Condor
 

Alteração na Lei de Licitações afeta o mercado de Facilities?

Saiba mais sobre o fim da flexibilização da contratação pública de serviços de coleta e gestão de resíduos.

Por Natalia Gonçalves

Alteração na Lei de Licitações afeta o mercado de Facilities?

Foto: Canva.com/ Antonio Lorenzana Bermejo


Sem necessidade de deliberação pelo plenário, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 3954/2023. A decisão altera a Nova Lei de Licitações de 2021. Desta forma, a contratação pública de serviços de engenharia, mas também de limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos, deve passar por mudanças a fim de agilizar compras governamentais. Após aprovação na Câmara dos Deputados no final de novembro, o projeto segue para sanção presidencial.

No texto original, era mantida a indefinição que permitia o uso do pregão eletrônico para contratação pública de serviços, independentemente do valor da licitação. “A flexibilização inadequada que era dada à lei para a contratação de serviços especializados resultou na aprovação de propostas que ofereciam valores irrealistas”, afirma Pedro Maranhão, presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA).

Além disso, segundo Maranhão, a lei resultava em serviços, muitas vezes, irrealizáveis, com baixa qualidade, atrasos e até cancelamentos de contratos. Para ele, a decisão do Senado acaba com as irregularidades. Neste sentido, a alteração estabelece que o pregão eletrônico somente será aplicável para a contratação de obras ou serviços com valor inferior a R$ 1,5 milhões.

Conforme o Projeto de Lei, obras e serviços com valores acima do estipulado somente poderão ser contratadas mediante concorrência fechada, que considere qualificação técnica e preço apresentados pelos concorrentes. Para o especialista em gestão de negócios em serviços, Antonio Paulo de Oliveira, a mudança é um sinal para as empresas buscarem por inovações.

“Considero importante que a empresa que participa do processo licitatório esteja preparada para atender aos requisitos exigidos, visando prestar os serviços para a Administração Pública.  Cada vez mais, as empresas prestadoras de serviços terão que realizar melhorias e inovações necessárias, objetivando oferecer serviços de qualidade, independentemente do tipo de modo de disputa”, afirma Oliveira.


Alteração na Lei de Licitações afeta o mercado de Facilities?

De acordo com a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), o setor de serviços não financeiros alcançou mais de um milhão de empresas em funcionamento em 2021, sendo responsável por empregar mais de 13 milhões de pessoas. Contudo, esse crescimento não é acompanhado pela percepção de negócio. Segundo Oliveira, as empresas de serviços de pequeno e médio porte ainda precisam compreender desde a importância do atendimento humanizado até da relação com stakeholders.

Recentemente, Antonio Paulo lançou a obra Prestação de Serviços – Aspectos fundamentais, práticas e sugestões - volume 2. Além de contribuir com o fortalecimento do setor, o intuito do autor é trazer insights para os profissionais que estão envolvidos em atividades de prestação de serviços, assim como contribuir para a melhoria de desempenho e dos resultados financeiros das empresas prestadoras de serviços. O livro está disponível na Livraria PoloBooks e nos principais marketplaces


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP