profissionais e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ressaltando uma pesquisa da Randstad que mostra que 81% dos brasileiros desejam mais equilíbrio entre essas duas áreas. O objetivo da palestra foi enfatizar a preocupação da Best Clima, especialista em inovação tecnológica em climatização, com seus talentos, reconhecendo a importância deles para a organização. Para a retenção de talentos, a empresa implementou processos estruturados, um plano de carreira bem definido, programas de treinamento, segurança psicológica, programas de bem-estar e saúde, e ações de reconhecimento. Para finalizar, o palestrante citou Peter Drucker: “O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas.”
CAFÉ, PROSA E PRODUTIVIDADE: O IMPACTO DO CAFÉZINHO NO DIA A DIA DA SUA EMPRESA
Douglas de Oliveira Sartori, HRBP for Supply Chain na Nestlé Professional
Você já reparou a importância que uma boa Solução em Cafés & Bebidas tem na sua empresa? Equipamento bom, manutenção de qualidade e, acima de tudo, grãos fresquinhos e achocolatados de marcas que todo brasileiro ama. Além de solucionar um importante pilar de FM, uma boa solução é um benefício para os colaboradores, criando um ambiente atrativo de conexão, reconhecimento e estímulo.
O café, embora pareça um simples componente da rotina diária de trabalho, representa um elemento crucial na gestão, trazendo desafios e oportunidades para empresas de todos os tamanhos. A importância do café vai além de sua função como estimulante. Quando surge a falta do café, tudo para, as reclamações começam e todos levantam a mão. O café é essencial no dia a dia das pessoas porque, há muito tempo no Brasil, deixou de ser apenas uma bebida. Ele assume uma dimensão maior na rotina das pessoas no trabalho e nas decisões das empresas, frequentemente envolvendo os profissionais de facilities para organizar as demandas dos colaboradores relacionadas ao café.
Com a chegada da pandemia, essa tendência apenas se intensificou, com as empresas buscando transformar seus espaços de trabalho em locais mais atraentes para incentivar o retorno dos colaboradores, incluindo máquinas de café diferenciadas. O café, nesse contexto, passou a ser visto não apenas como um benefício, mas como uma expressão de cuidado e valorização do bem-estar dos funcionários. A qualidade do café e dos equipamentos usados para sua preparação são fundamentais para garantir a satisfação dos colaboradores. A Nestlé Profissional, ciente dessa demanda, investe fortemente em inovação e sustentabilidade.
RESULTADOS TANGÍVEIS NO WORKPLACE COM ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
Pedro Abenante, COO na WiseOffices
Michelle Esteves, Gerente Comercial e Marketing na WiseOffices
Aqui a dupla Pedro Abenante e Michelle Esteves destacaram os benefícios tangíveis da adoção de novas tecnologias no ambiente de trabalho, com foco em economia de custos e melhoria da produtividade. Eles apresentaram casos reais de empresas que conseguiram reduzir significativamente os custos de ocupação e aumentar a eficiência através do uso de plataformas de gestão de espaços e reservas. A tecnologia facilita a gestão de espaços de trabalho híbridos, otimiza a utilização de recursos e melhora a experiência do colaborador, contribuindo para a cultura corporativa e a retenção de talentos. Além disso, eles enfatizaram a importância do papel estratégico dos profissionais de FM na implementação dessas tecnologias e na promoção de um ambiente de trabalho mais flexível e produtivo.
A IMPORTÂNCIA RELEVANTE DA ACÚSTICA NOS WORKPLACES
Bruno Amabile, Coordenador técnico de engenharia acústica na Lady
A mensagem principal da palestra de Bruno Amabile foi destacar a importância crucial da acústica nos ambientes de trabalho. Ele explica como a transformação dos escritórios ao longo do tempo impactou as necessidades acústicas, enfatizando a diferença entre isolamento e condicionamento acústico. Bruno abordou as soluções práticas para problemas acústicos comuns e como um bom tratamento acústico pode melhorar a concentração, privacidade, produtividade e comunicação dentro dos espaços corporativos. Ele também desmistificou algumas crenças populares sobre materiais acústicos ineficazes, como caixas de ovo e isopor.
MATERIAIS E MOBILIÁRIO SUSTENTÁVEL, TRANSFORMANDO RESÍDUOS EM RECURSOS!
Carol Piccin, Sócia-Diretora na MateriaLAB Design
A palestrante focou sobre a importância de utilizar materiais e mobiliário sustentáveis, transformando resíduos em recursos. Ela destaca a necessidade de uma abordagem holística e circular na produção, desde a escolha dos insumos até a gestão dos resíduos e impactos ambientais. Carol enfatiza a importância de rastrear a origem dos materiais, garantir práticas sustentáveis e comunicar de forma transparente os esforços de sustentabilidade das empresas, promovendo um valor agregado maior aos produtos e incentivando a responsabilidade ambiental e social.
IMPLANTAÇÃO DE CONTRATO DE SERVIÇOS NA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Thiago Bettio, Diretor Comercial da Gávea Facilities
Thiago Bettio abordou a implantação de um contrato de serviços para o Grupo YDUQS (Estácio de Sá), destacando a abrangência e complexidade do projeto ao iniciar um contrato em 14 estados, enfrentando desafios logísticos significativos e a necessidade de uma implementação rápida e eficiente. Thiago enfatizou a importância do engajamento da equipe, a força-tarefa necessária para cumprir prazos apertados e a relevância de processos bem estruturados para garantir um atendimento de alta qualidade. Ele destacou como a tecnologia facilita a gestão remota de contratos e a importância de uma abordagem colaborativa e comprometida para o sucesso do projeto, resultando em uma expansão significativa do contrato e a consolidação de uma parceria de longo prazo com o cliente.
SOLUÇÕES IOT+IA PARA FACILITIES E MANUTENÇÃO
Leandro Simões, CEO da Evolv
A mensagem de Leandro Simões foi sobre o uso de soluções de IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial) para transformar a gestão de facilities e manutenção, proporcionando um controle mais eficiente e baseado em dados. Ele destacou como essas tecnologias podem melhorar a qualidade dos serviços, reduzir custos e aumentar a satisfação dos usuários ao permitir uma gestão mais proativa e preditiva. Leandro exemplifica com casos reais em aeroportos e hospitais, onde a implementação dessas soluções resultou em significativas melhorias operacionais e reconhecimento na área de FM.
CONSTRUINDO UM AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL, COM A MOBILIDADE E SEGURANÇA EM FOCO
Nathan Janovich, Sócio Fundador Rentbrella e CEO
Nathan Janovich falou sobre a importância de criar um ambiente de trabalho seguro e sustentável, focando em mobilidade e segurança. Ele destacou como a inovação, através do compartilhamento de guarda-chuvas, pode melhorar significativamente a experiência dos colaboradores, promovendo bem-estar, produtividade e sustentabilidade. Nathan explica como a Rentbrella ajuda empresas a resolver problemas de mobilidade e promover uma cultura de sustentabilidade, ao mesmo tempo em que oferece uma solução prática e eficiente para situações climáticas adversas.
COMO TRANSFORMAMOS A GESTÃO DE OPERAÇÕES DE MISSÃO CRÍTICA COM IOT
Manuel Vargas, CEO na Squair
A palestra de Manuel Vargas foi sobre como a Squair utiliza soluções de IoT para transformar a gestão de operações de missão crítica, garantindo que elas não parem e operem com eficiência. Ele destacou casos de sucesso como o monitoramento das operações do Big Brother Brasil, Carnaval no Sambódromo e Rock in Rio, onde a empresa integrou e otimizou recursos essenciais como energia, água e temperatura. Essas soluções permitem um gerenciamento mais seguro, eficiente e sustentável, proporcionando economia financeira significativa e maior segurança operacional.
SUSTENTABILIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Paulo Peres, Presidente na InService Group
Paulo Peres contou sobre a importância de integrar a sustentabilidade na prestação de serviços, focando em práticas que assegurem a perenidade e a eficiência dos processos de limpeza. Ele enfatiza a necessidade de adotar tecnologias e produtos que reduzam o consumo de água, produtos químicos e emissão de CO2, bem como a importância de treinar e capacitar pessoas para a correta implementação desses processos. Peres também abordou o papel do ESG (Environmental, Social, and Governance) na promoção de práticas sustentáveis e destaca a relevância da governança na garantia da continuidade e viabilidade das empresas a longo prazo.
COMO ALAVANCAR SEU NEGÓCIO ATRAVÉS DE PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Fabio Araujo, Diretor Geral da Sodié
Fábio Araujo falou sobre a importância de alavancar negócios por meio de parcerias estratégicas, destacando como essas colaborações podem agregar valor e aumentar o desejo dos consumidores pelos produtos. Ele exemplifica com a trajetória da Sodiê Doces, que cresceu significativamente ao associar seus produtos a marcas renomadas, criando experiências de consumo atrativas e diferenciadas. Fábio enfatiza que a construção de marca e a adaptação às novas tendências de consumo são essenciais para se destacar em um mercado competitivo.
COMO PLANEJAR E MANTER A ESTRATÉGIA E OPERAÇÃO DE ESPAÇOS NO CAMINHO MAIS ÁGIL, EFICIENTE E NO MELHOR CUSTO?
Amanda Siqueira, Sócia e proprietária da Com.Tato Arquitetura e MGE Engenharia Inteligente
Flávio Pimentel, CEO da Neowrk
A resposta é: ter uma gestão fortemente orientada a dados reais, contínuos e representativos de ocupação. A mensagem principal da palestra foi sobre a importância de integrar dados e comportamento humano na gestão de espaços corporativos para criar ambientes mais eficientes, produtivos e centrados nas pessoas. Amanda Siqueira e Flavio Pimentel destacaram como a análise detalhada da ocupação dos espaços, levando em consideração fatores como ergonomia, acústica, iluminação e comportamento dos usuários, pode resultar em layouts mais assertivos e adequados às necessidades reais dos colaboradores, promovendo bem-estar e aumentando a produtividade. O nome da solução é Neo.Office w/ ComfortPack, que é uma plataforma que reúne tecnologia capaz de gerar informações reais para orientar a tomada de decisão na gestão do uso e da ocupação, e que inclui indicadores de conforto térmico, ruído, qualidade do ar e umidade.
RH ESTRATÉGICO & TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Marcelo Gomes, CEO da Nexti
Marcelo Gomes destacou sobre a importância de um RH estratégico e transformação digital para otimizar a gestão de pessoas e operações. Ele enfatiza que um RH estratégico deve focar no lucro, utilizando dados e tecnologia para melhorar a eficiência e reduzir custos. Marcelo destacou a necessidade de planejar a transformação digital com objetivos claros, envolvendo todas as partes interessadas e simplificando processos. Ele compartilhou o sucesso da Nexti em transformar digitalmente operações de RH de grandes empresas, mostrando como a tecnologia pode gerar resultados significativos quando bem implementada e liderada. Por fim, a solução de Human Capital Management (HCM) otimiza a gestão operacional dentro das empresas, atuando como um parceiro de negócios na transformação digital do RH.
REVOLUCIONANDO A MOBILIDADE CORPORATIVA COM A GESTÃO DE FROTAS 4.0
Eduardo Bortotti, Diretor na Ecar Fleet
Eduardo Bortotti falou sobre como a Gestão de Frotas 4.0 está revolucionando a mobilidade corporativa ao integrar grandes volumes de dados e tecnologias avançadas, como inteligência artificial e videotelemetria, para otimizar a eficiência, reduzir custos e melhorar a gestão de frotas. Ele destacou a importância de coletar e analisar dados de diversas fontes (abastecimento, manutenção, comportamento do condutor, etc.) para obter insights valiosos e tomar decisões informadas. Além disso, Bortotti enfatiza a necessidade de soluções integradas e a adaptação de novas tecnologias para prever e prevenir problemas, como a manutenção preditiva, e melhorar a sustentabilidade com o uso de biocombustíveis e eletrificação.
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
Fátima Sousa, CEO da FS EDUCA
A palestra destacou a importância da comunicação assertiva e eficaz no ambiente profissional. Fátima enfatizou a necessidade de se comunicar de maneira clara e respeitosa, utilizando a escuta ativa e baseando-se em fatos. Fátima alertou para diferentes estilos de comunicação (passivo, agressivo e assertivo), a importância da expressão corporal, e cuidados ao se comunicar por telefone e e-mail. Ela reforça que a prática é essencial para melhorar a comunicação e incentiva os participantes a se prepararem bem para apresentações, organizando ideias e escolhendo adequadamente os recursos visuais. A palestra termina com um convite para continuar aprendendo e a importância de sempre buscar se comunicar de forma positiva e construtiva.
IMPACTO DO AQUECIMENTO GLOBAL NOS SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO
Edson Alves, Fundador e CEO Star Center e KPM Services
A palestra abordou o impacto do aquecimento global nos sistemas de climatização, destacando como o aumento das temperaturas e as mudanças na umidade relativa afetam a eficiência dos equipamentos de ar condicionado. Ele mencionou que sistemas antigos projetados para temperaturas menores não conseguem operar adequadamente nas condições climáticas atuais, resultando em maior consumo de energia e menor vida útil dos equipamentos. Edson sugere contratar especialistas para reavaliar a carga térmica, ajustar a automação e considerar retrofits em edifícios antigos. Ele também enfatiza a importância de uma manutenção adequada e o uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial, para otimizar a operação e a manutenção dos sistemas de climatização.
A EXPERIÊNCIA DE UMA JORNADA DE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICA ESG – PACTO DA ONU 2030
Eduardo Senra, Sócio fundador da SEMPRE Engenharia
A palestra destacou a experiência da Sempre Engenharia na implementação de uma política ESG (Environmental, Social, and Governance) alinhada ao Pacto Global da ONU 2030. Eduardo destacou a importância do ESG para a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança ética, mencionando a crescente demanda do mercado por práticas sustentáveis e regulamentações mais rígidas. Eduardo compartilhou a jornada da empresa desde a avaliação da situação atual até o engajamento das partes interessadas, estabelecimento de objetivos claros, criação de estratégias e a documentação de práticas. Ele enfatizou que, além de promover a ética e sustentabilidade, a implementação da política ESG atrai engajamento interno, melhora a reputação da empresa e atende às exigências de clientes e regulamentações globais.
OS BENEFÍCIOS DO CARPETE NO ESPAÇO CORPORATIVO
Bianca Carboni, Especificadora Técnica na Belgotex do Brasil
A palestra abordou os benefícios do uso de carpetes no espaço corporativo, desmistificando mitos comuns relacionados a alergias e manutenção. Bianca explicou que os carpetes modernos, feitos de materiais sintéticos como nylon e polipropileno, não alimentam ácaros e nem retêm poeira, melhorando a qualidade do ar. Além disso, destaca a versatilidade, segurança, conforto acústico e térmico dos carpetes, bem como sua praticidade e custo-benefício. Bianca enfatizou a importância de escolher o material certo para cada ambiente e apresentou exemplos de projetos bem-sucedidos, incentivando os participantes a reconsiderarem o uso de carpetes em seus espaços corporativos.
PRODUTIVIDADE COM A MEDIÇÃO DE PROCESSOS E TAREFAS
Yan Vieira, COO Grupo Morhena
A palestra destacou a importância de engajar e motivar os colaboradores para alcançar eficiência operacional. Yan enfatizou que para obter resultados, é crucial humanizar o ambiente de trabalho, escutar os funcionários e integrá-los na cultura da empresa. Ele sugeriu a definição de mini-metas para manter a motivação e facilitar a criação de novos hábitos. Yan também falou sobre a redução de ociosidade através de reuniões de acompanhamento, medição precisa de atividades, uso de tecnologias e feedback construtivo. Por fim, ele compartilhou práticas pessoais para melhorar a produtividade, como acordar cedo, fazer exercícios, e usar o modo avião no celular para se concentrar em tarefas específicas.
PADRONIZAÇÃO E AGILIDADE EM IMPLANTAÇÕES SIMULTÂNEAS DE ORGANIZAÇÕES MULTISITE
Marina Belussi, Gerente de Operações e Comercial na Allia Higiene
Celso Bogler, Gerente Comercial na Allia Higiene
A palestra focou na importância da padronização e agilidade em implantações simultâneas para organizações multi-site. Eles discutem como a Allia, uma rede global de higiene e limpeza, consegue centralizar o atendimento enquanto mantém um serviço local ágil e padronizado. A apresentação destacou a relevância da higiene na produtividade e saúde dos colaboradores, além de fidelizar clientes e preservar ativos. Eles compartilharam exemplos práticos, como a implantação simultânea de soluções de higiene em 16 aeroportos, enfatizando a importância da capilaridade, treinamento padronizado e processos eficientes para alcançar resultados consistentes e eficazes.
ESG E FACILITIES, INTEGRAÇÃO NA GESTÃO DOS FACILITIES SERVICES
Silene Bueno de Godoy Purificação, Professora e Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação no SENAC
A palestra apontou sobre a importância da integração do ESG (Environmental, Social, and Governance) na gestão de facilities. Silene destacou como a sustentabilidade deve permear todas as áreas da empresa, incluindo práticas ambientais, sociais e de governança, para alcançar um impacto positivo e duradouro. Ela enfatizou sobre a necessidade de capacitação contínua e de envolvimento de todos os colaboradores e stakeholders na implementação dessas práticas. Além disso, ela apresentou exemplos práticos e cursos do Senac que visam capacitar profissionais na integração eficaz do ESG na gestão de Facilities, promovendo um ambiente de trabalho mais sustentável, ético e eficiente.
O PAPEL DO DESIGN DO MOBILIÁRIO PARA UM ESPAÇO DE TRABALHO INSPIRADOR
Rodrigo Chamorro, CEO da Hitchpen
A palestra destacou a importância do design de mobiliário para criar espaços de trabalho inspiradores. Rodrigo compartilhou sua trajetória e a filosofia por trás de seu trabalho, enfatizando como elementos naturais e observações do cotidiano podem influenciar o design. Ele apresentou várias linhas de produtos que combinam inovação, funcionalidade e estética, mostrando como o design pode transformar ambientes de trabalho e melhorar a produtividade e bem-estar das pessoas. A mensagem central é que o design deve ser criativo, sustentável e capaz de ressignificar os objetos e espaços, promovendo uma experiência única e significativa para os usuários.
QUALIDADE, ÉTICA E AGILIDADE NA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR CORPORATIVO
Rebeca Santos, Diretora Sócia na Prumovil
A palestra abordou como a qualidade, ética e agilidade são essenciais na execução de serviços no setor corporativo. Rebeca compartilhou suas experiências, destacando a importância de uma comunicação aberta e transparente com os clientes para evitar surpresas e garantir um atendimento de excelência. Ela enfatiza três pilares fundamentais: agilidade no atendimento, rastreabilidade dos processos e transparência nas operações. Esses pilares ajudam a evitar imprevistos, assegurar a entrega conforme o prometido e proporcionar um suporte contínuo pós-obra, transformando a relação fornecedor-cliente em uma parceria de confiança e eficiência.
BOAS PRÁTICAS E COMBATE AO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Vanessa Ziggiatti, Sócia da área Trabalhista na PK Advogados
A palestra destacou a importância de combater o assédio moral no ambiente de trabalho e promover boas práticas. Vanessa destacou que o trabalho é um direito social garantido pela Constituição, que deve incluir um ambiente saudável tanto físico quanto mentalmente. A evolução legislativa, como a inclusão de medidas contra assédio na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), reforça a necessidade de ações preventivas e educativas. Ela explicou os tipos de assédio moral, como descendente, horizontal e ascendente, e mostrou a importância de distinguir entre assédio e meros conflitos pontuais. Vanessa enfatizou a responsabilidade das empresas em criar um ambiente de respeito mútuo, com políticas claras, treinamento contínuo e canais de denúncia eficazes, para evitar passivos trabalhistas e promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
PREMISSAS PARA O FUTURO DOS ESPAÇOS DE TRABALHO FLEXÍVEIS
Caio Vassão, Fundador do Movements, por Metadil
Fernanda Mourão, Arquiteta e Urbanista, por Metadil
A palestra de Fernanda Mourão e Caio Vassão abordou premissas para o futuro dos espaços de trabalho flexíveis, destacando a importância da criatividade e do aprendizado contínuo. Eles exploram como os trabalhadores do conhecimento estão moldando novas formas de trabalho, enfatizando a necessidade de espaços flexíveis e multifuncionais. A pandemia acelerou a adoção do trabalho remoto e híbrido, transformando os escritórios em pontos de encontro para colaboração e aprendizado. Eles defendem que o espaço físico deve ser adaptável às diversas atividades, promovendo bem-estar, sustentabilidade e funcionalidade. A apresentação sugere que o design dos espaços deve estar alinhado com os valores organizacionais e as necessidades dos trabalhadores para estimular a colaboração e a inovação.
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